COVID-19: Stress, Adaptação e Trauma

Caros e Caras Participantes e Colaboradores,

Passaram 4 anos sobre o início da Pandemia COVID-19, cujo fim foi oficializado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) a 5 de maio de 2023.

O Observatório do Trauma (OT) do CES lançou em junho de 2020 um estudo de investigação multinacional com o objetivo de avaliar os efeitos psicológicos e sociais da pandemia e as suas consequências.

Para esse efeito, convidámos-vos a preencher um longo questionário, em três períodos diferentes. Estamos muito gratos e gratas pela vossa participação e generosidade, assim como pela confiança na nossa ética e rigor.

Uma parte importante deste projeto consiste na divulgação científica e pública dos resultados do estudo. Temos atualmente publicados 5 artigos em revistas científicas, 7 comunicações em congressos e 3 teses de mestrado na área da saúde. Esses trabalhos incluem os resultados gerais dos questionários respondidos pelos participantes portugueses. São dados que, mantendo o anonimato e a confidencialidade das respostas individuais, permitem ter uma visão geral do problema através do tratamento estatístico da informação contida na totalidade dos questionários.

Já no âmbito deste projeto identificámos que pessoas do sexo feminino, com idade avançada, recursos insuficientes, em risco elevado de contrair infeção por COVID-19, e com um estado de saúde debilitado, exposição a vivências potencialmente traumáticas ou com diagnóstico pré-existente de doença psiquiátrica – entre outros fatores – têm maior probabilidade de desenvolver resiliência na adaptação à pandemia e apresentam um maior sofrimento psicológico. Esta informação encontra-se na página do Observatório do Trauma/CES, e estamos disponíveis para complementar ou clarificar qualquer dúvida que possa surgir.

Agradecemos muito, mais uma vez, a vossa colaboração neste estudo, que agora entra na sua 4ª fase de recolha de dados.


A equipa do Observatório do Trauma/CES

Coimbra, 12 de janeiro de 2024
 

Ir para o topo