Programa de Formação Avançada
III Curso de Psicotraumatologia do Centro de Trauma/CES 
28 de outubro de 2017 a 15 de dezembro de 2018
CES-Lisboa e CES-Coimbra

Apresentação

 

Nos últimos anos, profissionais de diferentes áreas têm vindo a manifestar significativo interesse na área da Psicotraumatologia. De facto, os desastres naturais, os acidentes rodoviários, as generalizadas situações de violência estão presentes no dia-a-dia das sociedades atuais, constituindo acontecimentos potencialmente traumáticos e recolocando o conceito de Trauma no cerne da psicopatologia moderna.
 
Destaca-se assim a necessidade de promover, num contexto de diálogo interdisciplinar, o conhecimento sobre prevenção e intervenção em trauma psicológico nas situações de crise, desastre ou catástrofe.

Neste sentido, o Centro de Trauma do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, enquanto Sociedade Membro da European Society for Traumatic Stress Studies (ESTSS), vai dar início ao III Curso de Formação em Psicotraumatologia com acesso ao Certificado Europeu de Psicotraumatologia, validado pela ESTSS. 

 

Objetivos

1. Dotar os/as formandos/as de conhecimentos teóricos e práticos em trauma psicológico, nomeadamente em trauma pós-crise, desastre ou catástrofe;

2. Fomentar, na área do trauma psicológico, terminologias e práticas de atuação comuns, com base na evidência científica;

3. Implementar estratégias de prevenção, intervenção, tratamento no trauma psicológico, em consonância com critérios internacionalmente reconhecidos;

4. Conciliar a formação obtida com os dados curriculares necessários ao certificado europeu de Psicotraumatologia da responsabilidade da ESTSS.

5. Facilitar o acesso e a partilha de conhecimento com as redes internacionais de intervenção em Psicotraumatologia.

Critérios de seleção

Público-Alvo

  • Profissionais e estudantes das diferentes áreas da Saúde e Ciências Sociais;
  • Outros profissionais que atuem em situações potencialmente traumáticas (elementos de equipas de emergência, militares, socorristas, membros de forças de segurança, jornalistas, etc.).


Critérios Mínimos de Seleção

  • Formação Superior de 1º Ciclo ou Equiparado.
  • Alunos finalistas de Licenciatura nas áreas supramencionadas, adjacentes ou relacionadas com o trauma psicológico
Estrutura e certificação

Estrutura do curso

O III Curso de Formação em Psicotraumatologia na sua generalidade será constituído por módulos (workshops) periódicos, organizados em 6 sessões obrigatórias e 9 sessões opcionais, que se realizarão de forma alternada, nas instalações do CES Lisboa e do CES Coimbra.

Esta edição do curso terá início a 28 de outubro de 2017 e realizar-se-á no CES Lisboa.

Os módulos são pontuados com créditos fixos e sujeitos a avaliação obrigatória.


Critérios para Certificação

Caso o/a participante do Curso de Formação em Psicotraumatologia se queira candidatar ao Certificado Europeu em Psicotraumatologia da ESTSS é para isso condição necessária ser membro da ESTSS. Os/as associados/as do Centro de Trauma são, por inerência, membros da ESTSS.

No caso de o/a participante não ser ainda associado/a do Centro de Trauma terá de efetuar a sua adesão mediante preenchimento do Formulário on-line de adesão ou da ficha de inscrição no(s) workshop(s).

Para obter o Certificado Europeu em Psicotraumatologia será necessário frequentar os 6 módulos obrigatórios, acrescendo 4 módulos opcionais necessários para atingir 100 pontos de creditação. É permitida uma falta única aos módulos obrigatórios.

Cada módulo terá uma avaliação obrigatória através de um questionário de 10 perguntas de escolha múltipla. O questionário será disponibilizado pelo Centro de Trauma, que comunicará à ESTSS os resultados obtidos por cada candidato/a. Cabe à ESTSS o registo da creditação acumulada e a atribuição do Certificado.

O diploma de certificação da ESTSS tem um custo associado de 40 euros (negociação para escalão inferior em curso), para assegurar a gestão administrativa do Certificado.

Os módulos serão periódicos, com creditação cumulativa maioritariamente de 10 pontos.


Vagas

Para se realizarem, os workshops deverão ter um número mínimo de 20 participantes. O número máximo de participantes é de 50.

Existindo vagas nos vários módulos, poderão ser admitidos/as participantes não candidatos/as ao Certificado Europeu em Psicotraumatologia. 

Nos módulos opcionais, o número mínimo de participantes exigível para que os mesmos se realizem é de 10 participantes.

Inscrição e custos

Inscrição

A inscrição é individual e feita em duas modalidades:

a) Frequência do ciclo completo (6 módulos obrigatórios + 4 módulos opcionais à escolha);

b) Frequência por módulo, mediante preenchimento de um formulário on-linedisponível no website do CES e do Centro de Trauma.


Custos

1. O custo do curso completo, que engloba: 6 módulos obrigatórios + 4 módulos opcionais a escolha, é de 700 euros, na modalidade de pronto pagamento ou de pagamento em três parcelas: 1ª (300 euros) no ato da inscrição; 2ª (200 euros) até 17 de fevereiro de 2018; 3.ª (200 euros) até 14 de julho de 2018, para os/as participantes associados/as individuais do Centro de Trauma ou para os/as participantes propostos/as por instituições parceiras do Centro de Trauma.

2. Para o público em geral, interessado em frequentar módulos isolados e sem acesso à Certificação da ESTSS, o custo será de 45 euros/módulo. Os interessados em frequentar o Curso Completo podem inscrever-se em módulos opcionais, completando os workshops em atraso numa próxima edição. Nestes casos, o custo será de 75 euros/módulopara associados/as do Centro de Traumae de 85 euros/módulo para não associados/as.

3. Para os/as associados/as do Centro de Trauma, inscritos/as no Curso Completo (6 módulos obrigatórios + 4 módulos opcionais), que pretendam frequentar módulos opcionais extra, o custo é de 45 euros.

4. Para obtenção do Certificado Europeu em Psicotraumatologia são necessários dois requisitos obrigatórios (processos paralelos à inscrição no curso completo), que incluem os seguintes custos:

            a) Ser associado/ado Centro de Trauma, e, por inerência, da ESTSS, com quotas anuais regularizadas (valor da quota de  associados/as individuais – 27 euros; associados/as parceiros – 17 euros);

            b) Inscrever-se no site da ESTSS e registar-se no Certificado, aplicando-se, para gestão administrativa da certificação, uma taxa única, atualmente de 40 euros, paga diretamente à ESTSS.

Programa e formadores

Salvaguardando pontuais alterações que se revelem indispensáveis, os temas, os/as formadores/as e as datas previstas para os módulos serão os seguintes:

MÓDULOS OBRIGATÓRIOS - 1 DIA (8 HORAS) – 10 PONTOS

 

1º. Trauma: diferentes olhares, o mesmo conceito? - 28 de outubro | CES Lisboa | 09H30-19H30 | Ficha de inscrição modular

  • Conteúdos - Diferentes leituras do conceito de Trauma psicológico.
  • Formadores/as – António Sousa Ribeiro (Professor catedrático, Faculdade de Letras da UC/CES), Bita Ghafoori (Psicóloga Clínica, Docente na California State University – CSULB, Diretora do CSULB Long Beach Trauma Recovery Center e Fulbright Specialist), José Paz (Psicólogo, Psicoterapeuta, membro fundador da Associação Interdisciplinar para o Estudo da Mente), Luísa Sales (Psiquiatra, Coordenadora do Centro de Trauma/CES), Paula Coutinho (Intensivista, Unidade de Cuidados Intensivos do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra - CHUC).

 

2º. Cérebro, memória e trauma: neurobiologia do trauma – 18 de novembro | CES Lisboa | 09H30-19H30 | Ficha de inscrição modular

  • Conteúdos- Impactos neurológicos e endocrinológicos do Trauma psicológico e os mecanismos neurofisiológicos e imunológicos que interligam saúde/doença e experiência traumática.
  • Formadores/as -  Albino Oliveira-Maia (Neuropsiquiatra, Investigador e Diretor da Unidade de Neuropsiquiatria do Centro Clínico Champalimaud), Margarida Figueiredo-Braga (Psiquiatra e Professora Auxiliar da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto), Raquel Soares (Professora Catedrática da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto) e Sara Andrade (Investigadora Auxiliar, Instituto de Investigação e Inovação em Saúde-UP, IPATIMUP).
     

3º Trauma: intervenção precoce na crise - 16 de dezembro | CES Lisboa | 09h30 -19h30

  • Conteúdos - Intervenção precoce em situações de crise, desastre ou catástrofe. Estratégias preventivas e interventivas adequadas.
  • Formadores/as – Ana Araújo (Psiquiatra, Coordenadora da Psiquiatria Comunitária de Leiria Norte e coordenadora da intervenção em Saúde Mental – Pedrogão, 2017 ), José Adriano Fernandes (Psiquiatra, coordenador da intervenção psicossocial  - Entre-os Rios, 2001 ) Sónia Cunha (Psicóloga, Responsável pelo Centro de Apoio Psicológico e Intervenção em Crise do Instituto Nacional de Emergência Médica (CAPIC) - INEM) e Rui Ângelo (Psicólogo, Chefe da Divisão de Segurança, Saúde e Estatuto Social e Coordenador nacional das Equipas de Apoio Psicossocial (EAPS) da Autoridade Nacional de Proteção Civil - ANPC).
     

4º Intervenção em Crise: Primeiros Socorros Psicológicos - 20 de janeiro | CES Lisboa | 09h30 -19h30

  • Conteúdos - Intervenção precoce após eventos potencialmente traumáticos. Primeiros Socorros Psicológicos e factores de vulnerabilidade.

  • Formadores/as – Bruno Brito (Psicólogo, especialista em intervenção em Crise); Jorge Silva (Psicólogo, Divisão de Psicologia da PSP), Susana Gouveia (Psicóloga, Coordenadora do Gabinete de Apoio Psicossocial da Cruz Vermelha Portuguesa).
     

5º. Terapêuticas no trauma: das intervenções gerais às abordagens específicas (Parte 1) - 17 de fevereiro | CES Lisboa | 09h30 -19h30

  • Conteúdos - Abordagens cognitivo-comportamentais. Realidades Virtuais. EMDR. Psicodrama. Intervenções Psicofarmacológicas Tratamento psicofarmacológico em stress traumático.

  • Formadores/as – Adriano Vaz Serra (ex-Professor Catedrático de Psiquiatria da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra/Presidente da Sociedade Portuguesa de Psiquiatria e Saúde Mental), Carlos Fontes Ribeiro (Professor Catedrático da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra), Guida Manuel (Psicóloga, Terapeuta EMDR - Associação EMDR Portugal), Luísa Sales (Psiquiatra, Coordenadora do Centro de Trauma/CES) e Luíz Gamito (Psiquiatra, Presidente da direção do Colégio de Psiquiatria da Ordem dos Médicos).

 

6º. Terapêuticas no trauma: das intervenções gerais às abordagens específicas (Parte 2) - 17 de março | CES Lisboa | 09h30 -19h30

  • Conteúdos - Objetivos e estratégias na intervenção psicoterapêutica em adultos vítimas de violência. PTSD e patologias orgânicas/experiências hospitalares. Refugiados e migrantes: trauma vs. Resiliência. Risco de Trauma e Forças Militarizadas.

  • Formadores/as – Ângela Costa Maia (Professora do Departamento de Psicologia Aplicada e Vice-Presidente da Escola de Psicologia da Universidade do Minho), Lúcia Monteiro (Diretora da Unidade de Psiquiatria do Departamento de Cuidados de Suporte e Oncologia Psicossocial do Instituto Português de Oncologia de Lisboa), Maria José Rebelo (Psicóloga, Misioneras Siervas del Espíritu Santo) e Tenente Coronel Garcia Lopes (Psicólogo militar, CPAE - Centro de Psicologia Aplicada do Exército).
     


MÓDULOS OPCIONAIS - 1 DIA (10 HORAS)

 

7º. Aspetos Forenses do Trauma – 14 de abril | CES Coimbra | 09H30-19H30 | Ficha de inscrição modular

  • Conteúdos - Peritagem médico-legal no trauma psicológico e suas implicações na responsabilidade civil e penal. A complexidade da avaliação dos danos psíquicos consecutivos a lesões traumáticas. Direito civil e penal e a (ir)relevância do trauma. Memórias induzidas/falsas memórias.
  • Formadores/as - Ana Luísa Afonso (Procuradora da República), Fernando de Almeida (Psiquiatra forense, docente convidado do ICBAS, Presidente da Assembleia-Geral da Sociedade Portuguesa de Psiquiatria e Psicologia da Justiça), João Pedroso (Professor da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra e investigador do CES-UC) e Marta Ávila (Advogada, Conselho Regional de Coimbra da Ordem dos Advogados).


8º. Gestão de desastres e intervenção em comunidades de risco - 12 de maio - CES Lisboa | 09H30-19H30 | Ficha de inscrição modular

  • Conteúdos – Planos de assistência psicossocial após desastre. Papel dos vários intervenientes no pós-desastre, a curto, médio e longo prazo. Evidências científicas da eficácia das abordagens de gestão de incidentes críticos.
  • Formadores/as - José Fernandes (Coordenador Adjunto OPS da ANAFS EOC TEAM) e Manuel Velloso (Coordenador-chefe da ANAFS - Associação Nacional dos Alistados das Formações Sanitárias).


9º. Trauma e Media - 9 de junho – CES Lisboa | 09H30-19H30 | Ficha de inscrição modular

  • Conteúdos - Os media como primeiros interventores (first responders). Sinais e sintomas de trauma nos jornalistas. Compreensão do trauma experimentado por notícias dos media. Compreender as habilidades de comunicação necessárias ao tratamento de profissionais da comunicação. Cultura do trauma em termos de imagem.
  • Formadores/as – Adelino Gomes (Jornalista, investigador associado do CIES-IUL), Ana Aranha (Realizadora de programas de rádio), Celina Manita (Professora Associada da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto), Diana Andringa (Jornalista, documentarista, investigadora do CES-UC), José Manuel Rosendo (Jornalista), Leonor Figueiredo (Jornalista), Luísa Sales (Psiquiatra, coordenadora do Centro de Trauma/CES-UC), Paulo Moura (Jornalista, escritor) e Sílvia Roque (Investigadora do CES-UC).


10º. O Trauma dos Profissionais: Crescimento pessoal, Burnout e Trauma Secundário – 30 de junho - CES Coimbra | 09H30-19H30 | Ficha de inscrição modular

  • Conteúdos - Reações ao cuidar em trauma. Reflexão sobre o autocuidado dos técnicos, reconhecimento de sintomas nos pares e do papel institucional. O limite da intervenção e técnicas práticas (mindfulness, relaxamento, entre outros).
  • Formadores/as – Margarida Figueiredo-Braga (Psiquiatra e professora auxiliar da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto), Rafaela Lopes (Psicóloga clínica), Susana Fernandes (Psicóloga e professora auxiliar da Faculdade de Psicologia, Educação e Desporto da Universidade Lusófona do Porto) e Zita de Sousa (Psicóloga e professora convidada da Escola Superior de Saúde do Politécnico do Porto).

 

11º. Trauma em Crianças e Adolescentes - 22 de setembro – CES Coimbra| 09H30-19H30 | Ficha de inscrição modular

  • Conteúdos - Intervenções com crianças e adolescentes em situações de vulnerabilidade ou após eventos traumáticos.
  • Formadores/as – Celina Manita (Professora Associada da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto), Isabel Alberto (Professora Auxiliar da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra), João Veloso (Terapeuta EMDR - Crianças e Adolescentes - Associação EMDR Portugal, Investigador Associado do Centro de Trauma/CES-UC), José Alberto Garrido (Diretor do Serviço de Pedopsiquiatria do CHUC) e Margarida Gaspar de Matos (Professora Catedrática na Faculdade de Motricidade Humana - FMH-UL).


12º. Trauma, Perda e Luto- 29 de setembro - CES Coimbra | 09H30-19H30 | Ficha de inscrição modular

  • Conteúdos – As experiências traumáticas à luz de diferentes enfoques culturais. Conteúdos - Múltiplas óticas interdisciplinares do trauma (vítima e sobrevivente). Trauma complexo (identificação, comorbilidade, diagnósticos diferenciais no trauma, reações agudas. Associações de apoio.
  • Formadores/as – António Barbosa (Professor Associado da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa) e José Carlos Rocha (Psicólogo, Docente na CESPU/ISCS-Norte, Centro de Psicologia do Trauma e do Luto).
     

13º. Transculturalidade do Trauma – 24 de novembro - CES-Sofia (Colégio da Graça, Coimbra) | 09H30-19H30 | Ficha de inscrição modular

  • Conteúdos – As experiências traumáticas à luz de diferentes enfoques culturais.
  • Formadores/as – Cristina Santinho (Investigadora e Docente no CRIA/ISCTE-IUL), Francisco Moniz Pereira (Psiquiatra, CHP de Lisboa), Isabel Capeloa Gil (Reitora da Universidade Católica Portuguesa) e Jacques Houart (Antropólogo e Professor Aposentado da UC).
     

14º. Ameaças em Curso: Traumas Anunciados? – 15 de dezembro – CES Coimbra | 14H00-17H30 | Ficha de inscrição modular

  • Conteúdos – Crises do sistema financeiro; desemprego; ameaças ambientais; supremacia da inteligência artificial; emergência de populismos; conflitos religiosos e terrorismo.
  • Formadores/as –  Carlos Fiolhais (Diretor do Rómulo – Centro Ciência Viva da Universidade de Coimbra), Helena Freitas (Professora Catedrática da FCTUC, Coordenadora do Centro de Ecologia Funcional), Manuel Loff (Historiador, Professor Associado da Universidade do Porto) e Anabela Mota PInto (Professora Catedrática da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra) | Moderação – Cátia Soares (Estudante FEUC) e Daniel Rosa (Estudante FLUC)
Ficha de inscrição

Eventos do Ciclo
Ir para o topo