Programa de Doutoramento "Pós-Colonialismos e Cidadania Global"

In English


Informações

Periodicidade das aulas:
O Primeiro Semestre decorrerá entre Outubro de 2007 e Fevereiro de 2008 e o Segundo Semestre entre Março e Julho de 2008.

Horário de Funcionamento:
Sextas-feiras (tarde) e Sábados (todo o dia)

Para qualquer informação ou esclarecimento contacte a Coordenação executiva do programa ou

CES
Centro de Estudos Sociais da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra
Colégio de S. Jerónimo, Apartado 3087
3001-401 Coimbra
Portugal

Tel: +351-239855570/80
Fax: +351-239855589
e-mail:

http://www.ces.uc.pt/doutoramentos/poscolonialismos.php

Ou Faculdade de Economia

https://woc.uc.pt/feuc/2modulecursos.do?idcurso=31

http://www.fe.uc.pt/ensino_estposgrad.html

Secretariado de Mestrados e Doutoramentos
Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra

Av. Dias da Silva, 165
3004-512 COIMBRA

Telefone: + 351 239 790 501
Fax: + 351 239 40 21 65
e-mail:

https://woc.uc.pt/feuc/genericpages/showgenericpage.do?idgenericpage=15

Inscrições

Secretariado de Mestrados e Doutoramentos
Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra

Av. Dias da Silva, 165
3004-512 COIMBRA

Telefone: + 351 239 790 501
Fax: + 351 239 40 21 65
e-mail:

https://woc.uc.pt/feuc/genericpages/showgenericpage.do?idgenericpage=15

 
Normas de funcionamento e avaliação

  1. As aulas dos seminários do primeiro ano decorrem entre Outubro de 2007 e Julho de 2008; os estudantes que, após este primeiro ano, forem admitidos para elaboração de tese de doutoramento terão ainda de frequentar um terceiro semestre lectivo.
    • O programa de doutoramento oferece um total de 240 créditos (ECTS). Estes créditos estão distribuídos pelos 6 seminários do primeiro ano (60 créditos no total), correspondendo os restantes 180 créditos à frequência de dois seminários no primeiro semestre do segundo ano (seminário de investigação (22 créditos) e o seminário do CES (8 créditos)), e à tese (150 créditos).
    • A avaliação dos seminários do primeiro ano corresponderá ao grau de aproveitamento e progresso de conhecimentos dos estudantes, presença e participação nos seminários e culmina com a elaboração de um trabalho escrito (até 70.000 caracteres com espaços, incluindo notas e referências bibliográficas).
    • A avaliação dos seminários do primeiro semestre do segundo ano corresponderá ao grau de aproveitamento e progresso de conhecimentos dos estudantes, presença e participação nos seminários, apresentação de três comentários críticos, a três dos seminários/ conferências realizados por um convidado (10.000 caracteres com espaços), e apresentação do projecto de tese.
  1. Até meados do mês de Novembro (1º semestre) e do mês de Abril (2º semestre), todos os estudantes do primeiro ano terão reuniões individuais com cada um dos professores para definição do tema de trabalho final do seminário respectivo.
  1. No caso do primeiro semestre do primeiro ano, a versão pré-final dos trabalhos do seminário "Estudos Pós-Coloniais no Espaço de Língua Portuguesa" deverá estar concluída e entregue ao docente responsável pelo seminário até 25 de Janeiro de 2008, e será discutida nas sessões de 8 e 9 de Fevereiro; a versão pré-final dos trabalhos do seminário "Espaços Políticos, Representação e Descentralização no Estado Pós-Colonial" deverá estar concluída até 1 de Fevereiro e será discutida nas sessões de 15 e 16 de Fevereiro. Finalmente a versão pré-final dos trabalhos do seminário "Pós-Colonialismos, Identidades e  Cidadania Cultural" deverá estar concluída até 8 de Fevereiro e será discutida nas sessões de 22 e 23 de Fevereiro. Os prazos relativos ao segundo semestre serão anunciados atempadamente.
  1. A versão final do trabalho de cada seminário do primeiro semestre deve ser entregue ao respectivo professor até 28 de Março. No caso dos seminários do segundo semestre este prazo estende-se até 9 de Agosto de 2008. Em caso de incumprimento deste prazo, a avaliação incidirá sobre a 1ª versão do trabalho.
  1. A nota final dos seminários será expressa de forma quantitativa, entre 0 e 20 valores. Só serão admitidos à elaboração da dissertação os estudantes que obtiverem média igual ou superior a "14 valores" no conjunto dos seminários do primeiro ano.
  1. No final do primeiro ano, e uma vez afixadas as notas, cada estudante escolhe o seu orientador de tese. O processo final de aceitação e designação do orientador, e eventual co-orientador/a, está sujeito à aprovação da Coordenação do Programa
  1. A data limite para entrega dos projectos de dissertação de doutoramento é 20 de Fevereiro de 2009. A admissão à elaboração da dissertação pressupõe a apresentação e defesa do projecto pelo candidato, perante um júri constituído por docentes do Programa. Esta prova será marcada pela Coordenação do Programa, após o/a estudante ter concluído com sucesso a parte lectiva do programa. Salvo excepções a considerar caso a caso, esta prova deverá ter lugar até 30 de Maio de 2009.
    • Na referida prova o/a estudante deverá apresentar o projecto de tese no máximo de 30 minutos e seguir-se-ão comentários de membros do júri;
    • O projecto de tese deve ser previamente enviado por escrito a todos os membros do júri, pelo menos uma semana antes da prova. O texto deverá ter um máximo de 75mil caracteres (com espaços, e incluindo todas as notas e referências bibliográficas);
    • A apresentação do projecto deverá obedecer às seguintes regras: espaço duplo, TimesNewRoman 12, com 3 centímetros de margem. A página de capa deverá incluir as seguintes informações: nome do programa, título do projecto, nome do candidato, nome(s) do(s) orientador(es), e data da defesa do projecto;
    • Após a apresentação e defesa do projecto, o júri reunirá, podendo decidir:
      • Aprovado sem correcções;
      • Aprovado com correcções, a serem incluídas no corpo do projecto de doutoramento. Esta nova versão deverá ser entregue a todos os membros do júri no prazo máximo de 3 meses, a contar do dia da defesa;
      • Não aprovado. Neste caso, o/a estudante poderá re-apresentar uma nova versão do projecto de doutoramento no prazo máximo de seis meses, a contar do dia da defesa;
      • O/a estudante só poderá apresentar-se a provas de defesa de projecto de doutoramento duas vezes. Caso seja não aprovado na segunda apresentação, é considerado automaticamente excluído do programa.
    • Da prova de apresentação do projecto de doutoramento será lavrada uma acta que ficará arquivada na Faculdade de Economia e no Centro de Estudos Sociais. No caso de aprovação, e a partir deste momento, o/a estudante está aceite para elaborar a dissertação de doutoramento.
  1. A dissertação de doutoramento deverá ser entregue até um máximo de 4 anos após a data de matrícula no programa de doutoramento. A classificação final, após defesa da dissertação, será expressa nos termos de "Aprovado com Distinção e Louvor", "Aprovado com Distinção", "Reprovado".
  1. O estudante admitido à elaboração da dissertação de doutoramento terá como orientador principal um dos docentes do Programa, podendo existir um co-orientador, quer da Universidade de Coimbra, quer externo.

 
 
 
 
 
 
 
  Centro de Excelência - Processo de Avaliação de Unidades de Investigação do Ministério da Ciência e da Tecnologia, 2005
  CES Centro de Estudos Sociais