Aida Dias
Resumo
Os maus tratos infantis têm sido associados a pobres resultados de saúde a longo prazo. Estão disponíveis protocolos terapêuticos para crianças, adolescentes e adultos afetados. No entanto, os programas preventivos são dificilmente implementados. Falta-nos conhecimento sobre as acções economicamente eficientes para mitigar as consequências dos maus tratos infantis entre os adultos da comunidade. O risco acrescido de doença e os grandes custos económicos relacionados com os maus tratos na infância justificam uma abordagem de Saúde Pública.
Objetivos
Estudar a necessidade e adequação de ações de saúde pública para adultos na comunidade expostos a maus tratos infantis. Discutir estratégias de avaliação e prevenção de doenças, que possam ser aplicadas numa óptica de custo-benefício eficiente.
Método
Pediremos a opinião de pelo menos 50 profissionais que trabalham na área das consequências dos maus tratos infantis em adultos ou questões afins, com base no método Delphi.
Resultado esperados para obter opiniões consensuais sobre a necessidade de uma abordagem de saúde pública para diminuir as consequências dos maus-tratos infantis nos adultos. Desenvolver um conjunto de orientações para a avaliação e intervenção numa perspectiva de saúde pública, com base nos resultados das opiniões dos profissionais e peritos.