Gary Barker

Nota biográfica

Gary Barkler é o Diretor Internacional e o fundador do Promundo, uma ONG internacional com sede no Brasil e escritórios no Ruanda, Burundi, Portugal e EUA, que trabalha a nível nacional e internacional no envolvimento de homens e rapazes na igualdade de género. Liderou projectos e equipas de investigação assim como programas de desenvolvimento com homens e rapazes nos Balcãs, Brasil, Sul da Ásia, África sub-saariana, América Central, Caraíbas e EUA, incluindo cenários pós-conflito. É co-chair e co-fundador da MenEngage, uma aliança global de mais de 400 ONG e agências das Nações Unidas que trabalham para envolver homens e rapazes na igualdade de género. É também membro do UN Secretary General's Men's Leaders Network to end violence against women. Gary Barker recebeu a Bolsa Ashoka e uma outra da Open Society Institute e é investigador do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra. Entre as suas publicações, conta-se o livro *Dying to be Men: Youth, Masculinity and Social Exclusion* (Routledge, 2005). É o coordenador de uma pesquisa feita em diversos países sobre masculunidades -IMAGES (the International Men and Gender Equality Survey), uma das maiores investigações sobre as atitudes e comportamentos masculinos relacionados com a violência, paternidade e igualdade de género. Gary é o co-fundador da MenCare, uma campanha global que está activa em mais de 25 países e que pretende promover o envolvimento igual e não-violento dos homens no cuidado parental. Tem Doutoramento em Desenvolvimento Infantil pela Loyola University (Chicago) e Mestrado em Políticas Públicas da Duke University.