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Nº 41
Dezembro de 1994
Número não temático
ISSN 0254-1106 e ISSN eletrónico 2182-7435
Stephen R. Stoer
  O Estado e as Políticas Educativas: uma proposta de mandato renovado para a escola democrática  (pp. 3-33)
 Avaliam-se os desenvolvimentos recentes da política educativa portuguesa à luz da experiência dos países centrais. Perante, a crítica e a crise da Escola Meritocrática, é apresentada uma proposta de "mandato renovado" para a Escola Democrática em Portugal.
 
Telmo Caria
  Prática e Aprendizagem da Investigação Sociológica no Estudo Etnográfico duma Escola Básica 2.3.  (pp. 35-62)
 O estudo das culturas profissionais dos professores realizado numa escola básica proporcionou uma reflexão sobre as potencialidades do método etnográfico na pesquisa sociológica e sobre a importância da integração nesse estudo das vertentes prático-cultural e teórico-estrutural do trabalho científico.
 
Cristiana Bastos
  Geomorfologia do poder na produção social da Ciência: a propósito da luta global contra a SIDA  (pp. 63-84)
 Um problema como a SIDA e o combate à SIDA, que se exprime de modo diferente em diferentes lugares do sistema-mundo, é usado para abordar o tema da globalização no âmbito da produção social da ciência.
 
Amélia Cohn
  Descentralização, Saúde e Cidadania. Análise de uma Experiência de Gestão Local: Município de São Paulo, Brasil, 1989-1992  (pp. 85-100)
 A partir da análise de uma experiência concreta de descentralização e de diversificação dos modelos de gestão no setor da saúde discute-se o poder local como espaço privilegiado de constituição de novas identidades e sujeitos sociais.
 
Sérgio Adorno
  Violência, Controle Social e Cidadania: dilemas na administração da justiça criminal no Brasil  (pp. 101-127)
 Após a transição democrática, as políticas públicas de segurança e de justiça no Brasil não evitaram a situação paradoxal de à conquista das liberdades cívicas corresponder uma imposição arbitrária da ordem na periferia social e cultural da sociedade.
 
Denis O'Hearn
  A concorrência global, a Europa e o carácter periférico da Irlanda  (pp. 129-165)
 A ideia de que a integração europeia pode atenuar, na Europa, a desigualdade entre o centro e a periferia é posta em causa a partir de uma reflexão sobre o exemplo irlandês. É que a concorrência global está a obrigar as empresas e os estados europeus a prosseguirem estratégias que inviabilizam o nivelamento regional.
 
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