Esta formação de primeiros socorros psicológico (PSP) – versão adaptada ao contexto online – surge como agente facilitador de uma comunicação de ajuda mais funcional e adaptativa, considerando a fase de emergência em que nos encontramos.
Considerando que a sociedade necessita encontrar âncoras e pontos de referência para continuar o seu rumo, empoderando-se de robusto empenho para vencer o desafio que a pandemia trouxe ao quotidiano, poderá encontrar aqui um excelente suporte para ultrapassar/lidar com os desafios actuais.
Carga horária de 8h.
1. O que são os primeiros socorros psicológicos? - 2h
2. Impacto e reacções à Covid-19 - 2h
3. Implementação prática do protocolo com recurso à mnemónica: VOL (ver, ouvir, ligar) -4h
Métodos: expositivo, activo e interrogativo; com recurso a role play entre os diferentes formandos; bem como resolução de estudos de caso, para apelar à participação. Os grupos de formação devem ter um mínimo de 5 participantes e o máximo de 8 elementos, para permitir uma mais eficaz e eficiente interacção, de modo a maximizar a componente prática, tentando, assim, reduzir o impacto do distanciamento físico e a maior alteração provocada na natureza daquilo que têm sido os momentos de capacitação que versam sobre estas temáticas.
O curso teve o parecer positivo para creditação pela Ordem dos Psicólogos Portugueses.
Inscrição Obrigatória, com um curso de 40€ | AQUI
Mais informações: susanagouveia.psp@gmail.com
Susana Gouveia
Membro efetivo 8849 da Ordem dos Psicólogos Portugueses.
Psicóloga especialista em Psicologia do Trabalho, Social e das Organizações e em Psicologia Comunitária. Profissional resiliente, flexível, polivalente, com grande capacidade de gestão de stress individual e de equipa, o que está patenete no seu percurso académico - licenciatura em Psicologia (Universidade de Coimbra), pós-graduação em Gestão de Empresas, área de Marketing (Universidade de Évora) e mestrado em Gestão, área de especialização em Recursos Humanos (Universidade de Évora).
Os interesses de trabalho, estudo e investigação passam pela psicotraumatologia, intervenção em crise e gestão de recursos humanos. Help the helpers, associado à avaliação de riscos psicossociais têm sido temáticas de dedicação, empenho e investimento pessoal e profissional.