José Pedro Monteiro

José Pedro Monteiro é, actualmente, junior researcher no CES, ao abrigo do programa Estímulo ao Emprego Científico (2017). É doutorado pelo Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa no âmbito do Programa Inter-Universitário de Doutoramento em História (PIUDHist), com a tese de "A internacionalização das questão laboral 'indígena' no império colonial português (1944-1962)". Licenciou-se em Relações Internacionais pela Universidade do Minho e é mestre em Ciência Política e Relações Internacionais pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas. Os seus principais interesses de investigação são as várias interconexões entre imperialismo e internacionalismo no século XX, em particular aquelas que lidam com os problemas cruzados do trabalho colonial e da outorga e exercício de direitos civis, políticos, sociais, culturais e económicos.

Livro

Bandeira Jerónimo, Miguel; Monteiro, José Pedro (2020), História(s) do Presente: Os Mundos que o Passado nos Deixou. Lisboa: Tinta-da-China/Público

Livro

Dores, Hugo Gonçalves; Jerónimo, Miguel Bandeira; Monteiro, José Pedro (2019), 1890. . Portugal, Um Retrospectiva. Lisboa: Tinta da China/Público