Silvio Luiz Oliveira Soglia

Graduado em Agronomia pela Universidade Federal da Bahia (UFBA, 1985), Mestre em Ciência e Tecnologia de Alimentos pela Universidade Federal de Viçosa (UFV) em 1996 e Doutor em Ciência de Alimentos pela Universidade Federal de Lavras (UFLA, 2003). Coordenador de Agronomia do Programa Interdisciplinar de Integração Universitária da Universidade Federal da Bahia (UFBA), de 1989 a 1994 (Projeto Cansanção). Consultor Técnico da Associação de Desenvolvimento Sustentável e Solidário da Região do Sisal (APAEB), de 1999 a 2004. Foi consultor técnico do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE). Professor da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) de 1991 a 1993. Coordenador do Projeto de Desenvolvimento Tecnológico Sustentável da Cultura Sisal - Arranjo Produtivo Local do MCT/FINEP de 2003 a 2005. Vice-Diretor da Escola de Agronomia da Universidade Federal da Bahia, de 2004 a 2006. Vice-Reitor de 2006 a 2015 e Reitor de julho de 2015 a julho de 2019 da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). Membro do Conselho de Educação do Estado da Bahia, de 2014 a 2016. Atualmente, é Professor Associado IV da UFRB e trabalha em projetos na área de economia solidária e desenvolvimento socioeconômico sustentável como membro da Incubadora de Empresas Solidárias (INCUBA - UFRB). Tem experiência na área de Ciência e Tecnologia de Alimentos, atuando principalmente no ensino e na extensão universitária nos seguintes temas: Processamento e qualidade de alimentos e implantação de empreendimentos da Agricultura familiar. Desde setembro de 2019 realiza estágio pós doutoral no Centro de Estudos Sociais - CES na Universidade de Coimbra.