Ana Rita Alves

Nota biográfica

Ana Rita Alves é antropóloga e doutoranda no Programa "Human Rights in Contemporary Societies" (CES-UC), com a tese "Periphery as a Symptom in Comtemporary Portugal". Foi bolseira da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) e, mais recentemente, uma das 2020-2021 Black Studies Dissertation Scholar da Universidade da Califórnia Santa Bárbara. O seu trabalho centra-se na análise crítica da interseção entre racismo institucional, território e habitação, materializando-se, até ao momento, num conjunto de publicações, comunicações e colaborações. É autora do livro "Quando ninguém podia ficar: racismo, habitação e território" (Tigre de Papel, 2021). Integrou a equipa de diversos projetos de investigação, entre os quais "'Raça' e África em Portugal: um estudo sobre manuais escolares de História" (FCT, 2010-2011), "Travessias do Atlântico - Materialidade, Movimentos Contemporâneos e Políticas de Pertença" (FCT, 2014-2015), "exPERts - Organizando o conhecimento do planeamento: política de habitação e o papel dos peritos no Programa Especial de Realojamento (PER)" (FCT, 2017-2019), "O combate ao racismo em Portugal: uma análise de políticas públicas e legislação antidiscriminação" (FCT, 2016-2020), "Afrodescendência em Portugal: sociabilidades, representações e dinâmicas sociopolíticas e culturais. Um estudo na Área Metropolitana de Lisboa" (FCT, 2019-2021) e e é parte do Conselho Consultivo do Projeto "(DE)OTHERING - Desconstruindo o Risco e a Alteridade: guiões hegemónicos e contra-narrativas sobre migrantes/refugiados e "Outros internos" nas paisagens mediáticas em Portugal e na Europa" (FCT, 2020-2021). É cofundadora do "CHÃO - Oficina de Etnografia Urbana" que, em conjunto com a Associação de Desenvolvimento Social de Vale de Chícharos, tem desenvolvido uma cartografia social e aulas de alfabetização e português língua não materna no bairro da Jamaika. Tem colaborado, em solidariedade, com coletivos e moradores de bairros autoproduzidos e de realojamento, repositórios, por excelência, da violência institucional.

Últimas Publicações

Capítulo em Livro

Alves, Ana Rita (2022), Portuguese urban studies: between race and the absence of racism, in N. K. Ha and G. Picker (org.), European Cities: Modernity, Race and Colonialism. UK: Manchester University Press

Capítulo em Livro