Crescimento pessoal, burnout, trauma secundário e técnicas práticas.
Formadoras: Joana P. Becker (Psicóloga, Observatório do Trauma), Margarida Figueiredo-Braga (Psiquiatra, FMUP, Observatório do Trauma).
Para questões relacionadas com inscrição tardia, contacte observatoriodotrauma@ces.uc.pt
Programa
15h00 | Joana P. Becker (Psicóloga, Observatório do Trauma)
O impacto das crises e das catástrofes: fatores preditores de PTSD entre militares e bombeiros
16h25 | Intervalo
16h40 | Margarida Figueiredo-Braga (Psiquiatra, FMUP, Observatório do Trauma)
Trauma nos profissionais - inevitável ou oportunidade de crescimento pessoal
Notas biográficas
Joana P. Becker | Psicóloga, psicoterapeuta, investigadora no Observatório do Trauma do Centro de Estudos Sociais (CES) da Universidade de Coimbra (UC), integra a Comissão de Certificação da European Society for Traumatic Stress Studies (ESTSS) e é a coordenadora da equipa do Observatório do Trauma/CES no "Centro de Recursos de Stress em Contexto Militar", do Ministério da Defesa Nacional.
Joana é Doutora em Psicologia Clínica, Mestre em Psiquiatria Social e Cultural e em Psicologia Clínica - área de especialização em Psicoterapia Psicodinâmica, e especialista em Psicoterapia Dinâmica e Psicotraumatologia. Trabalha com trauma desde 2008, quando iniciou sua carreira com a avaliação de crianças e adolescentes vítimas de abuso sexual e observação de triagens de adolescentes em conflito com a lei. Como docente, tem ministrado aulas sobre psicanálise, psicoterapia dinâmica, PTSD, entre outros temas relacionados com o impacto das crises e catástrofes. Além disso, tem sido palestrante em eventos sobre saúde mental e revisora de revistas científicas nacionais e internacionais.
Margarida Figueiredo-Braga | Psiquiatra. Professora Auxiliar da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto, Investigadora do I3S - Instituto de Investigação e Inovação em Saúde e investigadora associada do CES - Centro de Estudos Sociais, da Universidade de Coimbra. Interessa-se pela investigação e ensino da Comunicação Clínica e relação terapêutica, sendo membro fundador da SP3CS (Sociedade Portuguesa de Comunicação Clínica em Cuidados de Saúde). Doutorou-se em Medicina em 2009 com a tese “Depression and Immunity: Lessons from a study of SLE Patients”, tendo como outros interesses de investigação científica o impacto de eventos de vida e do stress no sistema imunitário e os fatores psicológicos e biológicos na resiliência ao stress e depressão. É membro do Conselho Editorial do European Journal Of Psychotraumatology. Psicoterapeuta e Supervisor em Psicoterapias Comportamentais e Cognitivas acreditada pela APTC. Membro fundador da Sociedade Portuguesa de Comunicação Clínica em Cuidados de Saúde (SP3CS), e Representante Nacional na International Association for Communication in Healthcare (EACH).