https://ces.uc.pt/summerwinterschools/?lang=1&id=23672

CES Summer School

Tools for Tourism 4.0: Novas Ferramentas para a atividade turística

11 a 14 de junho de 2019

Guimarães

Apresentação

 

Dentro do contexto do projeto CREATOUR, com um total de 30 horas, este curso pretende facultar aos participantes conhecimentos teóricos sobre o Programa Turismo 4.0 e conhecimentos técnicos de como tornar a atividade turística interactiva com recurso a uma ferramenta de Realidade Aumentada. Além disto, pretende também capacitar com as competências práticas para explorar as diferentes potencialidades do webmapping e da Realidade Aumentada como novas ferramentas para a atividade turística. Esta Summer School tem como destinatários os funcionários das Câmaras Municipais e dos Postos de Turismo, instituições e profissionais que desenvolvem atividades ligadas ao turismo, estando também aberta à participação do público em geral e estudantes universitários.

O curso está estruturado em 6 módulos que totalizam uma carga horária de 30 horas:
1 - Introdução ao Programa Turismo 4.0 (C.H. 3 horas) - Miguel Pereira (Lab2PT/Universidade do Minho);
2 - Identificação e aquisição de recursos turísticos (C.H. 7 horas) - Ricardo Gôja (Lab2PT/Universidade do Minho);
3 - Estruturação de base de dados (C.H. 5 horas) - Maurício Silva (I.B.G.E. e Universidade do Minho);
4 - SIG aplicado ao turismo (C.H. 5 horas) - Vítor Ribeiro (Lab2PT/Universidade do Minho) e Prof. Dr. Carlos Alves Lab2PT/Universidade do Minho);
5 - Webmapping no turismo (C.H. 5 horas) - Vítor Ribeiro (Lab2PT/Universidade do Minho);
6 - Elaboração de uma app de Realidade Aumentada aplicada ao turismo (C.H. 5 horas) - Miguel Pereira (Lab2PT/Universidade do Minho).

Área(s) temática(s)do curso: Turismo 4.0, Webmapping, Realidade Aumentada, S.I.G. aplicado ao turismo

Investigadores responsáveis:
Juliana Araújo Alves e Paula Remoaldo (Universidade de Minho), Nancy Duxbury (CES)

Equipa docente:
Vítor Ribeiro (Lab2PT – Universidade do Minho)
Miguel Pereira (Lab2PT – Universidade do Minho)
Maurício Gonçalves e Silva (I.B.G.E. e Universidade do Minho)
Carlos Alves (Lab2PT – Universidade do Minho)
Ricardo Gôja (Lab2PT – Universidade do Minho)

Local onde decorre o curso: Laboratório de S.I.G. do Departamento de Geografia da Universidade do Minho, campus de Azurém, Guimarães

Recursos a utilizar:
Hardware: Computadores do laboratório de S.I.G. da Universidade do Minho
Software: QGis, App collector, ArcGIS Online e Augeo

Número máximo de inscrições: 20 participantes | Número mínimo de inscrições: 15 participantes > Data limite para inscrição: 11 de maio de 2019



 

Programa


Dia 1 – 11 junho (terça-feira)

08:30 |  Receção dos participantes

09:00 – 10:30 | Introdução ao Programa Turismo 4.0
Miguel Pereira (Lab2PT – Universidade do Minho)

10:30 – 10:50 | Intervalo

11:00 – 12:30 | Introdução ao Programa Turismo 4.0 (Continuação)
Miguel Pereira (Lab2PT – Universidade do Minho)

12:30 – 13:45 | Almoço livre

14:00 – 16:00 | Identificação e aquisição de recursos turísticos (Parte I)
Ricardo Gôja (Lab2PT – Universidade do Minho)

16:00 – 16:20 | Intervalo

16:30 – 18:30 | Identificação e aquisição de recursos turísticos (Parte II)
Ricardo Gôja (Lab2PT – Universidade do Minho)


Dia 2 – 12 junho (quarta-feira)

09:00 – 10:30 | Identificação e aquisição de recursos turísticos (Parte III)
Ricardo Gôja (Lab2PT – Universidade do Minho)

10:30 – 10:50 | Intervalo

11:00 – 12:30 | Identificação e aquisição de recursos turísticos (Parte IV - Final)
Ricardo Gôja (Lab2PT – Universidade do Minho)

12:30 – 13:45 | Almoço livre

14:00 – 16:00 | Estruturação de base de dados
Maurício Gonçalves e Silva (I.B.G.E. I Universidade do Minho)

16:00 – 16:20 | Intervalo

16:30 – 19:30 | Estruturação de base de dados (Continuação)
Maurício Gonçalves e Silva (I.B.G.E. I Universidade do Minho)

 

Dia 3 – 13 junho (quinta-feira)

09:00 - 10:30 | S.I.G. aplicado ao turismo (Parte I)
Vítor Ribeiro e Carlos Alves (Lab2PT – Universidade do Minho)

10:30 – 10:50 | Intervalo

11:00 – 12:30 | S.I.G. aplicado ao turismo (Parte II)
Vítor Ribeiro e Carlos Alves (Lab2PT – Universidade do Minho)

12:30 – 13:45 | Almoço livre

14:00 – 16:00 | S.I.G. aplicado ao turismo (Parte III)
Vítor Ribeiro e Carlos Alves (Lab2PT – Universidade do Minho)

16:00 – 16:20 | Intervalo

16:30 – 18:30 | Webmapping no turismo (Parte I)
Vítor Ribeiro (Lab2PT – Universidade do Minho)


Dia 4 – 14 junho (sexta-feira)

09:00 – 10:30 | Webmapping no turismo (Parte II)
Vítor Ribeiro (Lab2PT – Universidade do Minho)

10:30 – 10:50 | Intervalo

11:00 – 12:30 | Webmapping no turismo (Parte III)
Vítor Ribeiro (Lab2PT – Universidade do Minho)

12:30 – 13:45 | Almoço livre

14:00 – 16:00 | Elaboração de uma app de Realidade Aumentada aplicada ao turismo (Parte I)
Miguel Pereira (Lab2PT – Universidade do Minho)

16:00 – 16:20 | Intervalo

16:30 – 19:30 | Elaboração de uma app de Realidade Aumentada aplicada ao turismo (Continuação)
Miguel Pereira (Lab2PT – Universidade do Minho)

19:30 – 20:00 | Fim da Summer School e Despedida

 

 

Biografias da equipa docente

Vítor Ribeiro
Professor convidado de Geografia do Departamento de Geografia do Instituto de Ciências Sociais da Universidade do Minho e do Departamento de Formação de Professores, na Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti. É doutorado em Geografia e Planeamento Regional pela Universidade do Minho, com a colaboração da Universidade Complutense de Madrid (Espanha). Possui um pós-doutoramento inserido na especialidade Tecnologia Educativa, com o projeto “Novas Tecnologias de Informação Geográfica no ensino/aprendizagem no Ensino Básico”, na Universidade do Minho. É membro integrado do Grupo de Investigação SpaceR (Espaço e Representação) do Lab2PT (Laboratório de Paisagens, Património e Território) da Universidade do Minho. Integra a rede NECTAR: Network on European Communications and Transport Activities Research. As suas áreas principais de investigação são no âmbito da Geografia dos Transportes, dos Sistemas de Informação Geográfica, do Desenvolvimento Regional e Local, da Geografia do Crime e da Educação Geográfica. 

Miguel Pereira
Licenciado em Geografia, com especialização em Planeamento, Ordenamento e Desenvolvimento do Território, pela Universidade de Coimbra (1999). Tem Pós-graduação em Engenharia Municipal, especialização em Planeamento e Gestão Municipal, pela Escola de Engenharia Universidade do Minho (2002) e Pós-Graduação em Turismo e Desenvolvimento Regional, pela Universidade Católica Portuguesa Católica e Universidade de Santiago de Compostela - Espanha (2006). Também, tem o mestrado em Turismo e Desenvolvimento Regional com a tese - "O Sistema de Informação Geográfica no Planeamento e Gestão Turística Municipal - Barcelos um estudo caso" - Universidade Católica Portuguesa Católica e Universidade de Santiago de Compostela - Espanha (2007). Doutorado pela Universidade de Santiago de Compostela, Universidade de Vigo e Universidade da Corunha (2014), com a tese: "O Sistema de Informação Geográfica e Realidade Aumentada em Turismo - Guia Interativo do Caminho Português de Santiago em Barcelos". Realizou um Pós-doutoramento em Realidade Aumentada aplicada ao Turismo no Laboratório de Paisagens, Património e Território (Lab2PT) (2015). Comissário para a Modernização Administrativa (Cartografia e Sistemas de Informação Geográfica) no Eixo Atlântico do Noroeste Peninsular (2007). Professor convidado no Instituto Politécnico do Cávado e Ave (2010 a 2013); Professor convidado na Universidade Católica Portuguesa (2014); Professor convidado no Instituto Politécnico de Viana do Castelo (2016).

Maurício Gonçalves e Silva
Geógrafo formado pela UFRJ e Mestre em Geomática pela UERJ possui 24 anos de experiência profissional, tendo atuado em vários projetos ligados à estruturação de base de dados espaciais e SIG. Atualmente é doutorando em Geografia da UMinho e licenciado do IBGE, onde exerce a função de Tecnologista em Informações Geográficas e Estatísticas. Dentre os trabalhos realizados destacam-se aqueles com enfoque na organização da base de dados espaciais de: Geologia Marinha (Petrobras); Equipamentos da indústria do Petróleo (Petrobras); Infraestrutura de Aeroportos (Infraero); Aerolevantamentos (IBGE); Fluxos de deslocamento cotidiano de pessoas para trabalho e estudo (IBGE); Temas socioeconómicos (IBGE); Temas ligados a equipamentos e procedimentos de saúde (Fiocruz). Atuou diretamente nas publicações “Arranjos Populacionais e Concentrações Urbanas do Brasil”, “Tipologia Intraurbana: Espaços de Diferenciação Socioeconômica nas Concentrações Urbanas do Brasil” e “Distribuição Espacial da População e dos Serviços de Saúde: as Regiões de Articulação Urbana”.

Carlos Alves
Doutorado em Ciências (Geologia) pela Universidade do Minho. Professor Auxiliar do Departamento de Ciências da Terra da Escola de Ciências desta mesma universidade. Entre 2010 e 2012 foi diretor do ‘Centro de Investigação Geológica, Ordenamento e Valorização de Recursos" e investigador do Lands/Lab2PT – Laboratório de Paisagens, Património e Território (unidades de investigação financiadas pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia situadas na Universidade do Minho). É membro do corpo editorial das revistas Geosciences e Heritage (grupo MDPI).

Ricardo Gôja
Ricardo Gôja Carvalho nasceu em Guimarães em 1989. Em 2012, licenciou-se em Geografia e Planeamento e, em 2015, obteve o grau de mestre na área do planeamento e gestão do território pela Universidade do Minho. É aluno de doutoramento de geografia e investigador da equipa CREATOUR-Lab2PT. Participou em 8 formações sobre os Sistemas de Informação Geográfica (S.I.G.), a criação de um artigo científico, as bases de dados geográficas e o Websig (mapas interativos na web) e em 8 conferências/seminários na área do planeamento e ordenamento do território e do turismo. Também, participou em 5 projetos científicos e realizou 4 comunicações (em poster) e 5 comunicações orais em jornadas, em encontros e congressos na área da geografia e do turismo. Também, elaborou 3 artigos científico sobre o turismo enogastronómico no município de Guimarães e 1 sobre o turismo criativo e publicou um 1 livro intitulado “Turismo Enogastronómico em Guimarães. Perfil e motivações do visitante”. Recebeu um prémio sobre uma ideia de negócio sobre roteiros gastronómicos e 4 prémios (2º lugar) sobre apresentações de posters em jornadas. Fez parte da GeoPlanUM – Associação Académica dos Alunos de Geografia da Universidade do Minho durante o ano letivo 2012/2013 como vogal e secretário. Em 2013, fez parte da direção da revista (diretor Adjunto) da GeoPlanUM – Revista dos Estudantes de Geografia e Planeamento da Universidade do Minho. Tem conhecimentos avançados de Microsoft Office na ótica do utilizador (Word, Excel, PowerPoint, Access, Outlook, Internet Explorer), de SPSS, Arcgis, Quantum Gis e Google Earth Pro. Tem experiência em elaboração de mapas para trabalhos científicos (artigos, dissertações e doutoramentos). As suas áreas de interesse são as seguintes: S.I.G., turismo, turismo enogastronómico e planeamento do território.

Apresentação Programa Biografias da equipa docente Inscrição