Oficina
V Curso de Psicotraumatologia do Observatório do Trauma/CES (CFP)
Módulo V: Intervenção precoce e primeiros socorros psicológicos
20 de abril de 2024, 15h-18h (GMT+1)
Evento em formato digital

Apresentação

Intervenção precoce em situações de crise, desastre e catástrofe. Primeiros Socorros Psicológicos e fatores de vulnerabilidade.

Formadora: Susana Gouveia (Psicóloga, Cruz Vermelha Portuguesa, EU4Health, Observatório do Trauma).

Para questões relacionadas com inscrição tardia, contacte observatoriodotrauma@ces.uc.pt


Programa

15h00 – 18h00 | Susana Gouveia
Introdução aos Primeiros Socorros Psicológicos

[16h25 – 16h40 | Intervalo]

 

Nota biográfica

Susana Margarida Gouveia

Tem Licenciatura Psicologia (Coimbra); Pós-graduação em Gestão de Empresas - Marketing (Évora); Mestrado Gestão, especialização em Recursos Humanos (Évora). Psicóloga especialista em Psicologia do Trabalho, Social e das Organizações e em Psicologia Comunitária. Perita e Formadora em Psicotraumatologia.

Foi Supervisora da Equipa de Saúde Mental do Serviço Jesuíta aos Refugiados (JRS – Jesuit Refugee Service) e da equipa de voluntários do Serviço de Escuta da Companhia de Jesus.

Desde há cerca de dez anos, é Investigadora associada do Observatório do Trauma, pertencente ao Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra.

Docente em quatro Pós-Graduações relacionadas com intervenção psicossocial em crise, missões e ajuda humanitária: Escola Superior de Saúde da Cruz Vermelha Portuguesa; Instituto Português de Psicologia; Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas; e, Faculdade de Medicina e Ciências Biomédicas da Universidade do Algarve).

Colaborou: Cruz Vermelha Portuguesa (16 anos); Associação Médicos do Mundo Portugal (1 ano); European Anti Poverty Network – Portugal (14 meses).

Regressou à Cruz Vermelha Portuguesa em 13 de Dezembro 2021 e, até 16 de Setembro 2021 foi Coordenadora da Unidade de Acolhimento de Emergência instalada no Antigo Hospital Militar de Belém – que recebeu 132 cidadãos vindos do Afeganistão, em articulação com o Ministério da Defesa Nacional.

Atualmente, é psicóloga da Cruz Vermelha Portuguesa (Sede Nacional) e gestora do projeto internacional, co-financiado pela União Europeia (EU4Health), em articulação estreita com a Federação Internacional da Cruz Vermelha e o Psychosocial Center – envolvendo 24 Sociedades Nacionais da FICV e trabalhando para a disseminação massiva dos primeiros socorros psicológicos.

Cartaz

Ir para o topo