Programa de Doutoramento "Pós-Colonialismos e Cidadania Global"

In English

 


Condições de acesso

1- Serão admitidos à candidatura à matrícula no programa os titulares da licenciatura em Sociologia ou noutras Ciências Sociais e Humanas com classificação mínima de 16 valores ou de um título de mestrado.

2- O Conselho Científico poderá admitir à candidatura à matrícula candidatos possuidores de uma outra licenciatura ou mestrado cujo curriculum revele uma adequada preparação de base.

3- Excepcionalmente, o Conselho Científico poderá, ainda, admitir à candidatura à matrícula candidatos cujo curriculum demonstre uma adequada preparação científica de base, ainda que a sua classificação de licenciatura seja inferior a 16 valores.

4- Os candidatos que preencham as condições definidas no artigo 2º do Regulamento dos Doutoramentos da Universidade de Coimbra poderão ser admitidos directamente à preparação de doutoramento, sob condição da frequência das unidades curriculares do programa.

5- Os candidatos que tiverem obtido grau de mestre no âmbito deste Programa poderão ser admitidos à preparação de doutoramento mediante decisão favorável do Conselho Científico, sob parecer da coordenação do Programa.

 
Propinas

Propina Total (4 anos) - 4.750€

A propina anual pode ser paga de uma só vez ou em três prestações, devendo a 1ª prestação ser paga no prazo máximo de 30 dias após a matrícula e as duas restantes até ao último dia dos meses de Fevereiro e Maio seguintes.
Nos anos subsequentes à matrícula, o pagamento da propina obedece às mesmas regras, devendo o pagamento em prestações ocorrer até final dos meses de Novembro, Fevereiro e Maio.

 
Apresentação das candidaturas:

Aberto em permanência até 15 de Setembro de 2007



Critérios de selecção

Os candidatos à matrícula no programa serão seleccionados pelo Conselho Científico, tendo em conta os seguintes critérios:
a) Curriculum académico e científico;
b) Experiência profissional;
c) Classificação de licenciatura;
d) Classificação de mestrado;
e) Apresentação de uma proposta de plano de trabalhos de investigação (5 a 10 páginas);
f) Conhecimento de língua estrangeira;
g) Entrevista (opcional).


Bolsas

ALBAN Institute

Fundação Calouste Gulbenkian

Fundação para a Ciência e Tecnologia

Fundação Luso-Americana

Gabinete de Relações Internacionais da Ciência e do Ensino Superior

Instituto Camões

Serviços de Estudantes das Embaixadas dos PALOPS

The Marie Curie Fellowship Association

 
 
 
 
 
 

 
  Centro de Excelência - Processo de Avaliação de Unidades de Investigação do Ministério da Ciência e da Tecnologia, 2005
  CES Centro de Estudos Sociais