PUBLICAR: Em que língua? Em que fase do trabalho? Em que revista ou livro? Publicar um artigo ou um capítulo?
Como dar voz às nossas preocupações? Que temas? Como garantir a qualidade do nosso trabalho; organizar os textos, encontrar as frases certas, estabelecer sinergias com outros autores, etc.?
SEM PERECER: Gerindo bem o nosso tempo de escrita, criando rotinas, arranjando espaço, bebendo água, inspirando-expirando… enfim… já sabemos!
Por todo o mundo, os académicos tentam entrar na corrida para dar visibilidade e reconhecimento à sua produção científica, de forma a construírem carreiras internacionais. Investigadores em início de carreira, ao receberem mensagens contraditórias, sentem-se perdidos/as e ficam confusos/as quando são pressionados/as a publicar muito, rápido e em edições de elevado prestígio académico.
Entretanto, as editoras estabelecem procedimentos para garantir a qualidade científica das publicações através da revisão por pares. Fatores de impacto são pensados como indicadores da importância das publicações em diferentes áreas da investigação científica. Ao mesmo tempo, práticas de pay-per-view e pay-to-publish podem restringir, ainda mais, o acesso às publicações. Importa referir, que a opção de publicar em revistas de acesso aberto introduz uma dimensão adicional de escolhas, enquanto oferece inúmeras publicações que se caracterizam pela disparidade em qualidade e em reputação.
Então, como podem os/as investigadores/as em início da carreira contribuir para o debate internacional da investigação científica e percorrer o seu caminho no universo das publicações científicas, em permanente mudança?
Os três módulos desta série destinam-se a partilhar boas práticas de acesso ao conhecimento científico e de uso dos sistemas da ciência de informação. Espera-se que, no âmbito das sessões práticas, os participantes aprendam técnicas de pesquisa e de gestão de informação, bem como de escrita académica, revisão e edição dos textos científicos, enquanto tomam conhecimento das práticas do mercado editorial. A série estimulará os investigadores em início da carreira a sentirem-se mais à vontade na produção de textos e na interação com editoras académicas internacionais e nacionais.
Quem?
Comissão organizadora do Centro de Estudos Sociais: Olga Solovova, Nancy Duxbury, Maria José Carvalho, Rita Alcaire, Francisco Freitas, Inês Lima, Paula Sequeiros, Patrícia Silva e Joaquim Veríssimo.
Partilha de técnicas de pesquisa e de gestão de informação, escrita académica, conhecimento das práticas do mercado editorial, entre outros.
Quando?
2021/2022
Como?
Através de sessões a distância e presenciais
Para quem?
Línguas:
Português e Inglês*
Convidados/as e Formadores/as:
NOTA: A língua preferencial será o português contudo, poderá estar sujeita a alteração de acordo com a proveniência linguística dos/as convidados/as.
2 e 3 de novembro de 2021
Visitas guiadas às bibliotecas das Faculdades com quem o CES tem parcerias de Doutoramento e, ainda, à Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra (BGUC). Estas visitas serão orentadas por Profissionais da Ciência da Informação e direcionadas a alunos/as dos Programas de Doutoramento do CES.
PROGRAMA
2 de novembro, 2021
10h00-13h00 - Publicar Sem Perecer- Kick-Off: Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra
14h30-16h30 - Publicar Sem Perecer- Kick-Off: Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra
[Inscrição gratuita, mas obrigatória | Lotação máxima de 20 pessoas]
3 de novembro, 2021
10h00-12h00 - Publicar Sem Perecer- Kick-Off: Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra
14h30-16h30 - Publicar Sem Perecer- Kick-Off: Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra
[Inscrição gratuita, mas obrigatória | Lotação máxima de 20 pessoas]
10, 11, 23, 24 de novembro de 2021 | 23 de fevereiro de 2022
Como podem os/as investigadores/as em início da carreira contribuir para o debate internacional da investigação científica e percorrer o seu caminho no universo das publicações científicas, em permanente mudança?
Os três módulos desta série destinam-se a partilhar boas práticas de acesso ao conhecimento científico e de uso dos sistemas da ciência de informação. Espera-se que, no âmbito das sessões práticas, os participantes aprendam técnicas de pesquisa e de gestão de informação, bem como de escrita académica, revisão e edição dos textos científicos, enquanto tomam conhecimento das práticas do mercado editorial. A série estimulará os investigadores em início da carreira a sentirem-se mais à vontade na produção de textos e na interação com editoras académicas internacionais e nacionais.
Sobreviva ao turbilhão!
PROGRAMA
1ª Sessão | 10 de novembro, 2021 | CES-Alta, sala 2
9h30-12h30/ 14h30-17h30: Recursos da BNS e catálogos do SIBUC; Gestão de dados bibliográficos; Maria José Paiva Fernandes Carvalho (Bibliotecária Coordenadora da Biblioteca Norte|Sul)
2ª Sessão | 11 de novembro, 2021 | CES-Alta, sala 1
9h30-12h30/ 14h30-17h30: Citar e Referenciar: Normas e estilos; Plágio; Maria José Paiva Fernandes Carvalho (Bibliotecária Coordenadora da Biblioteca Norte|Sul)
3ª Sessão | 23 de novembro, 2021 | CES-Alta, sala 2
9h30-12h30/ 14h30-17h00: Zotero e Zotero Hands-On - Gestão de conteúdos bibliográficos; Contribuir para o desenvolvimento de competências na gestão de informação utilizando as ferramentas do programa Zotero; Francisco Freitas (Doutorando CES; investigador especializado em análise e tratamento de dados)
4ª Sessão | 24 de novembro, 2021 | CES-Alta, sala 2
9h30-12h30/ 14h30-17h00: Mendeley e Mendeley Hands-On - Gestão de conteúdos bibliográficos; Contribuir para o desenvolvimento de competências na gestão de informação utilizando as ferramentas do programa Mendeley; Francisco Freitas (Doutorando CES; investigador especializado em análise e tratamento de dados)
5ª Sessão | 23 de fevereiro, 2022 | Evento em formato digital, via zoom
9h30-13h00: Publicações periódicas e Factores de Impacto. Maria José Paiva Fernandes Carvalho (Bibliotecária Coordenadora da Biblioteca Norte|Sul)
6ª Sessão | EM DATA A ANUNCIAR | CES-Alta, sala 2
10h00-12h30: Gestão e terapia do stress em contexto académico; Marco Pereira (Professor Associado da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra I Centro de Investigação em Neuropsicologia e Intervenção Cognitivo Comportamental)
NOTA | Inscrições obrigatórias. Lotação máxima de 20 participantes. Pagamento de 25€ pelas 6 sessões e visita aos espaços da UC. Não haverá reembolso caso os/as inscritos/as não compareçam a alguma das formações.
Mais Informações e Inscrição7 de dezembro de 2021, 14h30-17h30
Como podem os/as investigadores/as em início da carreira contribuir para o debate internacional da investigação científica e percorrer o seu caminho no universo das publicações científicas, em permanente mudança?
As Oficinas Senta-te e Escreve do Ciclo Publicar Sem Perecer: Sobreviver ao turbilhão destinam-se a partilhar boas práticas de escrita, em ambiente descontraído e concentrado. No âmbito destas sessões práticas, espera-se que os/as participantes aprendam a controlar o tempo de produção de escrita académica, compreendam a relevância do espaço e das rotinas/hábitos. A série estimulará os/as investigadores/as em início da carreira a sentirem-se mais à vontade na produção de textos e na interação com outros/as participantes.
Sobreviva ao turbilhão!
PROGRAMA
Oficina de Escrita Académica coordenada por Maria José Paiva Fernandes Carvalho (Bibliotecária Coordenadora da Biblioteca Norte|Sul)
[Inscrição: 5€ | Limitada a 30 pessoas]
18 de janeiro de 2022, 11h00-13h00 (GMT)
Evento em formato digital
Abertura e Gestão de Dados de Investigação: Planos de Gestão de Dados e Publicação de Dados
Pedro Príncipe (Chefe de Divisão no Serviço de Documentação e Bibliotecas da Universidade do Minho)
Objectivos: Os/as participantes tomarão conhecimento de como
1. Compreender a diversidade de dados de investigação;
2. Criar um plano de gestão de dados: Organização, documentação e armazenamento de dados;
3. Conhecer as ferramentas para partilha de dados
[Inscrição gratuita, mas obrigatória | Lotação máxima de 50 pessoas]
Mais Informações e Inscrição
14, 15, 16 e 17 de março de 2022 | 10h00-12h30 e 14h30-16h30 | CES-Alta, sala 2
Como podem os/as investigadores/as em início da carreira contribuir para o debate internacional da investigação científica e percorrer o seu caminho no universo das publicações científicas, em permanente mudança?
As Oficinas Senta-te e Escreve do Ciclo Publicar Sem Perecer: Sobreviver ao turbilhão destinam-se a partilhar boas práticas de escrita, em ambiente descontraído e concentrado. No âmbito destas sessões práticas, espera-se que os/as participantes aprendam a controlar o tempo de produção de escrita académica, compreendam a relevância do espaço e das rotinas/hábitos. A série estimulará os/as investigadores/as em início da carreira a sentirem-se mais à vontade na produção de textos e na interação com outros/as participantes.
Sobreviva ao turbilhão!
Oficinas apresentadas e coordenadas por Maria José Paiva Fernandes Carvalho.
Programa
14 de março, 2022, 2ª feira | CES-Alta, sala 2
10h00-12h30 | Catálogos, Bases de Dados e Repositórios: Pesquisas
14h30-16h30 | Senta-te e Escreve
15 de março, 2022, 3ª feira | CES-Alta, sala 2
10h00-12h30 | Citações e referências: Normas e Estilos
14h30-16h30 | Senta-te e Escreve
16 de março, 2022, 4ª feira | CES-Alta, sala 2
9h30-10h45 | Plágio: controlo e integridade académica
11h-13h | Acesso Aberto e repositórios institucionais por Ana Migueis (Bibliotecária Responsável pela Área de Serviços e de Sistemas de Gestão Integrada da BGUC)
14h30-16h30 | Senta-te e Escreve
17 de março, 2022, 5ª feira | CES-Alta, sala 2
10h00-12h30 | Publicações periódicas: Fatores de impacto
14h30-16h30 | Senta-te e Escreve
NOTA: Os/As participantes devem trazer os seus computadores portáteis e aguardar junto à Sala de Seminários CES (Sala 2)
Inscrição geral: 20€ [Só é possível a inscrição na totalidade das sessões do programa]
4, 5, 6, 20, 21, 26 e 27 de abril de 2022
O 2.º módulo deste ciclo destina-se a partilhar boas práticas de Investigação e Escrita Científica. Espera-se que, no âmbito das sessões práticas, os/as participantes aprendam não só as técnicas de pesquisa e de gestão de informação Módulo 1, mas também de escrita académica, revisão e edição dos textos científicos, enquanto tomam conhecimento das práticas académicas ... sobrevivendo ao turbilhão! Também se espera que desenvolvam uma visão para dialogar com as alternativas do Módulo 3, este dedicado especificamente à publicação e às editoras.
Programa
4 de abril de 2022, 2.ª feira. CES-Alta, sala 2
09h30 - 12h30 /13h30 -15h30 | Academic English/Academic Portuguese. Translate/ rephrase/ revise - Kate Torkington (Universidade do Algarve)
5 de abril de 2022, 3.ª feira. CES-Alta, sala 2
10h00 - 12h30 | O arquivo, o campo e a escrita - João Arriscado Nunes (FEUC/CES)
14h30 - 17h00 | Das comunicações científicas à comunicação de ciência social - Rita Alcaire (CES)
6 de abril de 2022, 4.ª feira, CES-Alta, sala 2
10h00 - 12h30 | 14h30 - 17h00 | Abordagens de investigação na pesquisa social - Mauro Serapioni (CES)
20 de abril de 2022, 4.ª feira. CES-Alta, sala 1
10h00 - 12h30 | Um lugar onde publicar e as editoras fraudulentas - Paula Sequeiros (CES)
14h30 - 16h30 | - Ocultação, Desinformação e Realidades paralelas - Paula Sequeiros (CES)
21 de abril de 2022, 5.ª feira. CES-Alta, sala 2
10h00 - 12h30 | Potencialidades e desafios das metodologias visuais, por Rita Campos (CES)
14h30 - 17h00 | Práticas diversas de preparação de doutorandos para o mundo da academia internacional, por Patrícia Silva (CES)
26 de abril de 2022, 3.ª feira. CES-Alta, sala 2
Português académico: identidade do/a investigador/a e os variados discursos académicos
10h00 - 12h30 / 14h30-17h00 - Oficina de escrita académica - Língua portuguesa - Joana Vieira Santos (FLUC/CELGA)
27 de abril de 2022, 4.ª feira. CES-Alta, sala 2
10h00 - 12h30 | Gestão do tempo/espaço na escrita académica: Superar os bloqueios, finalizar os trabalhos - Olga Solovova (CEIS20)
14h30 - 17h00 | Para uma ciência parda - Graça Capinha (FLUC/CES)
Inscrição obrigatória: 25 €
EM DATA A ANUNCIAR
Direitos de Autor e o Direito à Liberdade de Informação - Alexandre Dias Pereira, Diretor da Imprensa da Universidade de Coimbra
Identificação do/a Investigador/a: Iniciação ao ORCID: Joaquim Veríssimo (Gestor de Informação Científica, CES),
Editora Wiley (em inglês - sessão ZOOM). Sarah Ritchie, Publishing Manager
1. Dealing with editors;
2. How to organize a good article to be accepted by Wiley or, taken from your experience, any publishing house;
3. Peer-review process and comments;
4. Strategies of submitting: how to select a journal or a book series for publication;
5. What to do before starting the writing /editing processes;
6. Copyright policies.
Publicações CES e Revista Crítica de Ciências Sociais. Ana Sofia Veloso (Coordenadora do Gabinete de Apoio às Publicações, CES)
Publicações CES - eCadernos - Filipe Santos, (Diretor da eCadernos)
Saúde Mental na Academia: Marco Pereira, FPCE, Centro de Investigação em Neuropsicologia e Intervenção Cognitivo Comportamental I CINEICC)
Editora Ponto Parágrafo - Tiago Leal, Ponto Parágrafo (via ZOOM)
Publicar Sem Perecer: Sobreviver ao Turbilhão (8.ª edição)
Publicar Sem Perecer: Sobreviver ao Turbilhão (7.ª edição)
Publicar Sem Perecer: Sobreviver ao Turbilhão (6.ª edição)
Publicar Sem Perecer: Sobreviver ao Turbilhão (5.ª edição)
Publicar Sem Perecer: Sobreviver ao Turbilhão (4.ª edição)
Publicar Sem Perecer: Sobreviver ao Turbilhão (3.ª edição)
Partilhem as vossas dúvidas ou sugestões aqui: survive_stampede@ces.uc.pt
As ideias recolhidas nas caixas virtuais e físicas ajudar-nos-ão a orientar as sessões práticas mais de acordo com os vossos interesses.