Equipa
Centro de Estudos Sociais/Universidade de S. Francisco
Investigadora Responsável pelo Projecto
É investigadora do Centro de Estudos Sociais (CES) da Universidade de Coimbra e professora associada de sociologia da Universidade de São Francisco (Califórnia, EUA). É Doutora em Sociologia pela Universidade da Califórnia-Berkeley e Mestre em Direito pela Universidade de São Paulo. No CES, co-coordena o Núcleo de Estudos do Estado, do Direito e da Administração, e é docente nos programas de doutoramento “Direito, Justiça e Cidadania no Século XXI” e “Democracia no Século XXI”.
Os seus actuais interesses de investigação centram-se na mobilização jurídica e na (re)construção dos direitos humanos em escalas local, nacional e transnacional. No âmbito desta temática, tem vindo a realizar estudos sobre as relações entre o Estado, os sistemas de Justiça e os movimentos sociais, com enfoque nos discursos e lutas feministas em torno da violência contra as mulheres, nos direitos indígenas e no direito à memória política, especialmente nos contextos brasileiro e latino-americano.
É autora de Women's Police Stations: Gender, Violence, and Justice in São Paulo, Brazil (Palgrave Macmillan, 2005) e co-organizadora de Desarquivando a Ditadura: Memória e Justiça no Brasil (Editora Hucitec, 2009). Tem artigos publicados em livros e revistas internacionais peer-reviewed, nomeadamente Latin American Research Review, Cadernos PAGU e Sur-International Journal on Human Rights.
Centro de Estudos Sociais/Birkbeck Institute for Social Research, Universidade de Londres
Socióloga. Investigadora do Birkbeck Institute for Social Research da Universidade de Londres, Investigadora no Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra. Doutorada em Estudos de Género pela Universidade de Leeds, Reino Unido (2008). Tese: Enacting activism: the political, legal and social impacts of LGBT activism in Portugal.
Diversas publicações nacionais e internacionais na área das sexualidades, incluem o livro A Lei do Desejo: Direitos Humanos e Minorias Sexuais em Portugal (Porto: Ed. Afrontamento, 2005), a organização de Estudos Queer: Identidades, Contextos e Acção Colectiva (número temático da Revista Crítica de Ciências Sociais, nº 76, 2006) e do livro Bound and Unbound: Interdisciplinary Approaches to Genders and Sexualities (Cambridge Scholars Publishing, 2008).
Na esfera do activismo, foi coordenadora geral da Campanha “Fazer Ondas”, em parceria com a ONG Women on Waves, 2004, centrada na defesa da saúde reprodutiva das mulheres. É ainda membro fundador da associação não te prives –Grupo de Defesa dos Direitos Sexuais e formadora em igualdade de oportunidades entre mulheres e homens.
Centro de Estudos Sociais
Socióloga e Investigadora do Centro de Estudos Sociais. É Investigadora do Observatório Permanente da Justiça Portuguesa, onde participou já em diversos projectos. Possui um Mestrado em Sociologia pela Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, estando a realizar o seu doutoramento na mesma instituição, sendo a sua tese relativa ao papel do direito na violência contra as mulheres. As suas áreas de interesse incluem a sociologia do direito, os estudos sobre as mulheres, o tráfico de mulheres, a saúde sexual e reprodutiva e a violência de género. Tem vários artigos publicados e comunicações apresentadas sobre estes temas em conferênciais nacionais e internacionais.
Escreveu, entre outros textos, “Participation through justice: a (new) way of protest", Il Dubbio, Ano V, 2, 2004, e "Tráfico de Mulheres em Portugal para fins de exploração sexual”, (no prelo) (com Boaventura de Sousa Santos et al).
Centro de Estudos Sociais
Socióloga e investigadora do Centro de Estudos Sociais. Possuiu licenciatura em Sociologia, pela Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, estando a terminar o mestrado em Sociologia pela mesma faculdade, sendo a sua tese “Vítimas do quê e de quem? Acesso ao Direito e à Justiça no caso de Acidente de Trabalho Mortal”, centrada na análise da responsabilidade e papel do Estado em caso de acidente de trabalho em Portugal.
No âmbito da investigação desenvolvida no CES, participou em diversos projectos de investigação sobre temas como participação, relações laborais e acesso ao direito, onde se destacam: “Acesso ao Direito e Mobilização dos Tribunais de Trabalho: o caso da discriminação entre Mulheres e Homens” e “A acção do Ministério Público no acesso dos cidadãos ao direito e à justiça nos conflitos de família e do trabalho”.
Os seus actuais interesses de investigação centram-se nas áreas do acesso ao direito e à justiça, dos riscos profissionais e dos direitos humanos no trabalho.Tem vários artigos publicados e comunicações apresentadas sobre estes temas em conferênciais nacionais e internacionais.
Escreveu, entre outros artigos, "O Ministério Público em Portugal" (2008, com João Paulo Dias et al.) e "Trabalho decente, seguro e sem riscos: uma questão de direitos", Revista Manifesto, 7, 33-41, 2005.