|
Os painéis e os grupos de discussão têm como principal objectivo criar ou estimular redes de cooperação entre as diversas comunidades científicas das ciências sociais dos países lusófonos. Trata-se de sessões de reflexão e debate em torno de um tema, de um projecto de pesquisa, de um programa de intercâmbio, de um filme ou documentário, de um texto/ livro ou de um autor, etc. com duas características principais: a) o facto de serem modalidades auto-propostas por um organizador ou grupo já constituído; e b) o facto de deverem incluir cientistas sociais de mais do que um dos países de expressão portuguesa. (Nota: não serão aceites grupos cujos participantes pertençam a um mesmo departamento ou instituição).
As propostas podem ser apresentadas à Comissão Organizadora sem que os grupos estejam fechados na sua forma final. Neste caso, as propostas e o respectivo modelo de discussão serão colocadas na página do Congresso na Internet, para que outros candidatos possam expressar o seu interesse em participar nesse grupo mediante contacto com o organizador. Assim, as redes começarão a ser dinamizadas ao longo dos próximos meses, esperando-se que saiam reforçadas depois do Congresso (clique aqui para aceder às propostas).
Os painéis deverão funcionar com um número de 4 a 6 participantes e a discussão será aberta à assistência, podendo esta participar activamente no debate. Considera-se que os painéis são especialmente adequados à apresentação de comunicações individuais pelo próprio autor ou por outro membro do painel (mas os organizadores podem propor outras modalidades, incluindo comentadores ou formas inovadoras de exposição).
Os grupos de discussão deverão funcionar com um número de 10 a 15 participantes e a sessão funcionará em grupo fechado (muito embora o coordenador possa autorizar o acesso a outros congressistas). Esta modalidade parece especialmente adequada ao debate conjunto de documentos comuns, organização ou balanço de projectos, redes, etc.
Em qualquer destas modalidades, haverá um relator, que, no final do congresso deverá elaborar um texto de síntese com os materiais e ideias em discussão em cada uma das sessões, bem como as conclusões a que se chegou ou os programas de acção que foram delineados. Essas sínteses serão posteriormente publicadas juntamente com as actas do Congresso.
Requisitos
As propostas para painéis e grupos de discussão devem incluir a seguinte informação, a ser enviada para o Secretariado do Congresso:
- Título, forma da sessão e resumo de 250 palavras, descrevendo os objectivos científicos do painel ou grupo de discussão;
- Nome do organizador da sessão, filiação institucional, área de investigação ou departamento, morada, telefone, fax e correio electrónico;
- Nomes do moderador e do relator, filiação institucional, área de investigação ou departamento, morada, telefone, fax e correio electrónico;
- Nome dos membros do painel ou grupo de discussão, título das comunicações (no caso dos painéis), filiações institucionais, moradas, telefones, fax e endereços electrónicos, e um resumo de 1000 palavras, descrevendo o conteúdo de todas as participações individuais.
Datas (relativas a painéis e grupos de discussão)
Até 30 de Abril - envio do título,
resumo da comunicação ou propostas de painéis/grupos
de discussão.
Até 15 de Abril Resposta, por parte
da organização às propostas de painel e grupo
de discussão.
Até 15 de Maio Inscrição
dos interessados em participar nos painéis ou grupos de discussão
(ainda em aberto), mediante contacto com os respectivos organizadores.
Até 30 de Maio Envio para o Secretariado
do Congresso da informação definitiva relativa aos
painéis e grupos de discussão (participantes, títulos
das comunicações, resumo), por parte dos respectivos
organizadores.
13 de Agosto Envio da documentação
final para o Secretariado.
Nota: Devido ao número elevado
de inscrições já efectuadas não é
possível a aceitação de todas as propostas.
|