Roberta Freitas Guerra

Pós-Doutoranda em Sociologia do Direito e Investigadora Visitante no Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, Portugal. Doutora (2016) e Mestre (2007) em Direito do Trabalho pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Bacharel em Direito (2001) pela Universidade Federal de Viçosa. Parecerista ad hoc de diversos periódicos e eventos. Líder e pesquisadora do Grupo de Pesquisa em Direito, Política, Economia e Sociedade (GP DIPES), registrado no CNPq. Atualmente é Professora Adjunta IV do Departamento de Direito da Universidade Federal de Viçosa, lecionando na Graduação em Direito (desde 2006). Assumindo como perspetivas de análise abordagens críticas e interdisciplinares para o universo jurídico, suas áreas de interesse de investigação são a Sociologia do Direito, o Ensino, a Metodologia e a Linguagem Jurídicas e, no plano de uma teorização democrática do direito, o Direito do Trabalho, Processual do Trabalho e Previdenciário.