Curso de verão CES
Lives and history: a comprehensive course on biographies and society
Palácio da Lousã, 17-22 Julho 2011
O núcleo de Humanidades, Migrações e Estudos para a Paz do CES tem o prazer de anunciar o seu curso inaugural de Verão dedicado ao tema Biografias e(m) Sociedade. O objectivo deste curso é oferecer uma oportunidade de estudo abrangente das experiências humanas do mundo social a partir de um duplo eixo de análise: por um lado, uma compreensão dialéctica das vidas em contexto histórico entendidas como relações de (im)possibilidade entre sujeitos, contextos e instituições politicamente organizadas; por outro, uma abordagem experiencial – no seio do próprio trabalho de investigação social – dos significados do que é ser investigador/a social no complexo mundo dos nossos dias.
Diferentemente do modelo científico da representatividade numérica ou estatística, a análise histórica e hermenêutica dos “objectos biográficos”, tais como narrativas biográficas, autobiografias, histórias de vida, diários, correspondência, memórias, testemunhos pessoais, não procura descrever padrões gerais até ao ponto de “saturação”, mas sim conhecer e reconhecer as experiências de vida concretas de sujeitos em contexto. Tais experiências encontram-se profundamente enraizadas em tecidos históricos, sociológicos, e políticos mais vastos que transcendem tanto as vidas individuais como as respectivas formas de representação a analisar. Simultaneamente, os próprios testemunhos pessoais são também moldados por relações e situações decorrentes de contextos concretos de análise.
Este é o posicionamento teórico e metodológico da pesquisa biográfica que tenta assumir uma dimensão política e cívica de “produção solidária de saber”. Saber é poder, diferentemente distribuído entre grupos e contextos diferentes (muitas vezes assimétricos), atravessando também as interacções entre investigadores e sujeitos no terreno, e entre académicos e o “mundo lá fora”.
Seguindo esta perspectiva cívica e política, o presente curso explorará duas questões epistemológicas e metodológicas principais: a dimensão intersubjectiva dos objectos de análise biográfica (pode tratar-se de relações de diálogo, confrontação, conflito, negociação, em silêncio, palavras ou actos); a dimensão situacional dos contextos de interacção e de análise (entrevistas, trabalho da memória, situações de crise humanitária, representações de fragmentos biográficos, histórias de vida).
Com base nestas ideias, o curso de Verão do CES acolherá três professores de renome internacional que têm dado uma contribuição relevante para o estudo das vidas e da história de uma perspectiva abrangente.
Carlos Martín Beristain é um médico espanhol especializado em trabalho humanitário. Com experiência de terreno em vários continentes e produção teórica sobre os efeitos psicológicos e sociais de situações de guerra e catástrofes, Beristain faz investigação e desenvolve acções na interface da teoria com a prática entendida como resposta mais adequada a tais complexas realidades políticas e sociais. A sua contribuição neste curso constitui uma excelente oportunidade de introdução aos complexos desafios da diversidade social, política, cultural e linguística própria a qualquer crise humanitária.
Daniel Feldhendler ensina há mais de trinta anos na Alemanha onde trabalha com o método do Playback Theatre. Este método de teatro para a transformação social, leva a cabo representações espontâneas de experiências de vida dos participantes, criando um contexto interactivo original. Como método de improvisação, representa um excelente instrumento de diálogo útil para analisar experiências de vida, memórias pessoais, história colectiva no presente. A contribuição de Daniel Feldhendler no curso permitirá aos participantes conhecer no concreto as potencialidades deste instrumento de interacção e diálogo social.
Luisa Passerini, especialista de história oral, é escritora e professora de história. Começou a sua carreira de investigação na Tanzânia e Zâmbia. Uma vez de retorno a Itália, envolveu-se nos movimentos sociais de finais dos anos 1960 e anos 1970, em particular o movimento feminista, sobre o qual escreveu Autobiography of a Generation. Leccionou na Austrália, Alemanha e nos Estados Unidos, e em Itália, onde ocupa uma cátedra de História na Universidade de Turim. É autora e organizadora de vários livros, entre os quais, Memoria e utopia. Il primato dell’intersoggettività (2003), L’Europa e l’amore. Immaginario e política tra le due guerre (1999) e Storia e soggettivit, Le fonti orali, la memoria (1988). Algumas das suas publicações foram editadas em inglês. O livro A memória entre política e emoção foi recentemente publicado no Brasil. O seu contributo para o curso oferecerá uma reflexão metodológica sobre história oral e memória autobiográfica.
O curso terá a duração de 5 dias (18-22 Julho) e contará com a participação dos membros da comissão organizadora, para além dos professores convidados. Destina-se a um público heterogéneo de estudantes de pós-graduação, investigadores, profissionais e membros da sociedade civil com interesse na nossa proposta teórica e metodológica.
As sessões serão ministradas em inglês e espanhol (Carlos Beristain).
O CES providencia transporte de Coimbra para a Lousã (25km a sul).
As candidaturas devem ser enviadas para livesandhistory@ces.uc.pt, acompanhadas por um curriculum vitae e uma carta de motivação.
Data limite de candidatura: 30 de Maio.
Data de notificação: 15 de Junho.