Marco Antonio Sampaio Malagoli

Doutor em Psicologia pela Universidade de São Paulo (USP), é atualmente Professor Associado I na Universidade Federal Fluminense em Campos dos Goytacazes (RJ) atuando nos cursos de Geografia (Licenciatura e Bacharelado) e Economia (Bacharelado). Coordena o Grupo de Estudos e Pesquisas em Ecologia Política (GEPEP/UFF) e é pesquisador-colaborador no Observatório de Desastres Ambientais (ODAm/UFF). Sua pesquisa atual está voltada para dimensões epistemológicas-pedagógicas nos campos científicos e militantes da Ecologia Política e da Geografia Ambiental, debatendo-se ideias de "natureza" e "ambiente" que permeiam conflitos/desastres socioambientais, e também abordagens de ensino-aprendizagem. É docente/pesquisador nos programas de pós-graduação (mestrados stricto sensu) em Geografia (PPG/UFF) e em Desenvolvimento Regional, Ambiente e Políticas Públicas (PPGDAP/UFF). Graduado em Engenharia Agronômica, realizou mestrado em Recursos Florestais, ambos pela USP. Atualmente desenvolve estágio pós-doutoral em Ecologia Política no Centro de Estudos Sociais associado à Universidade de Coimbra (Portugal) sob a supervisão de Lúcia Fernandes e Stefania Barca.