PT | EN
Equipa
MARIA PAULA MENESES
Investigadora coordenadora do CES e do projeto BLEND. Co-coordenadora do programa de doutoramento em "Pós-colonialismos e cidadania global" do CES, professora em vários doutoramentos (CES-UC) e na Universidade Eduardo Mondlane, em Maputo. Os seus temas de investigação centram-se sobre os debates pós-coloniais em contexto africano, o pluralismo jurídico, o papel da história oficial, da(s) memória(s) e de “outras” narrativas de pertença nos processos identitários contemporâneos. 
BENEDITO MACHAVA
Investigador da Universidade Eduardo Mondlane, em Moçambique. Doutorado em História pela Universidade de Michigan, EUA, desenvolveu a pesquisa: "The Morality of Revolution: Urban Cleansings and the Making of Socialist Mozambique, 1974-1988". A sua investigação tem-se focado na história política e social contemporânea de Moçambique, na violência política e social e na construção da nação.
BOAVENTURA SOUSA SANTOS
Doutorado em Sociologia do Direito pela Universidade de Yale (1973) e Professor Catedrático Jubilado da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra e Distinguished Legal Scholar da Universidade de Wisconsin-Madison. Foi também Global Legal Scholar da Universidade de Warwick e Professor Visitante do Birkbeck College da Universidade de Londres. É Director do Centro de Estudos Sociais e Coordenador Científico do Observatório Permanente da Justiça. 
BRUNO SENA MARTINS
Investigador do CES, vice-presidente do Conselho Científico, co-coordenador do Programa de Doutoramento "Human Rights in Contemporary Societies” e no programa de extensão académica "O Ces vai à Escola”. Antropólogo e doutorado em Sociologia pela Universidade de Coimbra. Os atuais interesses de investigação debruçam-se sobre os temas do corpo, deficiência, direitos humanos e colonialismo. No âmbito da sua pesquisa realizou trabalho de campo em Portugal, na Índia e em Moçambique.
CAROLINA PEIXOTO
Professora colaboradora de la Faculdad de Antropología, da Universidad de Concepción, Chile. Responsable por el eletctivo Epistemologías del Sur: una introducción a los estudios poscoloniales.Doutoranda em "Póscolonialismos e Cidadania Global", da Universidade de Coimbra, os seus interesses de investigação debruçam-se sobre as lutas de libertação nos países do Sul da África
IOLANDA VASILE
Investigadora júnior no CES e doutoranda no programa “Pós-Colonialismos e Cidadania Global” do CES, com o tema “O poder da escrita: (re)escrevendo as lutas de libertação em Angola (1945-1961)”. Docente do Instituto Camões na Universidade de Oeste na Roménia. Publicou sobre: os arquivos fotográficos da Rep. Socialista da Roménia sobre as independências africanas e literatura angolana e as relações afetivas dos estudantes angolanos/as na antiga União Soviética.  
LUÍS BERNARDO
Doutorando do programa “Pós-Colonialismos e Cidadania Global” do CES, é co-organizador de ciclos de cinema no âmbito do curso. O seu estudo intitula-se “O Imaginário colonialista no cinema de ficção português entre 1974 e 2016”. Mestre em Estudos Artísticos (Variante de Estudos Fílmicos- FLUC) e licenciado em História (Variante de História da Arte- FLUC). Os principais interesses de investigação centram-se nas relações entre cinema e colonialismo, representações pós-coloniais no cinema, cinema militante.  
MARISA RAMOS GONÇALVES
Investigadora de pós-doutoramento do CES. Membro do Conselho Consultivo Internacional do Centro Nacional Chega! de Timor-Leste. Doutorada pela Univ. de Wollongong (Austrália) na área de história e direitos humanos. Professora na Univ. Nacional Timor Lorosa'e, na Australian Catholic University e na Univ. de Wollongong. Os seus interesses de investigação centram-se na história e memória, estudos pós-coloniais, educação, sistemas de conhecimento locais e de justiça social no Sul Global.  
MUSTAFAH DHADA
Autor de “Warriors at Work: How Guinea was really set free” (1993), nasceu em Moçambique, licenciou-se na Universidade de Sussex e concluiu o seu doutoramento em Oxford. Professor de história de África e Médio Oriente na California State University, Bakersfield campus, e Investigador do CES. Terminou recentemente um estudo precursor intitulado “The Portuguese Massacre of Wiriyamu in Colonial Mozambique” publicado pela Bloomsbury Academic e em Português pela Tinta da China.
NATÉRCIA COIMBRA
Coordenadora técnica do Centro de Documentação 25 de Abril da Universidade de Coimbra desde 1985, sendo responsável pela gestão das coleções e pelo Arquivo Digital. É licenciada em Direito e tem o curso de Bibliotecária Arquivista, pela UC. Investigadora associada do CES, tem integrado vários projetos relacionados com arquivos pessoais sobre a história portuguesa da segunda metade do século 20, com especial destaque para a oposição e exílio, a guerra colonial e os antecedentes e consequências da revolução de 25 de Abril de 1974. 
SOFIA RODRIGUES
Doutoranda do programa “Pós-Colonialismos e Cidadania Global” do CES. Estuda as micronarrativas que relatam as vivências e os afetos experienciados pelos Comandos Africanos das Forças Armadas Portuguesas na Guerra de Libertação e na descolonização da Guiné-Bissau. É mestre em Ciências da Comunicação pela Universidade Nova de Lisboa, com a tese “Guerra Colonial: que jornalismo? Como o jornal O Século abordou o início do conflito ultramarino português”. 
BEGOÑA DORRONSORO
Graduada em Ciências Biológicas (Ecologia) pela Universidade do Pais Basco (U.P.V.-E.H.U.) Espanha Com experiência de mais de 10 anos, trabalhando e militando em diversas ongds bascas, em cooperação internacional para o desenvolvimento dos póvos, com organizações indígenas principalmente de Colombia, Bolivia e Guatemala. Com Mestrado em Estudos Feministas e de Gênero, também na Universidade do Pais Basco.
Sobre Nós
O projeto permitirá valorizar o impacto biográfico e humano que resulta da GC, muito para além dos intervenientes e histórias normalmente considerados nas análises deste conflito. Pela abordagem inovadora que será desenvolvida, os resultados do projeto constituem uma mais-valia para alargar a compreensão do colonialismo português, da mestiçagem em contexto colonial e da relação entre guerra e a memória social das populações duradouramente marcadas pelo seu impacto.
Ligações 
Contactos
Centro de Estudos Sociais Colégio de S. Jerónimo - Largo D. Dinis Apartado 3087 - 3000-995 Coimbra, Portugal
Tel.: +351 239 855 570