O Centro de Estudos Sociais (CES) da Universidade de Coimbra organiza pela quinta vez o Colóquio Internacional de Doutorandos/as que frequentam os programas de doutoramento promovidos pelo Centro ou que têm o CES como instituição de acolhimento.
Nesta quinta edição, que decorrerá nos dias 20 e 21 de março de 2015, o tema Poderes Emergentes, Continuidades e Transformações dá o mote para uma discussão sobre as lutas que emergem das tensões entre mudança e reprodução social. Este Colóquio convida a um olhar sobre as dinâmicas de estruturação de novos poderes, considerando as estruturas e dinâmicas de reprodução dos poderes historicamente institucionalizados e estruturados. Trata-se, pois, de poderes que emergem das atuais lógicas de estruturação social, percetíveis na intersecção do global com o local, da sociedade e suas instituições com os indivíduos, coletivos e suas ações. Assim, este tema remete para as dinâmicas de luta pelo exercício da dominação e emancipação, bem como as suas reciprocidades e os seus focos de tensão. Ao compreender-se o poder como uma relação em contínua reconstrução e reconfiguração, abre-se o espaço necessário à sua descoberta nos mais diversos domínios da vida social mas, mais ainda, devolve-se ao sujeito a capacidade de o transformar.
Desafiar a um debate sobre poderes emergentes constitui, portanto, um repto a uma observação aprofundada sobre a própria sociedade e os diversos campos de atividade social, compreendendo que toda a relação de poder tem uma natureza política e histórica a observar e questionar. Poder económico, poder político, poder cultural e poder simbólico são expressões que convidam a uma análise da economia do poder, das suas políticas, culturas e símbolos e signos nas diversas esferas da vida social, bem como nos seus diversos planos analíticos.
É, neste âmbito, um exercício que propomos ao nível das seguintes áreas temáticas: