infoTRAUMA #8 versão online versão pdf

Editorial

Os estudos sobre a violência e o trauma estão há muito implantados no CES. Entre várias outras iniciativas, o projeto “Os Filhos da Guerra Colonial. Pós-memória e Representações”, no âmbito do qual Margarida Calafate Ribeiro coordenou uma equipa multidisciplinar que pôde contar com a colaboração imprescindível de Luísa Sales, lançou bases sólidas para o que viria a ser o Centro de Trauma, dirigido desde o início por esta mesma investigadora. Ao longo de anos, o Centro de Trauma promoveu múltiplas iniciativas, que passaram, nomeadamente, pela organização de várias edições do Curso de Formação em Psicotraumatologia e pelo estabelecimento de relações de trabalho e cooperação com múltiplas organizações, de índole muito diversa, mas todas, de uma forma ou de outra, interessadas na investigação sobre o trauma, na procura de soluções terapêuticas para patologias traumáticas e, em geral, no apoio à tomada de consciência das muitas implicações - sociais, políticas, culturais - da questão do trauma. No atual contexto pandémico, o Centro de Trauma revelou-se uma instância fundamental - o trabalho desenvolvido em várias vertentes confluiu de maneira extremamente relevante na construção de elementos de observação e de análise do estado de exceção gerado pela pandemia em que o CES continuamente se empenhou. Faz, assim, todo o sentido que, como sinal de definitiva consolidação, o Conselho Científico do CES tenha decidido instituir o Observatório do Trauma. Não se trata de simples mudança de designação, trata-se, sim, de dar ainda maior visibilidade e de melhorar as condições para que a investigação-ação sobre o trauma assuma ainda maior relevância no âmbito do CES enquanto instrumento central de compreensão do contemporâneo. Se fossem precisos exemplos, a forma como a relação colonial, em particular através da memória e pós-memória da Guerra Colonial, tema desta newsletter, continua a projetar-se com indesmentível violência no presente da sociedade portuguesa, seria demonstração bastante da necessidade de continuar e aprofundar o trabalho do Observatório do Trauma.

António de Sousa Ribeiro | junho de 2021

Diretor do Centro de Estudos Sociais (CES) da Universidade de Coimbra

Aconteceu


adjust - covid study group
estudo longitudinal

O OT continua a trabalhar em estreita parceria com a Sociedade Europeia para os Estudos do Stress Traumático (ESTSS), especificamente no grupo de trabalho ADJUST- ESTSS Covid-19 Study, onde o OT é coautor de um estudo longitudinal sobre o impacto da pandemia da Covid-19 em diferentes populações.






impacto em grupos de risco

estudo longitudinal






O OT resolveu agora indagar como reagiram vários dos grupos de risco especialmente expostos e vulneráveis a este contexto pandémico.




congresso ONLINE dEGPT
comunicação congresso








No passado dia 19 de março o OT, através da investigadora-colaboradora do Observatório do Trauma/CES, Margarida Figueiredo-Braga, apresentou a comunicação Resilience and protective factors for adjustment disorders and PTSD amidst the COVID 19 in the portuguese populationno congresso online da Sociedade de Psicotraumatologia dos Países de Línguas Germânicas (DeGPT).







guerra colonial - as memórias silenciadas
comunicação colóquio
Diana Andringa, Investigadora do Observatório do Trauma/CES, participou, no passado dia 27 de março, no colóquio online Guerra Colonial: as Memórias Silenciadas, com a comunicação de "Uma Geração Marcada pela Guerra".





ESTSS Young Minds School
outras atividades
"The 2d ESTSS Young Minds School (ESTSS YMS)" ocorreu nos dias 22 e 23 de Abril, sob o tema "Contemporary Trends in Research and Clinical Practice in Psychotraumatology", contou com a presença de 12 doutorandos de vários países da Europa, entre os quais Guida Manuel, Investigadora-colaboradora do Observatório do Trauma/CES.




linha de apoio covid-19
outras atividades

O Observatório do Trauma continua a disponibilizar a sua linha de apoio psicossocial, gratuita, com o aconselhamento de técnicos voluntários especialistas em trauma psicológico.
O atendimento não exige qualquer identificação e pode ser solicitado pelo telefone 926 562 085 e traumasos@ces.uc.pt.


páginas do ot
outras atividades
O OT inaugurou, na sua página oficial, o separador Pontos de Vista com dois destaques de textos de opinião: Testemunhos do Tempo Covid e Olhando em Volta – espaços de comentário à realidade social contemporânea. Estas peças de opinião e outras informações/publicações de interesse são partilhadas com regularidade nas redes do OT, no Facebook e, agora também, no Instagram.




Vai Acontecer

COVID-19: Stress, adaptação e Trauma
inquérito online - 2ª fase
O Observatório do Trauma encontra-se a concluir a recolha da segunda fase de respostas ao inquérito COVID-19: Stress, Adaptação e Trauma.





CONFERÊNCIA VIRTUAL 2021 ESTSS
17 e 18 junho
A Conferência Virtual 2021 da ESTSS vai realizar-se nos dias 17 e 18 de junho, com um dia de workshops de antecipação à Conferência a 16 de junho. O evento será realizado em formato online, com um leque de intervenções sobre o tema "Trauma e Saúde Mental durante uma Pandemia Global", no qual o OT participará com duas intervenções: “Exposure to media pandemic coverage, psychological burden, and perception of health services efficiency”, a título individual; e “The burden of adverse childhood experiences when coping and adjust to COVID 19 pandemic”, como parte do II Simpósio proposto pelo grupo de trabalho ADJUST- ESTSS Covid-19 Study.



IV CURSO GERAL DE PSICOTRAUMATOLOGIA
formação
O OT encontra-se a preparar a quarta edição do Curso Geral de Psicotraumatologia a iniciar, em regime misto, no último sábado de outubro de 2021. Outros detalhes e o plano curricular detalhado serão disponibilizados em breve.



Parceiros


Neste espaço, convidamos os nossos parceiros a divulgar as suas atividades, relacionadas com a temática do trauma psicológico.




Pontos de Vista



Nesta oitava edição da InfoTRAUMA, abordamos os 60 anos da Guerra Colonial e o papel desta no desenvolvimento da Psicotraumatologia em Portugal, com um texto de Luísa Sales (coordenadora do Observatório do Trauma/CES). Partilhamos os pontos de vista e reflexões de Bruno Sena Martins (investigador CES), Ana Luísa Rodrigues (jornalista), Mariana Carneiro (socióloga) e Diana Andringa (jornalista e investigadora-associada do OT). E, ainda, aproveitamos para divulgar iniciativas em que o Observatório do Trauma se tem envolvido, direcionadas para a análise de consequências traumáticas da Guerra, como a responsabilidade na parte clínica do Centro de Recursos de Stress em Contexto Militar (CRSCM) do Ministério da Defesa Nacional, a participação no projeto “Os Filhos da Guerra” (texto de Aida Dias) e ainda a recente publicação de um artigo, de Joana P. Becker, sobre o impacto do envelhecimento na manifestação de sintomas relacionados com o stress nos veteranos da Guerra Colonial.




Publicações


Propomos neste espaço a consulta de alguns artigos científicos/livros recentes sobre a especialidade (Top4Trauma) e destacamos notícias, reportagens e vídeos sobre a temática do trauma psicológico na secção “Trauma e Media”.

Top4 Trauma


Artigos

1. Olff, M., Primasari, I, Qing, Y, Coimbra B.M., Hovnanyan, A, Grace E, Williamson, R.E., Hoeboer, C.M. & Global Collaboration on Traumatic Stress (GC-TS) (2021/in press). Mental Health Responses to COVID-19 around the World. European Journal of Psychotraumatology, 12(1).

2. Becker, J. P., Paixão, R., & Quartilho, M. J. (2021). Psychopathology and Somatic Complaints: A Cross-Sectional Study with Portuguese Adults. Healthcare, 9, 478. doi: https://doi.org/10.3390/healthcare9040478

3. Becker, J. P. & Quartilho, M. J. (2021). Colonial War: When the Years Rekindle the Suffering — A Pilot Study. Reports, 4(2), 10. doi: https://doi.org/10.3390/reports4020010

4. Taquet, M.; Geddes, J.; Hussain, M.; Luciano, S.; & Harrison, P. (2021). 6-month neurological and psychiatric outcomes in 236379 survivors of COVID-19: a retrospective cohort study using electronic health records. The Lancet, 8(5), 416-427. doi: https://doi.org/10.1016/S2215-0366(21)00084-5.



LIVROS

1. (2021) The Pluriverse of Human Rights: The Diversity of Struggles for Dignity – Boaventura de Sousa Santos & Bruno Sena Martins (Orgs.), New York and London: Routledge.

2. (2021) Reporting on Sexual Violence in Conflict – Dart Center Europe, versão pdf.

3. (2019) Sinais de Vida: Cartas da Guerra 1961-1974 – Joana Pontes, Lisboa: Tinta da China.

4. (2005) Cartas de Guerra: D'este Viver Aqui Neste Papel Descripto – António Lobo Antunes, Lisboa: Dom Quixote.

Trauma e Media


Reflexões

1. Há vida(s) nesta Cidade! - Memórias da Guerra Colonial (programa de Isabel Simões com Inês Nacimento Rodrigues, Júlia Garraio e Vasco Martins, investigadores do NHUMEP-CES, à conversa com o convidado Miguel Cardina, coordenador do CROME/CES) - disponível em: https://ruc.pt/podcast/ha-vidas-nesta-cidade/memorias-da-guerra-colonial.

2. A pandemia pode trazer à memória o início da guerra colonial (declarações de Luísa Sales, coordenadora do OT/CES, e Miguel Cardina, coordenador do CROME/CES à TSF) - disponível em: https://saladeimprensa.ces.uc.pt/?col=noticias&id=32624#.YIGFxOhKjcc.

3. Confinamento. Cada vez mais crianças procuram psicólogos: "tenho consultas cheias como nunca tive" (entrevista de João Veloso, investigador-colaborador do OT/CES, à Rádio Observador) - disponível em: https://saladeimprensa.ces.uc.pt/?col=noticias&id=32396#.YIGFxuhKjcc.

4. Segundo confinamento vai ser mais exigente do ponto de vista mental (entrevista de Luísa Sales, coordenadora do OT/CES, à Antena 1) - disponível em: https://saladeimprensa.ces.uc.pt/?col=noticias&id=32397#.YIGFzOhKjcc.



VÍDEOS E REPORTAGENS

1. Memórias da Guerra. As feridas físicas e o stress pós-traumático que persistem | Telejornal RTP | 20 de abril de 2021 - reportagem de Ana Luísa Rodrigues sobre os efeitos dos Stress Pós-traumático nos ex-combatentes da Guerra Colonial - disponível em: https://www.rtp.pt/noticias/pais/memorias-da-guerra-as-feridas-fisicas-e-o-stress-pos-traumatico-que-persistem_v1313808.

2. Como explicar uma pandemia na Saúde Mental - Afinal Não Estou Só | Observatório do Trauma/CES | 29 de março de 2021 - João Veloso, psicólogo clínico e investigador-colaborador do OT/CES, explica quais os efeitos da pandemia e, em especial, do confinamento na saúde mental - disponível em: https://www.ces.uc.pt/observatoriodotrauma/?id_lingua=1&pag=33677.

3. Colóquio: Guerra Colonial - as Memórias Silenciadas | Página youtube do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra | 27 de março de 2021 – Mesas do Colóquio Guerra Colonial: as Memórias Silenciadas (Organização: CULTRA e projeto CROME/CES) – disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=iPJeivwGM_U.

Morada:

Observatório do Trauma | Centro de Estudos Sociais (CES)

Colégio da Graça | Rua da Sofia nº 136-138 | 3000-389 Coimbra, Portugal


Contactos:

Coordenação | Luísa Sales | luisasales@ces.uc.pt

Secretariado | Camila Borges | +351 239 853 646 | observatoriodotrauma@ces.uc.pt



Copyright © Observatório do Trauma | All rights reserved


Se deseja anular a subscrição desta newsletter, por favor, clique aqui.