Eleições, Democracia e Direitos Humanos Formação avançada, investigação e apoio

Curso de Formação a Distância

Democracia, Direitos Humanos e Participação de Crianças e Jovens (3.ª Edição)

16 de março a 6 de abril de 2022 | 18h00 - 20h30 (CANCELADO)

Evento em formato digital via Zoom

Apresentação

"Todas as pessoas têm o direito de conhecer, procurar e receber informações sobre todos os Direitos Humanos e liberdades fundamentais e devem ter acesso à educação e formação para os Direitos Humanos" - Declaração das Nações Unidas sobre a Educação e Formação para os Direitos Humanos (2011). 

Partindo deste princípio, este curso aborda aspetos centrais dos Direitos Humanos, Democracia e Participação de crianças e jovens, numa perspetiva teórico-prática. Destina-se a pessoas que trabalham com este público, incluindo em escolas, estabelecimentos de educação e ensino, autarquias locais, ONGs, entre outros.

O curso desenvolve-se em torno de três módulos temáticos: Introdução aos Direitos Humanos; Participação de Crianças e Jovens na Escola, e Participação de Crianças e Jovens na Sociedade.

No Módulo I é feita uma introdução aos Direitos Humanos, origens dos principais instrumentos e seus princípios. É feita uma abordagem reflexiva e vivencial destes temas centrais, a sua aplicação no quotidiano, particularmente na educação. O Módulo II aborda os direitos e participação das crianças e jovens, focando a escola enquanto espaço de literacia, de proteção e promoção destes direitos. O Módulo III aborda a Democracia numa perspetiva ampla, de participação na sociedade, apontando aspetos em que as crianças e jovens podem tomar parte. Durante todo o curso serão partilhadas ferramentas e recursos educativos, para aplicação no contexto de gestão educativa e utilização em sala de aula, sobre os respetivos temas.

O curso conta com a participação e apoio do projeto Miúdos a Votos – Visão Júnior e Rede de Bibliotecas Escolares.


Coordenação e Equipa

Carla Luís é coordenadora do VOTEdhr - Eleições, Democracia e Direitos Humanos. Investigadora do CES – Centro de Estudos Sociais, em pós-doutoramento. Mestre em Direitos Humanos e Democratização (EIUC) e licenciada em Direito pela FDUNL. Tem trabalhado na área das Eleições e Democracia, com instituições internacionais e nacionais. Doutorada pela Universidade de Coimbra, com uma tese sobre a ONU e impacto dos sistemas eleitorais. Foi investigadora no The Electoral Integrity Project (Univs. Sydney/Harvard) e trabalhou com o PNUD como assessora jurídica eleitoral, entre outros. Membro da Comissão Nacional de Eleições desde 2009. Co-autora de diversas leis eleitorais anotadas, entre outras. Leciona na área da Observação Eleitoral, Justiça Eleitoral, entre outras. Formadora certificada BRIDGE.

Diana Silva | Enfermeira, colaborou em missões de cooperação para o desenvolvimento em Timor Leste e São Tomé e Príncipe, abrangendo a monitorização das políticas de saúde nos serviços comunitários e formação de pessoal de saúde. Em Portugal trabalhou num centro de redução de riscos dirigido a pessoas que usam drogas e coordenou projetos na área da saúde comunitária, incluindo a promoção de acesso aos serviços de saúde pela população migrante. É facilitadora de Educação em Direitos Humanos e Cidadania tendo colaborado no Programa de Educação em Direitos Humanos SOMOS da Câmara Municipal de Lisboa e no projecto EAThink - Eat Local, Think Global, promovido pela Fundação Calouste Gulbenkian, entre outros. Em 2017 fundou o projeto educativo Pirilampos Ed., dirigido a crianças e jovens, com o objetivo de desenvolver recursos sócio-emocionais em corpos saudáveis através de yoga, meditação e inteligência emocional.

João Palma | Praticante de meditação desde 2004, ensina Mindfulness desde 2008. É Instrutor Certificado e Mentor de MBSR – Mindfulness Based Stress Reduction pela UCSD Center for Mindfulness, e Instrutor Certificado de Breathworks – Mindfulness for Health, pela Breathworks CIC. Diretor do estúdio Budadharma – Mindfulness & Yoga, onde facilita os seus programas baseados em mindfulness. Tem também levado os seus cursos e workshops a organizações, empresas, universidades e hospitais. Desde 2014 facilita retiros pelo país. É seu desejo que os seus cursos, workshops e retiros sejam úteis a quem neles participar, promovendo a compreensão de quem somos e do nosso lugar no mundo, e em benefício de todos os seres, em toda parte.

Paula Teixeira | Licenciada em Serviço Social, Pós-Graduada em Neurodesenvolvimento em Pediatria, sendo atualmente mestranda em Serviço Social no ISCTE. Trabalha há 15 anos na Intervenção Precoce na Infância, tendo iniciado o seu percurso na área da inclusão de crianças com deficiência e atraso de desenvolvimento no Instituto das Comunidades Educativas na Equipa de Intervenção Precoce de Santiago do Cacém em 2006. Desde 2008 está na CERCIMA - Cooperativa de Educação, Capacitação e Inclusão de Montijo e Alcochete, na Equipa de Intervenção Precoce na Infância de Montijo e Alcochete com funções de coordenação e de assistente social. Desempenha funções de Auditora Interna no âmbito dos modelos de avaliação da qualidade das Respostas Sociais da Segurança Social. Trabalhou como Assistente Social em Escola TEIP (Territórios Educativos de Intervenção Prioritária) no Agrupamento de Escolas de Carnaxide e na ONG CIC-Portugal na área da Reinserção Social. Representante na modalidade Alargada da CPCJ do Montijo desde 2015. Tem promovido e realizado ações sobre desenvolvimento infantil, sinais de alarme e inclusão da criança com deficiência para Docentes e Auxiliares de ação educativa.


Público-Alvo
Todas as pessoas que trabalham ou pretendam vir a trabalhar com crianças e jovens, ou que com estes se relacionam – incluindo em espaços educativos como escolas, bibliotecas, ateliers educativos, autarquias locais, ONGs, entre outros. É relevante para professores, educadores, técnicos de autarquias locais ou outras entidades, ONGs, estudantes e investigadores, bem como para pessoas envolvidas em projetos nestas áreas.


Formação a distância

Aulas: aulas em direto, usando a plataforma Zoom.

A aula é gravada e fica disponível até uma semana após o fim do curso. Cada participante pode gerir a participação consoante a sua disponibilidade. É desejável a frequência das aulas, com espaço para questões e dúvidas dos formandos. O número de participantes é limitado, para permitir maior interação e exercícios práticos.

Horário: 2.ª feira, 4.ª feira e 6.ª feira, 18h - 20h30 (em regra), com intervalo de 15 min. entre as sessões.

Datas:
Módulo 1 – Introdução aos Direitos Humanos:
Módulo 2 - Participação de Crianças e Jovens na Escola:
Módulo 3 – Participação de Crianças e Jovens na Sociedade:

Número total de horas: 27
Certificado de frequência: participação em 20h de sessões.
Inscrição: €220.
Antigos alunos VoteDHr: €200.

Bolsas de Estudo: Acreditamos no poder da educação e da formação. Reservamos duas vagas, com isenção de inscrição, para pessoas residentes em Portugal com capacidade financeira limitada. Enviem-nos um e-mail com o CV e Carta de Motivação (uma página) para ceslx@ces.uc.pt a explicar por que motivo vos deve ser atribuída a bolsa. Não é necessária experiência prévia na área. Pessoas a trabalhar com organizações da sociedade civil, contextos e grupos desfavorecidos, minorias, jovens, ativistas, ou outros, são altamente encorajados a concorrer. Prazo limite: 28 de fevereiro.

Formação Certificada: Laboratório Associado - DL n.º 396/2007, de 31/12, DL n.º 63/2019, de 16 de maio e Estatutos do CES. Certificado emitido após a conclusão do curso.