|
Caso não consiga visualizar esta mensagem, clique aqui.
|
|
Candidaturas Abertas 2020 - 2021
|
|
|
Porquê escolher o CES?
O Centro de Estudos Sociais oferece um ambiente académico interdisciplinar, dinâmico e internacionalizado, combinando a formação avançada com uma investigação de excelência nas áreas das Ciências Sociais e das Humanidades. Esta investigação assenta em epistemologias e metodologias inovadoras, no pensamento crítico, na análise comprometida com a visibilização de relações assimétricas de poder, como no caso das relações Norte|Sul, e no desenvolvimento de fortes relações ciência-sociedade.
Investigação e Formação de Excelência
- O mérito científico do CES e dos/as seus/suas investigadores/as é internacionalmente reconhecido.
- Todos os programas doutorais em que o CES colabora são oferecidos conjuntamente com a Universidade de Coimbra, uma das mais reconhecidas Universidades portuguesas.
- Os programas oferecidos combinam seminários temáticos com períodos de investigação, de forma a assegurar que os/as estudantes adquirem ferramentas teóricas e metodológicas sólidas.
- O corpo docente é constituído por professores/as e investigadores/as com ampla experiência de ensino e de trabalho conceptual e empírico, com conhecimento concreto das diferentes dinâmicas analisadas e inseridos/as em redes internacionais de excelência.
Um ambiente académico interdisciplinar e diversificado
- Os programas doutorais CES-UC são marcados pela interdisciplinaridade e transdisciplinaridade, combinando contribuições de diversas áreas e tradições.
- O ambiente dinâmico e internacional da escola CES é animado pela colaboração de investigadores/as de renome internacional e pelos/as mais de 300 doutorandos/as provenientes das mais diversas origens disciplinares e geográficas (no ano letivo de 2018/2019, 52% dos/as estudantes eram internacionais).
- Aos/Às estudantes é disponibilizado um conjunto de recursos específicos, entre os quais se salienta a Biblioteca Norte|Sul e um serviço de apoio especializado que acompanha os/as estudantes no seu primeiro contacto com o CES e em outras etapas do seu percurso científico, incluindo candidaturas a bolsas de doutoramento e/ou de investigação.
- O CES faculta oportunidades de inserção dos/as estudantes de doutoramento na sua comunidade científica, bem como de desenvolvimento de competências necessárias para uma carreira científica. As atividades direcionadas para os/as estudantes de doutoramento incluem uma Unidade de Acompanhamento Pedagógico, a oportunidade de participação na publicação eletrónica Cabo dos Trabalhos, que permite uma primeira experiência de publicação de acesso livre; o envolvimento na organização e participação num Colóquio Internacional de Doutorandos/as do CES, que oferece um contexto estimulante para a apresentação e discussão de propostas conceptuais e resultados científicos pelos pares, bem como a possibilidade de participar em diversos eventos científicos organizados no CES no âmbito dos seus núcleos e projetos de investigação.
- A internacionalização dos/as estudantes é incentivada no âmbito de redes Marie-Curie ITN, do programa Erasmus+ (estágios para períodos de investigação), e de outras parcerias internacionais em que o CES e a UC participam.
|
|
Os programas de doutoramento CES-UC oferecem anualmente palestras proferidas por investigadores/as e especialistas internacionalmente reconhecidos/as.
|
|
Todas as Teses de Doutoramento defendidas estão disponíveis para consulta na Biblioteca Norte|Sul do CES.
|
|
|
|
"Il dottorato DemoXXI mi ha dato la possibilità di ampliare le mie conoscenze (dal femminismo alla democrazia partecipativa, passando per ecologia e anti-razzismo) e mi ha dato le chiavi di lettura per studiare lo stato delle attuali democrazie. Il CES è un luogo ideale dove analizzare criticamente società, democrazia e potere."
Marco Meloni, em tese (Itália)
|
|
|
"Este programa de doutoramento não só me deu ferramentas teóricas e analíticas que desenvolveram o meu sentido crítico, como me permitiu contactar com a comunidade do CES, um centro de investigação academicamente diversificado, social e politicamente empenhado e intelectualmente estimulante."
Verónica Isabel Pedro Ferreira, em tese (Portugal)
|
|
|
"Recebi convites de outros Programas nos EUA e em Singapura. Contudo, o alto nível do corpo docente e o carater interdisciplinar do DGCI me dão a certeza de que fiz a escolha certa. Esses são os elementos chave para todos aqueles que, assim como eu, estão a trabalhar em temas híbridos e necessitam de lentes apropriadas para o estudo das questões do mundo real."
Francisco José Alves de Castro, em tese (Brasil)
|
|
|
|
"A qualidade de ensino e investigação foi determinante na escolha do programa de doutoramento. Como trabalhador-estudante são fundamentais as condições de trabalho e investigação oferecidas, tal como o apoio de docentes e discentes aos alunos e investigadores, o que permite conciliar uma vida profissional activa com uma vida académica que se pretende profícua."
Rui Moreira Claro, em tese (Portugal)
|
|
|
"Fui bolseira de investigação no CES e foi essa excelente experiência que me fez regressar e continuar a minha formação. Reencontrei no doutoramento um ambiente de estímulo à crítica, à criatividade, à evolução pessoal e ao trabalho em equipa, com a solidez e seriedade de ensino que sempre valorizei."
Sara Filipa Ferreira Portovedo, em tese (Portugal)
|
|
|
|
|
|
|
|
Copyright © CES-UC | All rights reserved
|
|
|
|