PUBLICAR: Em que língua? Em que fase do trabalho? Em que revista ou livro? Publicar um artigo ou um capítulo?
Como dar voz às nossas preocupações? Que temas? Como garantir a qualidade do nosso trabalho; organizar os textos, encontrar as frases certas, estabelecer sinergias com outros autores, etc.?
SEM PERECER: Gerindo bem o nosso tempo de escrita, criando rotinas, arranjando espaço, bebendo água, inspirando-expirando… enfim… já sabemos!
Por todo o mundo, os académicos tentam entrar na corrida para dar visibilidade e reconhecimento à sua produção científica, de forma a construírem carreiras internacionais. Investigadores em início de carreira, ao receberem mensagens contraditórias, sentem-se perdidos/as e ficam confusos/as quando são pressionados/as a publicar muito, rápido e em edições de elevado prestígio académico.
Entretanto, as editoras estabelecem procedimentos para garantir a qualidade científica das publicações através da revisão por pares. Fatores de impacto são pensados como indicadores da importância das publicações em diferentes áreas da investigação científica. Ao mesmo tempo, práticas de pay-per-view e pay-to-publish podem restringir, ainda mais, o acesso às publicações. Importa referir, que a opção de publicar em revistas de acesso aberto introduz uma dimensão adicional de escolhas, enquanto oferece inúmeras publicações que se caracterizam pela disparidade em qualidade e em reputação.
Então, como podem os/as investigadores/as em início da carreira contribuir para o debate internacional da investigação científica e percorrer o seu caminho no universo das publicações científicas, em permanente mudança?
Os dois módulos desta série destinam-se a partilhar boas práticas de acesso ao conhecimento científico e de uso dos sistemas da ciência de informação. Espera-se que, no âmbito das sessões práticas, os participantes aprendam técnicas de pesquisa e de gestão de informação, bem como de escrita académica, revisão e edição dos textos científicos, enquanto tomam conhecimento das práticas do mercado editorial. A série estimulará os investigadores em início da carreira a sentirem-se mais à vontade na produção de textos e na interação com editoras académicas internacionais e nacionais.
Quem?
Comissão organizadora do Centro de Estudos Sociais: Olga Solovova (NHUMEP), Nancy Duxbury (CCArq), Maria José Carvalho (Biblioteca Norte|Sul), Rita Alcaire (Investigadora Júnior), Francisco Freitas (Investigador Júnior), Daniel Neves (Investigador em Pós-Doutoramento), Paula Sequeiros (POSTRADE), Patrícia Taborda Silva (NHUMEP), Joaquim Veríssimo (CES), Inês Lima (Biblioteca Norte|Sul);
O quê?
Partilha de técnicas de pesquisa e de gestão de informação, escrita académica, conhecimento das práticas do mercado editorial, entre outros.
Quando?
Ano letivo de 2018/2019: outubro de 2018, março, abril de 2019
Como?
Através de sessões práticas organizadas em 2 módulos
Para quem?
Número de participantes:
25 no módulo 1;
25 no módulo 2;
Taxa de inscrição por módulo:
25€ participantes internos
40€ participantes externos
Línguas:
Português e Inglês*
Convidados/as e Formadores/as:
NOTA: A língua preferencial será o português contudo, poderá estar sujeita a alteração de acordo com a proveniência linguística dos/as convidados/as.
17 de outubro de 2018, 10h00-13h00 | Sala Doutoramento 1, Dep. de Arquitetura da UC
Saúde mental na academia
Orador: Marco Pereira (FPCE-UC/ CINEICC | Psicólogo. Doutorado em Psicologia pela Universidade de Coimbra)
30 de outubro de 2018,, 2018, 10h00-18h00 | CES-Alta
Catálogos, Bases de dados e Repositórios - Maria José Paiva Fernandes Carvalho
14 de novembro de 2018, 10h00-18h00 | CES-Alta
Gestão bibliográfica, Citar e referenciar, Plágio - Maria José Paiva Fernandes Carvalho
21 de novembro de 2018, 10h00-18h00 | CES-Alta
Publicações periódicas e Fator de impacto - Maria José Paiva Fernandes Carvalho
ORCID: Identificação do/a investigador/a - Joaquim Veríssimo
28 de novembro de 2018, 10h00-18h00 | CES-Alta
Gestão de informação bibliográfica: Zotero e Mendeley - Francisco Freitas
Inscrição
25€ Doutorandos/as e Comunidade CES
40€ Público em Geral
6 de fevereiro de 2019 | 10h00-17h30 | CES-Alta, sala 2
BNS/SIBUC: Catálogos, bases de dados e repositórios - Maria José P. F. Carvalho
13 de fevereiro de 2019 | 10h00-17h30 | CES-Alta, sala 2
Normas e estilos de citação, e gestão de referências bibliográficas - Maria José P. F. Carvalho
20 de fevereiro de 2019 | CES-Alta, sala 2
10h00-13h00 | Zotero: gestão de conteúdos bibliográficos – Francisco Freitas
14h30-17h30 | Mendeley: gestão de conteúdos bibliográficos – Francisco Freitas
27 de fevereiro de 2019 | CES-Alta, sala 2
10h00-13h00 | Fatores de impacto e relevância das publicações periódicas - Maria José P. F. Carvalho
14h30-16h30 | Plataformas de Identificação do/a investigador/a: ORCID; ResearcherID; AuthorID - Joaquim Veríssimo
Inscrição
25€ Comunidade CES e Comunidade UC
40€ Público em Geral
Inscrições abertas > 18 de janeiro a 4 de fevereiro
Mais Informações e Inscrição
13 de março de 2019, CES-Alta, sala 2
Escrita científica
10h00-12h30 - Acesso Aberto, por Ana Eva Migueis (Coordenadora do SIBUC)
Dicas para a escrita científica: Encontros com autores
14h30-17h00 - Escrita e organização de uma tese científica, por Daniel Neves da Costa (Investigador em pós-doutoramento CES)
19 de março de 2019, CES-Alta, sala 2
Português académico: identidade do/a investigador/a e os variados discursos académicos
10h00-17h00 - Oficina de escrita académica - Língua portuguesa, por Joana Vieira Santos (Investigadora e Professora, FLUC/CELGA)
26 de março de 2019, Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra, Sala Luís de Albuquerque
Editoras internacionais: Peter Lang
10h00-13h00 - Da tese ao livro: como publicar com (c)alma, por Claúdia Pazos Alonso
14h30-17h00 - Publicar e Prosperar, por Claúdia Pazos Alonso
27 de março de 2019, Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra, Sala Luís de Albuquerque
Ciências Sociais e Humanas e as diferentes abordagens na organização da produção científica
10h00-11h15 - A tese: da conceção à concretização, por Sandra Carvalho (Investigadora CES)
11h30-13h00 - Potencialidades e desafios das metodologias visuais, por Rita Campos (Investigadora CES)
14h30-17h00 - Práticas diversas de preparação de doutorandos para o mundo da academia internacional, por Patrícia Silva (Investigadora CES)
4 de abril de 2019, , CES-Alta, sala 2
Inglês académico: Organizar a produção de textos
10h00-17h00 - Academic English/Academic Portuguese. Translate/ rephrase/ revise, por Kate Torkington
Inscrições: 6 a 12 de março | N.º máximo de participantes: 25 | Valor: 25€
10 de abril de 2019, CES-Alta, sala 1
Outras metodologias para investigação
10:00-13:00 - Oficina de Ilustração Científica Criativa: como (re)misturar arte, imaginação e ciência social" [manual teórico], por Susana de Noronha (Investigadora CES)
14:30-16:45 - Escrita académica: A linguagem, por Graça Capinha - ( Prof. FLUC/Investigadora do CES)
17 de abril de 2019, CES-Alta, sala 2
Produção e edição científica
10:00-12:30 - As diferentes abordagens na organização da produção científica por João Arriscado Nunes (Prof. FEUC/Investigador CES)
24 de abril de 2019, CES-Alta, sala 2
Pressão e Produção científica
10:00-11:15 - Editors' perspectives. Visualization and mapping, por Nancy Duxbury(Investigadora CES)
11:30-13:00 - Vencer e defender a tese. Gestão de tempo, por Olga Solovova (Investigadora CES)
14:30-16:00 - Combate ao Stress em contexto académico, por Marília Neri (Doutoranda CES)
16:30-18:00 - Combate ao Stress em contexto académico, por Vera Pereira (Psicóloga, Doutorada em Psicologia pela Universidade de Lisboa)
8 de maio de 2019, Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra
Publicar: Produção e edição científica
14:30-16:15 - Editoras Fraudulentas, por Paula Sequeiros (Investigadora CES)
16:30-17:30 - Edição científica em editoras comerciais, por Andrea Peniche, (Coordenadora Editorial)
Inscrições: 27 de março a 9 de abril | N.º máximo de participantes: 25 | Valor: 15€
Mais Informações e Inscrição
8 de maio de 2019, 10h00-13h00, CES | Alta, sala 2
Oficina Publicar sem Perecer
«Desafio: Senta-te e Escreve»
15 de maio de 2019, 14h30-17h00, CES | Alta, sala 2
Oficina Publicar sem Perecer
«Desafio: Senta-te e Escreve»
Inscrições gratuitas, mas obrigatórias, abertas apenas para 15 de maio
Mais Informações e Inscrição
Ciclo destinado a participantes internos e externos (doutorandos; investigadores júnior; investigadores em pós-doutoramento, investigadores permanentes e funcionários)
21 de maio 2019 | 10h00-12h30 e 14h30-17h30 | Sala Luís de Albuquerque, Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra
1a. Catálogos, Bases de Dados & Repositórios. Formadora: Maria José Paiva Fernandes Carvalho. (CES/BNS)
22 de maio 2019 | 10h00-13h00 e 14h30-17h30 | Sala Luís de Albuquerque, Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra
1b. Gestão bibliográfica: Citar & referenciar (Normas & Estilos) e Plágio: ferramentas. Formadora: Maria José Paiva Fernandes Carvalho (CES/BNS)
28 de maio 2019 | Sala Luís de Albuquerque, Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra
10h00-13h00 | 1c. Gestão de conteúdos Bibliográficos: ZOTERO. Formador: Otto Vinícius Agra Figueiredo, Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), Pesquisador do Centro de Estudos e Documentação em Educação - CEDE/UEFS
14h30-17h30 | 1c. Gestão de conteúdos Bibliográficos: MENDELEY. Formadora: Susana Dias (SBIDM, Universidade de Aveiro)
29 de maio 2019 | Sala Luís de Albuquerque, Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra
10h00-13h00 | 1d. Publicações periódicas: Fator de Impacto Formadora: Maria José Paiva Fernandes Carvalho (CES/BNS)
14h30-17h30 | 1d. Identificação do/a Investigador/a: Introdução ao ORCID. Formador: Joaquim Veríssimo (CES)
Inscrições entre 23 de abril e 16 de maio | Inscrição: 25€ | N.º máximo de participantes: 25
Publicar Sem Perecer: Sobreviver ao Turbilhão (8.ª edição)
Publicar Sem Perecer: Sobreviver ao Turbilhão (7.ª edição)
Publicar Sem Perecer: Sobreviver ao Turbilhão (6.ª edição)
Publicar Sem Perecer: Sobreviver ao Turbilhão (5.ª edição)
Publicar Sem Perecer: Sobreviver ao Turbilhão (4.ª edição)
Publicar Sem Perecer: Sobreviver ao Turbilhão (3.ª edição)
Partilhem as vossas dúvidas ou sugestões aqui: survive_stampede@ces.uc.pt
As ideias recolhidas nas caixas virtuais e físicas ajudar-nos-ão a orientar as sessões práticas mais de acordo com os vossos interesses.