Ciclo de Debates
Trabalho e Sociedade | 2020-2021
Oficina

Recuperação da Dignidade Humana - acesso à habitação e o direito ao trabalho em Portugal

Diana Gaspar (Psicóloga na CRESCER)
Elda Coimbra (Inquilina do projecto É UMA CASA, Lisboa Housing First)

8 de junho de 2021, 16h00 (GMT +01:00), Evento em formato digital
ApresentaçãoCartaz

Em 2009, Portugal elaborou a Estratégia Nacional para a Integração das Pessoas em Situação de Sem-Abrigo, resultando no Plano Municipal para a Pessoa em Situação de Sem-Abrigo, na cidade de Lisboa. Em 2013 foi implementado um projeto piloto com 7 pessoas em situação de sem abrigo com o objetivo de ser uma alternativa ao processo convencional segundo o qual estas pessoas acedem à habitação. Primeiro, tirando-as das ruas e dando-lhes habitações decentes com o apoio de uma equipa especializada e posteriormente, aplicando o plano de autonomia, atuando em três áreas específicas: prevenção, intervenção e monitorização. Completando um pouco menos de uma década de projeto, atualmente o É UMA CASA, Lisboa Housing First da CRESCER – Associação de Intervenção Comunitária, conta com 120 casas e é referência na União Europeia de projetos de Housing First.

Para além de apresentar o projeto É UMA CASA, Lisboa Housing First, este seminário visa mostrar como através de uma habitação digna, a pessoa em situação de sem abrigo passa de uma vida na qual se via 100% vulnerável, para uma vida ativa e integrada na comunidade por meio do restabelecimento da sua rede de apoio, acesso às estruturas de saúde e, em alguns casos, a uma atividade laboral/trabalho. O objetivo principal com esta sessão é trazer o que é o programa É UMA CASA, Lisboa Housing First executado pela CRESCER e como o acesso à habitação e ao trabalho dignificam a vida dos seus/suas inquilinos/as. O conceito de trabalho que trago nesta sessão, não é o sentido dominante na sociedade capitalista, mas sim como o trabalho ou a atividade de geração de rendimento contribui para a recuperação e construção da dignidade humana.


Convidadas:
Diana Gaspar - Psicóloga na CRESCER, faz parte da equipa técnica do projecto É UMA CASA, Lisboa - Housing First desde 2020;
Elda Coimbra - inquilina do do projecto É UMA CASA, Lisboa Housing First. Trabalha como par no Drop In da CRESCER - o Espaço Âncora - onde presta apoio a pessoas que se encontram em situação de sem abrigo.

Comentadora: Ligia Bugelli Santos (HRICS/RETS/CES/III)


Notas biográficas

Diana Gaspar | Psicóloga na CRESCER, faz parte da equipa técnica do projecto É UMA CASA, Lisboa Housing First desde 2020, o qual integra pessoas que se encontram em situação de vulnerabilidade em casas individuais com o acompanhamento de uma equipa técnica especializada, apoiando-as no processo de integração na comunidade e, portanto, nas várias dimensões da vida para a sua autonomização (estruturas de saúde, sociais, comunitárias, formativas e profissionais, desenvolvimento de rede de suporte e (re)estabelecimento de relações familiares e/ou com outros significativos). Licenciada em Psicologia pela Universidade de Lisboa em 2006, com Pós-graduação em Terapia Familiar e Comunitária pela Universidade Autónoma de Lisboa em parceria com a Associação Portuguesa de Terapia Familiar e Comunitária, em 2011. Integrou diferentes projectos de intervenção comunitária, nomeadamente na área da Prevenção de comportamentos de risco junto de jovens e suas famílias, em contexto escolar e comunitário (no âmbito do Plano Integrado de Prevenção da Toxicodependência no concelho de Vila Franca de Xira) e na área da Redução de Riscos. Nesta área integrou vários projectos desenvolvidos em Lisboa pela CRESCER junto de grupos em situação de vulnerabilidade, entre os quais pessoas com consumos problemáticos de substâncias psicoactivas, pessoas em situação de sem abrigo, migrantes, refugiados e requerentes de asilo (Equipas Técnicas de Rua, É UMA CASA, Lisboa Housing First, É UMA VIDA). Ainda no âmbito da intervenção em Redução de Riscos, integrou a equipa técnica da Sala de Consumo em Menor Risco de Paris.

Elda Coimbra | 51 anos de idade, ficou em situação de sem abrigo após perder a sua casa por não ter condições de habitabilidade. Nesse período, que durou mais de 10 anos, pernoitou na rua, viveu em quartos subsidiados e passou por diferentes albergues. Por se encontrar numa situação de extrema vulnerabilidade psicológica e física, bem como por estar totalmente excluída da comunidade, foi sinalizada pelas Equipa Técnicas de Rua da CRESCER para o projeto É UMA CASA, Lisboa Housing First. Elda deu entrada numa habitação individual na zona de Belém em julho de 2018, onde continua a viver atualmente. Após a integração no projeto, Elda voltou a ter acesso a cuidados de saúde física e psicológica através das estruturas da comunidade, como o centro de saúde da área da residência. Posteriormente conseguiu integrar-se no mercado de trabalho. Elda trabalha como par no Drop In da CRESCER – o Espaço Âncora – onde presta apoio a pessoas que se encontram em situação de sem abrigo. A estabilidade que ganhou com a habitação possibilitou-lhe retomar o contacto com a família e está perfeitamente integrada no seu bairro, onde mantém ótimas relações de vizinhança.

Ligia Bugelli | Gestora pública, mestra em saúde pública e estudante de doutoramento em Direitos Humanos nas Sociedades Contemporâneas do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra (CES/UC). Senadora do Instituto de Investigação Interdisciplinar da Universidade de Coimbra (III/UC). Atualmente sua investigação de doutorado é voltada para a pesquisa de políticas públicas que garantam o cuidado em liberdade e o acesso ao direito à moradia das pessoas em situação de rua usuárias de drogas.

 

Organização: Grupo de Estudos Relações de Trabalho e Sociedade (RETS)  | No âmbito do ciclo TRABALHO E SOCIEDADE | 2020-2021

__________________________

Esta atividade realiza-se através da plataforma Zoom, sem inscrição obrigatória. No entanto, está limitada ao número de vagas disponíveis.
https://us02web.zoom.us/j/86941026554?pwd=dEpOek12R2QydERUSlBQbGJ2Ri9LU
ID da reunião: 86941026554 | Senha de acesso: 2020

Agradecemos que todas/os as/os participantes mantenham o microfone silenciado até ao momento do debate. A/O anfitriã/ão da sessão reserva-se o direito de expulsão da/o participante que não respeite as normas da sala.

As atividades abertas dinamizadas em formato digital, como esta, não conferem declaração de participação uma vez que tal documento apenas será facultado em eventos que prevejam registo prévio e acesso controlado.