Isabel Caldeira

Isabel Caldeira é investigadora do Centro de Estudos Sociais desde 1987, onde passou a integrar o Núcleo de Estudos Culturais Comparados e fez parte da Direcção de 1994 a 1996. É Professora Associada na Secção de Estudos Anglo-Americanos do Departamento de Línguas, Literaturas e Culturas da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. Doutorou-se em 1993 em Literatura Americana na Universidade de Coimbra, defendendo a tese "A Cicatriz da Palavra: História, Mito e Literatura na Ficção de Toni Morrison". Lecciona na FLUC, na Licenciatura em Línguas Modernas, bem como nos programas de 2º e 3º ciclos em Estudos Americanos e Estudos Feministas. Tem integrado várias equipas de investigação em projectos do NECC, de que destaca "Memória, Violência e Identidade: Novas Perspectivas Comparadas sobre o Modernismo" e "Intelectuais, Cultura e Sociedade". Os seus actuais interesses de investigação incluem as seguintes áreas e temas: estudos americanos e afro-americanos; estudos literários e culturais comparados (a diáspora africana). Foi Presidente da Associação Portuguesa de Estudos Anglo-Americanos (APEAA), pertenceu ao Board da EAAS e é presentemente Diretora da Op.Cit., Revista de Estudos Anglo-Americanos.

Livro

Caldeira, Isabel; Capinha, Graça; Matos, Jacinta (orgs.) (2017), The edge of one of many circles: homenagem a Irene Ramalho Santos, Vol. 2. Coimbra: Imprensa da Universidade de Coimbra

Livro

Caldeira, Isabel; Capinha, Graça; Matos, Jacinta (orgs.) (2017), The edge of one of many circles: homenagem a Irene Ramalho Santos, Vol. 1. Coimbra: Imprensa da Universidade de Coimbra