Oficina
V Curso de Psicotraumatologia do Observatório do Trauma/CES (CFP)
Módulo IV: Abordagens em populações específicas – Parte I
23 de março de 2024, 15h00-18h00 (GMT)
Evento em formato digital

Apresentação

Abordagens a populações específicas: população refugiada e portadores de patologias graves/experiências hospitalares.

Formadoras: Rosario Suárez Nelson (Coordenadora Gabinete Saúde Mental Serviço Jesuíta aos Refugiados), Lúcia Monteiro (Directora Serviço de Psiquiatria IPO Lisboa).

[Para questões relacionadas com inscrição tardia, contacte observatoriodotrauma@ces.uc.pt ]
 

Programa      

15h00 | Lúcia Monteiro (Directora Serviço de Psiquiatria IPO Lisboa)
Cancro, stress e trauma

16h25 | Intervalo

16h40 | Rosario Suárez Nelson (Coordenadora Gabinete Saúde Mental Serviço Jesuíta aos Refugiados)
Saúde Mental na População Refugiada

 

Notas biográficas

Lúcia Monteiro

Chefe Serviço, Assistente Graduado Sénior em Psiquiatria & Saúde Mental. Psico-Oncologista. Psicoterapeuta. Terapeuta Familiar (SPTF).

Posição actual, 2024:

  • Directora, Serviço de Psiquiatria do Instituto Português de Oncologia de Lisboa, IPOLisboa
  • Directora, do Departamento de Oncologia Psicossocial, IPOLisboa
  • Coordenadora, Clínica de OncoSexologia, IPOLisboa

Colaborações internacionais:

  • 2020-2023, UN/ OMS medical board, clinical psychiatrist & mental health counselor
  • 2017-2024, Cursos de Formação Pós-Graduada para Médicos internos e Cuidados Primários em Saúde Mental & Psiquiatria, Clínica Sagrada Esperança, Luanda, Angola

 

Rosario Suárez Nelson

Começou a trabalhar com população vulnerável no ano 2000 no Ministério da Província de Salta, Argentina, I.P.V. estudando simultaneamente a Licenciatura em Psicologia, realizou a Formação em Psicologia Aeronáutica em Buenos Aires, trabalhando na Editorial Oceano da área de educação nos bairros carenciados. Em Portugal frequentou o Mestrado Integrado em Psicologia no ISPA, já́ integrada na equipa de acompanhamento a refugiados do Serviço Jesuíta aos Refugiados (JRS). Nessa equipa, é responsável pelos processos e implementação do modelo REACH –FOR Reconciliação junto da Dra. Ángela Ordóñez (Espanha). Expert em Salud Mental de Intervenciones Psicologicas con Inmigrantes, minorias y excluídos sociales pela Universidade de Barcelona. Formada em técnicas como EMDR e TIR.  Com a supervisão do Dr. Bruno Brito, foi responsável pelos processos de triagem e acompanhamento de saúde mental. Em 2020 assumiu a coordenação do Gabinete de Saúde Mental do JRS Portugal. Implementou o projeto Bolsa de Psicólogos e Psiquiatras, dando resposta a 14 distritos em saúde mental á população migrante e refugiada, recebeu junto da equipa o reconhecimento deste projeto pela OPP como uma Boa prática em Saúde Mental. Participa em várias formações em diferentes Universidades. Participou como oradora entre outros no último congresso da OPP e no XIII Congresso Internacional de Saúde Mental e Migrações. 

Cartaz

Ir para o topo