Oficina
V Curso de Psicotraumatologia do Observatório do Trauma/CES (CFP)
Módulo III: Trauma: reações normais e patológicas & estratégias preventivas e terapêuticas – Parte II
9 de março de 2024, 15h00 (GMT)
Evento em formato digital

Apresentação

Trauma: manifestações do normal e do patológico. Fatores de risco e proteção.
Introduções a estratégias preventivas e terapêuticas no trauma psicológico.

Formadores/as: Joana P. Becker (Psicóloga, Observatório do Trauma), Rui Aragão Oliveira (Psicanalista, Sociedade Portuguesa de Psicanálise).

[Para questões relacionadas com inscrição tardia, contacte observatoriodotrauma@ces.uc.pt ]
 

Programa      

15h00 | Joana P. Becker (Psicóloga, Observatório do Trauma)
Normal vs. Patológico: Reações ao Stress Traumático e Indicações Terapêuticas

16h20 | Intervalo

16h30 | Rui Aragão Oliveira (Psicanalista, Sociedade Portuguesa de Psicanálise)
Trauma e Teoria Psicanalítica

 

Notas biográficas

Joana Proença Becker  | Joana Proença Becker é psicóloga e psicoterapeuta, investigadora no Observatório do Trauma do Centro de Estudos Sociais (CES) da Universidade de Coimbra (UC) e integra a Comissão de Certificação da European Society for Traumatic Stress Studies (ESTSS).
Joana é Doutora em Psicologia Clínica, Mestre em Psiquiatria Social e Cultural e em Psicologia Clínica - área de especialização em Psicoterapia Psicodinâmica. Além da sua formação em Psicologia, é especialista em Psicoterapia Dinâmica e Psicotraumatologia. Trabalha com trauma desde 2008, quando iniciou sua carreira com a avaliação de crianças e adolescentes vítimas de abuso sexual e observação de triagens de adolescentes em conflito com a lei. Faz parte da equipa do "Centro de Recursos de Stress em Contexto Militar", do Ministério da Defesa Nacional, tem ministrado aulas sobre psicanálise e psicoterapia dinâmica e tem sido formadora em cursos e workshops sobre PTSD e situações de crises e catástrofes, palestrante em eventos na área da saúde mental e revisora de revistas científicas nacionais e internacionais. Sua área de investigação centra-se sobretudo nos efeitos da Psicoterapia Dinâmica no tratamento de diferentes psicopatologias, nas reações normais e patológicas após eventos potencialmente traumáticos e nas consequências psicológicas das crises e catástrofes.

Rui Aragão Oliveira | Doutorado em Psicologia Clínica pela Universidade de Coimbra, foi Professor Auxiliar na Universidade de Évora e no ISPA. Psicanalista titular e com funções didáticas na Sociedade Portuguesa de Psicanálise (SPP), é membro da Associação Internacional de Psicanálise (IPA). Foi presidente da direção da SPP (2016-2019) e director da Revista Portuguesa de Psicanálise (2013-2015). Foi membro inicial representante da IPA do Editorial Board Psychoanalysis. Pertence ao Comité de Assessores do Livro Anual de Psicanálise/Internacional Journal of Psychoanalysis e da Revista IDE (Soc. Brasileira de Psicanálise de São Paulo).

Inscrição

Cartaz

Ir para o topo