O diálogo além das fronteiras realizado neste livro está alicerçado num dos ensinamentos de Paulo Freire: de que uma das nossas lutas como seres humanos deva ser dada no sentido de diminuir as razões objectivas para a desesperança que nos imobiliza. Nesse sentido, a recusa ao fatalismo cínico e imobilizante pregado pelo contexto neoliberal, pela globalização capitalista, pela desigualdade social e racial deve pautar-se por uma postura epistemológica e política criticamente esperançosa.
Nesta obra de Nilma Gomes, editada no Brasil, encontram-se contribuições de Boaventura de Sousa Santos, Maria Paula Meneses e Marta Araújo.
Índice
APRESENTAÇÃO
PARTE I – GLOBALIZAÇÃO, EDUCAÇÃO E DIGNIDADE HUMANA
Entrevista – Boaventura de Sousa Santos
Somos diferentes, somos iguais: uma abordagem educativa europeia para os Direitos Humanos – Teresa Cunha e Inês Reis
PARTE II – RACISMOS E ETNICIDADES EM DIFERENTES CONTEXTOS HISTÓRICOS E SOCIAIS
Os espaços criados pelas palavras: racismos, etnicidades e o encontro colonial – Maria Paula Guttierrez Meneses
O silêncio do racismo em Portugal: o caso do abuso verbal racista na escola – Marta Araújo
PARTE III – RACISMO, ANTI-RACISMO E EDUCAÇÃO: O CONTEXTO BRASILEIRO
Diversidade étnico-racial e Educação no contexto brasileiro: algumas reflexões – Nilma Lino Gomes
A pedagogia multirracial popular e o sistema escolar – Miguel González Arroyo
OS AUTORES |