https://ces.uc.pt/summerwinterschools/?lang=1&id=38165

CES Summer School

Visualidades e Contravisualidades

20 a 24 de junho de 2022

CES | Alta e Casa da Escrita (Coimbra)

Apresentação

Imagem: Fernando Aguiar | "Contratexto, ou antirromance com 14 personagens" (2008)
 

O alargamento do âmbito das Humanidades viabilizado pelos Estudos Culturais permitiu o entendimento de que o poder não se aloja apenas em objetos textuais e a imagem emergiu, nas últimas décadas, com especial relevância enquanto objeto codificado e codificador de ideologias e práticas sociais que urge analisar, entender e explicar. Os estudos visuais são uma das ramificações dos Estudos Culturais e esta CES-SS visa a transmissão de conhecimento produzido por investigadoras/es do CES, de outras unidades da Universidade de Coimbra e de outras instituições, que desenvolvem investigação neste domínio, a estudantes de pós-graduação e jovens investigadoras/es. O seu objetivo é desenvolver uma reflexão teórica e análise crítica articuladas sobre fenómenos associados a objetos e práticas visuais, bem como sobre o próprio conceito de visual.

Entendemos que a prevalência da imagem nas sociedades contemporâneas não foi acompanhada pelo desenvolvimento de instrumentos de análise crítica capazes de criar uma dinâmica justa e equilibrada entre a imagem e o/a observador/a e que facilite a descodificação. O primeiro passo para uma apreensão crítica da panóplia de artefactos visuais que nos cerca é a perceção do tipo de relação que estes estabelecem com os discursos dominantes e as verdades vigentes, formando regimes visuais. A normalização de determinadas imagens tende a diluir aspetos de autenticidade e falsidade ou de participação e de exclusão, demandando uma reflexão crítica sustentada sobre representações simbólicas de valores, crenças e práticas na cultura contemporânea. Por outro lado, esta é uma forma de representação que pode ancorar em meios distintos, dos media de massas ao espaço público e privado, usando formas de interpelação diversas.

Pretende-se, assim, interrogar e analisar o papel de media visuais e artísticos na construção de perceções erróneas, preconceitos, distorções e invisibilizações, a par de representações de alteridade e de deteção e reparação de injustiças e desigualdades no domínio sócio-cultural. Serão, portanto, escrutinadas formas de expressão artística contra-culturais e contra-hegemónicas com predomínio das gramáticas do visual que se têm projetado no tempo até à contemporaneidade. Serão também abordadas questões relativas a multiliteracias – literacia visual, digital e estética –, à multimodalidade e à pedagogia pelas artes, nomeadamente visuais, suscitadas pela prevalência da imagem e da espetacularidade performativa nas sociedades contemporâneas.  
 

Coordenação: Patrícia Silva (Investigadora CES) e Maria José Canelo (Investigadora CES e docente FLUC)
 

Parcerias: Programas de Doutoramento “Discursos: Cultura, História e Sociedade” (CES-FLUC) e em Materialidades da Literatura (FLUC), Mestrado em Escrita Criativa (FLUC), Câmara Municipal de Coimbra (Casa da Escrita)

 

Corpo de Formadores/as

Ana Bela Almeida (Universidade de Liverpool, UK)
Ana Gago (d1g1t0_indivíduo colectivo; CITAR, Escola das Artes, Universidade Católica Portuguesa)
Diana Andringa (CES)
Diogo Marques (d1g1t0_indivíduo colectivo; MATLIT LAB, UC; IELT, NOVAFCSH)
Fernando Aguiar (artista plástico, poeta e performer; Menção Especial Fondazione Bonotto do prestigiado Prémio Literário Bernard Heidsieck-Centro Pompidou 2021)
Gaia Giuliani (CES)
Graça Capinha (CES e FLUC)
Júlia Garraio(CES)
Manuel Portela (FLUC)
Maria José Canelo (CES e FLUC)
Patrícia Silva (CES)
Sofia José Santos (CES)
Susana Araújo (FLUC)
Tania Martuscelli (Universidade do Colorado, Boulder, USA)

[Notas Biográficas dos/as Formadores/as]
 


Formato da Escola

- Palestras de académico/as e artistas convidado/as;
- Mesas redondas com académico/as e artistas convidado/as;
- Seminários ou webinars dinamizados por formadore/as; 
- Apresentação e discussão de obras de e por artistas visuais contemporâneo/as;
- Visitas a instituições culturais locais e outros eventos culturais;
- Oficinas de exploração a partir de casos de estudo e métodos concretos
- Oficinas de apresentação de trabalhos pelo/as participantes e discussão entre pares e com formadore/as e coordenadoras.

 

Programa [DESCAREGAR AQUI]

 

Inscrição
100
€ - geral || 80€ - desconto para estudantes dos programas de doutoramento Discursos: Cultura, História e Sociedade (CES-FLUC) e Materialidades da Literatura (FLUC), de mestrado em Escrita Criativa e em Estudos de Cultura, Literatura e Línguas Modernas (FLUC)
 

As coordenadoras da escola poderão requerer mais elementos em momento posterior à candidatura, para fins de seleção.


Apresentação