Luísa Trindade

É Professora associada com agregação em História da Arte (2019) na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra e investigadora do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra (CES)onde integra o Núcleo CCArq | Cidades, Culturas e Arquitectura. A par da leccionação de diversas disciplinas de História da Arte na licenciatura e mestrado de História da Arte (FLUC) e no curso de doutoramento Patrimónios de Influência Portuguesa (III-CES), tem-se dedicado à investigação em História do urbanismo português de que são exemplo as publicações «A Casa urbana em Coimbra. Dos finais da Idade Média aos inícios da Época Moderna». Coimbra: Câmara Municipal, 2002 e «Urbanismo na composição de Portugal».Coimbra:Imprensa da Universidade de Coimbra, 2013.

Trindade, Luísa (2021), "Que se erga "parede direita de pedra e call". A mudança de paradigma na construção corrente em finais da Idade Média portuguesa", Ædificare Revue internationale d'histoire de la construction, 9, 2021 - 1, 287-321

Trindade, Luísa (2021), Casas da Corte quinhentistas: itinerância e capitalidade, geografia e programa, in Maria Fernanda Bicalho; José Pêssoa (org.), Cidade, sociabilidade e patrimônio: as capitais no império português e no Brasil. Rio de Janeiro: Contra Capa; Eduff, 51-78

Livro

Trindade, Luísa; Carvalho, Pedro (2021), De Roma a Portugal, do Império ao Reino. 1500 anos de História na região de Coimbra.. Coimbra: CIM-Centro