Teresa Toldy

Teresa Maria Leal de Assunção Martinho Toldy é doutorada em Teologia (área da Teologia Feminista) pela Philosophisch-Theologische Hochschule Sankt Georgen (Frankfurt/Alemanha), Mestre em Teologia (ramo de Teologia Sistemática) pela Universidade Católica Portuguesa, Licenciada em Teologia pela Universidade Católica Portuguesa. Pós-doutorada pelo Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra. Professora Associada com Agregação em Estudos Sociais na Universidade Fernando Pessoa (Porto), em regime de exclusividade. Docente desta universidade na área da Ética. Presidente da Comissão de Ética da mesma instituição (2012-2017 e 2019-). Investigadora do CES, onde co-coordena o POLICREDOS, juntamente com Tiago Pires Marques. Presidente da Associação Portuguesa de Teologias Feministas e Vice-Presidente da Associação Portuguesa de Estudos sobre as Mulheres, entre 2009 e 2014. Domínios de Especialização: Religião; Estudos feministas. Outros domínios: Cidadania. Com várias publicações na área da religião e dos estudos feministas.

Estrada, Rui; Toldy, Teresa (2020), "Forgiveness and Luther's Ninety-five Theses", Carthaginensia, Vol. XXXVI, Nº 69, 45-60

Toldy, Teresa (2018), Ethical challenges posed by faceless wars: In memory of a combatant in La Lys, in (e-book) Ed. Judite Gonçalves de Freitas, João Casqueira Cardoso e Pedro Reis (org.), A Primeira Guerra Mundial. Na Batalha de La Lys. (e-book). Porto: Universidade Fernando Pessoa, 101-107

Toldy, Teresa (2018), "'Onde está Deus?'. O sofrimento e o ocultamento de Deus no pensamento de Eberhard Jüngel., in Irene Borges-Duarte (org.), Fios de Memória. Liber Amicorum para Fernanda Henriques. Famalicão: Editorial Humus, 429-434