< AnteriorSeguinte >
In English     
Nº 56
Fevereiro de 2000
Número não temático
ISSN 0254-1106 e ISSN eletrónico 2182-7435
Immanuel Wallerstein
  O Albatroz Racista: a ciência social, Jörg Haider e a resistência  (pp. 5-33)
 Partindo do actual contexto político austríaco e da centralidade da questão do racismo para a análise contemporânea, o artigo reflecte sobre a incapacidade que a ciência social tem revelado para fornecer instrumentos adequados à compreensão da evolução do sistema-mundo desde 1989; só uma outra ciência social poderá pôr a descoberto as raízes profundas dos privilégios racistas de que esse sistema-mundo está impregnado.
 
João Filipe Marques
  O neo-racismo europeu e as responsabilidades da Antropologia  (pp. 35-60)
 O discurso político neo-racista vai buscar argumentos a uma parte do pensamento antropológico que, no passado, instituiu a disciplina enquanto arma científica de combate ao racismo biodeterminista. A articulação entre algumas aquisições da Antropologia e as metamorfoses ideológicas do neo-racismo europeu obriga a discutir a questão das apropriações políticas do discurso antropológico e da responsabilidade social e política do Antropólogo.
 
Manuel Carlos Silva
  Racismo e conflito inter-étnico: elementos para uma investigação  (pp. 61-79)
 Procede-se a uma breve retrospectiva dos principais contextos de manifestações xenófobas e racistas, bem como das suas justificações pseudocientíficas. Conclui-se que, para discutir o conflito inter-étnico, importa ter presente as formas de etnocentrismo e de fechamento de grupo e, sobretudo, o grau de controlo sobre recursos e recompensas em cada grupo étnico.
 
Sílvia Portugal
  Retórica e acção governativa na área das políticas de família desde 1974  (pp. 81-98)
 Apresentam-se algumas ideias exploratórias sobre o estatuto da política familiar no conjunto das políticas sociais em Portugal, discutindo-se o perfil da intervenção do Estado nesta matéria a partir de um levantamento dos discursos político e jurídico sobre a "questão familiar" baseado na análise dos programas governativos e dos textos legais produzidos desde 1974.
 
Paulo Peixoto
  Gestão estratégica das imagens das cidades: análise de mensagens promocionais e de estratégias de marketing urbano  (pp. 99-122)
 Discute-se a intensificação do processo de gestão estratégica das imagens das cidades, a partir de uma análise de anúncios promocionais de lugares, tendo em consideração os alvos, as estratégias e os produtores inerentes a esses anúncios.
 
Paula Abreu
  Práticas e consumos de música(s): ilustrações sobre alguns novos contextos da prática cultural  (pp. 123-147)
  Os estudos sobre práticas culturais no nosso país chegaram a uma situação que permite a identificação de grandes tendências e efeitos estruturais, mas revela também alguns impasses. Começando por uma análise desta situação, identifica-se um conjunto de paradoxos a partir dos quais se sugerem pistas de investigação, ilustradas através de um percurso que toma a música como objecto empírico exemplar.
 
  Recensões  
 
  Espaço Virtual