Miguel Oliveira

José Miguel de Andrade de Pina Pereira de Oliveira é investigador do Centro de Estudos Sociais - Laboratório Associado e membro do Núcleo de Estudos de Democracia, Cidadania Multicultural e Participação. Foi Assistente de 1993 a 2005 e Professor Auxiliar 2005 a 2012 na Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra. É doutorado em Psicologia - Especialidade Psicologia Cognitiva pela mesma Faculdade, onde também prestou Provas de Aptidão Pedagógica e Capacidade Científica em Epistemologia da Psicologia. Foi Bolseiro da Gulbenkian em Genebra (Archives Jean Piaget) e Berlim (Max Planck Institute for Human Development)e Bolseiro de Doutoramento em Berlim (Max Planck Institute for Human Development). Os seus interesses repartem-se pela Tomada de Decisão, Psicologia Experimental, Psicologia Aplicada (Consumo, Finanças, Saúde) e Epistemologia.

Oliveira, Miguel; Jesus, Fernanda (2015), Da Dificuldade da Decisão à Facilitação da Ação, in Ana Cordeiro Santos (org.), Famílias Endividadas: Uma abordagem de economia política e comportamental.. Coimbra: Almedina, 65-90

Oliveira, Miguel; Jesus, Fernanda (2013), "Arquitetura situacional do crédito: tempo, cognição, afeto e decisão", Revista Crítica de Ciências Sociais, 101, 39-64

Jesus, Fernanda; Oliveira, José Miguel (2013), Perceived Effort of Credit Repayment Over Time, in Craig Speelman (org.), Enhancing Human Performance. Newcastle upon Tyne, UK: Cambridge Scholars Publishing, 106-130