Peritagem médico-legal no trauma psicológico. Memórias induzidas/falsas memórias.
Formador/a: Fernando Almeida (Psiquiatra e Professor Universitário Universidade da Maia, Hospital Lusíadas-Porto, i3S, Professor convidado da FMUP e ICBAS), Marta Ávila (Advogada).
Para questões relacionadas com inscrição tardia, contacte observatoriodotrauma@ces.uc.pt
Programa
15h00 | Fernando Almeida (Psiquiatra e Professor Universitário Universidade da Maia, Hospital Lusíadas-Porto, i3S, Professor convidado da FMUP e ICBAS)
Avaliação do Dano Psíquico
16h25 | Intervalo
16h40 | Marta Ávila (Advogada)
O Tratamento Jurídico do Trauma- “Ciber-trauma” – Casos reais
Notas biográficas
Fernando Almeida | Médico psiquiatra e professor universitário. Licenciado e doutorado pela Universidade do Porto. Trabalhou no Hospital Magalhães Lemos (1985-2011) onde foi coordenador da Psiquiatria Forense (2000-2003), responsável da Unidade de Psiquiatria e Psicologia Forense (2003-2011) e adjunto da direção clínica (2005-2006).
Professor Associado da Universidade da Maia (UMAIA, anteriormente, Instituto Universitário da Maia-ISMAI), foi diretor de Departamento (1999-2009), coordenador do Mestrado de Psicologia da Justiça (2007-2016) e Presidente do Conselho Científico (2010-2018).
É, desde 2020, Presidente do Conselho de Ética e Deontologia da UMAIA. Professor convidado da Universidade do Porto (FMUP e ICBAS) e de outras Universidades/Instituições públicas e privadas.Médico e Coordenador da Unidade de Psiquiatria e Psicologia do Hospital Lusíadas Porto desde 2016.
Membro do Comité Consultivo/Assessor da “Unidad de Psicología Jurídica y Forense” da Universidade de Granada desde 2016. Membro do Instituto de Investigação e Inovação em Saúde (i3S) desde 2018.
Presidente da Secção da Subespecialidade de Psiquiatria Forense do colégio de Psiquiatria da Ordem dos Médicos (triénio 2021-2024).
Marta Ávila | Licenciada em Direito pela Universidade de Coimbra, exerce advocacia nesta cidade desde a sua inscrição como Advogada na Ordem dos Advogados (OA), em 2001. É formadora do Turismo de Portugal, na área do direito e da ética, tendo participado na primeira formação internacional desenvolvida, e ainda formação executiva, pósgraduações e cursos tecnológicos. É Especialista em Direito e Informática pela Universidade do Minho, onde frequentou o Mestrado na mesma área, no desenvolvimento da sua Pós-graduação em Direito Notarial e Registral, pela Universidade de Coimbra, ciente da necessidade de atualização. Tem vários cursos de abordagem digital em várias áreas do direito, sobretudo na Nova School of Law, frequentou a Pós-graduação em Justiça Administrativa e Fiscal, tendo várias Pósgraduações Breves em direito comercial e do trabalho, e Segredo Médico, pela Universidade de Coimbra.
É atualmente Vogal-Secretária do Conselho Regional de Coimbra da OA (mandato 2023-2025), com o Pelouro da Formação Contínua, tendo antes sido Vogal do Conselho Distrital e do Conselho Regional de Coimbra da OA em dois mandatos, e RelatoraAdjunta do Conselho Superior da OA noutros dois. Pelo seu interesse em ética e deontologia, integrou o Conselho de Disciplina da Associação de Futebol de Coimbra, num 1º mandato como 1ª Vogal, tendo sido, posteriormente, Vice-Presidente desse Órgão, cargo ocupado pela primeira vez por uma mulher.