Galeria do Colégio das Artes, Coimbra, 17 & 18 Novembro 2011
Arquitecto pela Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto (1992) e Doutorado em Arquitectura, especialidade Teoria e História, pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (2009). Director do Departamento de Arquitectura da FCTUC, onde é Professor Auxiliar. Professor convidado no Programa de Doutoramento em Arquitectura da FAUP. Coordenador do Mestrado de Crítica de Arte e Arquitectura, no Colégio das Artes, Universidade de Coimbra. Investigador do Centro de Estudos Sociais, Laboratório Associado da Universidade de Coimbra. Autor dos livros: Escola do Porto: Um Mapa Crítico, Coimbra, eIdIarq, 2002; Agora que está tudo a mudar – Arquitectura em Portugal, Caleidoscópio, 2005; A Noite em Arquitectura, Relógio d´Água, 2007, Álvaro Siza. Modern Redux, Hatje Cantz, 2008 (editor) e O Arquitecto Azul (IUC, 2010). Comissário de exposições de arquitectura entre as quais: Europa, arquitectura portuguesa em emissão, Núcleo de Portugal da Trienal de Arquitectura de Lisboa 2007 (co-comissário) e a exposição Álvaro Siza. Modern Redux, Instituto Tomie Ohtake, São Paulo, Brasil, 2008. É colaborador do Público na área de crítica de arquitectura. Tem textos seus publicados em revistas nacionais e internacionais da especialidade.
Arquitecto pela Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto (2000), doutorado pela Universidade do Porto (2009), frequentou a École Polytechnique Fédérale de Lausanne, (1998/1999) e a Accademia di Architettura di Mendrisio (2003-2004), Suíça. Foi autor dos livros Arquitectura Antituberculose, trocas e tráficos na construção terapêutica (Faup-publicações, 2005), Os fantasmas de Serralves (Dafne, 2007) e Novela Bufa do Ufanismo em Concreto (Dafne, 2009). Foi professor convidado na Escola de Arquitectura da Universidade do Minho (2008-2011) e na Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto (2009-2011). É coordenador editorial na Dafne Editora. Desde 2011 desenvolve trabalho no campo da história do livro de arquitectura como bolseiro da Fundação para a Ciência e Tecnologia.
Encenador, iniciou-se no teatro sendo ainda estudante de Direito na Universidade de Coimbra como actor do CITAC. Em Londres recebeu formação em encenação, no Drama Centre London, obtendo aí o Director’s Course Diploma (1971). Foi professor de Direcção de Actores, entre 1975/83, na Escola Superior de Teatro e Cinema de Lisboa. Em 1985 fundou, em Viseu, o Núcleo de Acção Cultural (Área Urbana) e, em 1987, assumiu a coordenação do Projecto Fórum Viseu, serviço municipal de cultura e comunicação. Nos três anos seguintes, foi funcionário da Secretaria de Estado da Cultura. Distinguindo-se pela transdisciplinaridade dos espectáculos que tem criado, trabalhou com Os Cómicos, Teatro dos Estudantes da Universidade de Coimbra (TEUC), Teatro Nacional D. Maria II, Teatro Nacional S. João, entre outros. Foi Director entre 1989 e 1990 do TNDM II. Foi Comissário-Geral para Coimbra – Capital do Teatro (1992). Entre 1995 e 2000 assumiu a direcção do Teatro Nacional de S.João (Porto), ao qual regressou entre 2002 e 2009.
Frequentou a Escola de Cinema do Conservatório Nacional (1974) e o Curso Superior de Engenharia Mecânica na Universidade de Coimbra. Cineclubista, no Porto e em Coimbra (onde dirigiu o CITAC - Círculo de Iniciação Teatral da Academia de Coimbra). Crítico de cinema em várias publicações, como a Gazeta da Semana ou a revista M (de que foi fundador). Trabalha em artes gráficas e inicia-se como realizador em 1976.
Galerista de arte. Como agente cultural, teve papel determinante na mudança de perspectiva das artes visuais em Portugal. Depois do Modernismo (1983) foi uma exposição de referência do início da década de oitenta e um dos marcos dessa mudança. A partir de então, o papel que desempenhou na Galeria Cómicos (hoje Galeria Luís Serpa Projectos) contribuiu de modo significativo para a viragem da arte contemporânea em Portugal. A afirmação internacional de alguns artistas portugueses importantes é, em grande parte, resultado do seu trabalho. Desenvolve um modelo original de galeria de arte (Galeria Cómicos/Luís Serpa Projectos) considerado um case-study pelo facto de conjugar sistematicamente as disciplinas de pintura, escultura, desenho, instalação, fotografia, vídeo, design e arquitectura.
Licenciada em História da Arte, pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (1999), mestre em Teorias da Arte, pela Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa (2003) e doutorada em Belas-Artes, área de especialização em Ciências da Arte, pela Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa (2010), desenvolve actualmente investigação de pós-doutoramento, no domínio de teoria da imagem, na Universidade de Coimbra (Faculdade de Letras/Ceis20) e na Université Paris 1 Panthéon-Sorbonne (Arts Plastiques et Sciences de l’Art). Autora do livro Do pós-modernismo à exposição Alternativa Zero (Vega, 2007). É professora convidada no Instituto Superior de Educação e Ciências de Lisboa e na Sociedade Nacional de Belas-Artes. É investigadora do Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX /CEIS20 Universidade de Coimbra, no grupo Correntes Artísticas e Movimentos Intelectuais.
Arquitecto pela Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto, obteve o grau de Mestre na Escola Técnica Superior de Arquitectura de Barcelona da Universidade Politécnica da Catalunha e doutorou-se em Teoria e História da Arquitectura na Escola de Arquitectura da Universidade de Princeton. Tem uma extensa experiência pedagógica, começada como monitor na FAUP, continuada como assistente de Beatriz Colomina, Juan Herreros, Iñaki Ábalos, Stan Allen, Esther da Costa Meyer e Jean-Louis Cohen em Princeton, e mais recentemente consolidada como Professor Assistente Adjuncto da Graduate School of Architecture, Planning and Preservation da Universidade de Columbia, onde lecciona tanto cursos de projecto avançado como seminários de teoría e história. Comissariou conjuntamente com José Gil a representação Portuguesa da Bienal de Arquitectura de Veneza em 2008 e contribuíu com textos e investigação para a exposição colectiva Clip/Stamp/Fold, organizada por Beatriz Colomina e alunos de doutoramento de Princeton cujo catálogo foi recentemente publicado. É um dos fundadores da revista InSi(s)tu, tem publicado assiduamente em livros e publicações periódicas, e desenvolve actividade regular de conferências.
É arquitecto pela Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto, 2004. Mestrado em 'Advanced Virtual Architectural Technological Research', pela Bartlett School of Architecture, Londres, 2006, com tese intitulada 'Magnificent Faillure: The Logic of the Absurd'. Presentemente desenvolve tese de doutoramento sobre 'Feiticismo e Politica Mágica nos Monumentos de Estado', no Centre for Research Architecture, Goldsmiths University, Londres, com bolsa da Fundação para a Ciência e Tecnologia. Enquanto arquitecto trabalhou nos escritórios de Zvi Hecker em Berlim (2002-2003), e Ian Ritchie em Londres (2006-2008). Fundador do colectivo aculturavemagalope e é desde 2007 editor da Detritos-Revista de Arte e Ensaio (www.revistadetritos.com). Entre 2010-11 leccionou no programa MArch AD da Bartlett School of Architecture, Londres. Tem publicado sobre as relações entre arquitectura e poder em periódicos nacionais e internacionais.
Arquitecto pela Faculdade de Arquitectura da Universidade Técnica de Lisboa (1996). Doutorando no Instituto Federal Suíço de Tecnologia de Zurique. Foi um dos directores e editores da revista Prototypo (1999–2004). Autor, com Nuno Cera, do livro Cimêncio (2003) Comissário das exposições Aires Mateus: Arquitectura, (2005) e Fronteiras: O Caso Novartis (2010). Trabalha como arquitecto em Lisboa, em parceria com Patrícia Barbas. Professor Auxiliar Convidado no Departamento de Arquitectura da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra.
Jane Pavitt is the Dean of Humanities at the Royal College of Art in London, and head of its postgraduate history of design programme, which is run jointly with the Victoria & Albert Museum. Jane was formally the V&A/University of Brighton Principal Research Fellow in Design for 13 years, during which time she curated a number of exhibition for the museum on modern and contemporary design. She has co-curated the V&A’s current major exhibition ‘Postmodernism: Style and Subversion 1970-1990’ with Glenn Adamson (V&A head of graduate studies). The exhibition explores international postmodern strategies in architecture, design, art and performance in the late 20th century. She was also the curator of the previous 2008 exhibition, ‘Cold War Modern: Design 1945-70’, and co-author of the accompanying books for both exhibitions. She has published widely on aspects of design history, and is a regular speaker and commentator on design.