Céline Felício Veríssimo

Possui doutoramento obtido na Bartlett Development Planning Unit - University College London (2012). Tem experiência na pesquisa, no ensino e prática profissional na área de Arquitetura, Urbanismo e Paisagem. Em 1999 e 2000 estagiou nos ateliers de arquitetura de Ken Yeang em Kuala Lumpur (Malásia) e Shigeru Ban em Tóquio (Japão). Céline Veríssimo é arquiteta pela ARCA/ETAC (1996), obteve o seu Mestrado em Arquitetura pela Universidade de Chiba, Japão (2001). De 1996 a 2010 trabalhou como arquiteta, pesquisadora e docente nas áreas da Ecologia Politica Urbana e Ambiente e Arquitectura nas cidades de Oslo, Tóquio, Kuala Lumpur, Coimbra e Dondo/Beira e Maputo. Concluiu Doutoramento em Planeamento do Desenvolvimento (2012) pela Bartlett DPU-UCL, acerca da dimensão política dos desafios das cidades, impactos ambientais, desigualdades socio-espaciais e racismo ambiental, tendo como ponto de partida o Espaço Doméstico Exterior, especificamente no contexto urbano periférico e irregular de Moçambique. Veríssimo entende que a complexidade dinâmica dos sistemas urbanos se processa metabolicamente e assenta nas relações de poder entre os factores políticos, económicos, sociais e ecológicos subjacentes ao processo de transformação na natureza sob o sistema de dominação capitalista-colonial-patriarcal. Assim, relaciona a evolução histórica da economia política das cidades com outras variáveis, tais como: auto-organização popular dos espaços, evolução espacial fragmentada das cidades, problemas ambientais urbanos, pobreza urbana e degradação ambiental peri-urbana, para demonstrar como os debates sobre arquitetura e cidade precisam superar a hegemonia da modernidade ocidental para conseguir providenciar formas mais inclusivas e eficazes na resposta a estes desafios. Leccionou no Curso de Arquitetura da ARCA-ETAC, no PARQ_EUVG - ambos em Coimbra, no Departamento de Arquitectura da Universidade Católica Portuguesa em Viseu e foi investigadora no Centro de Estudos Africanos, Universidade do Porto. Foi Professora Visitante em 2014 e desde 2015, é Professora Adjunta no Curso de Arquitetura e Urbanismo e no Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Desenvolvimento (PPGPPD) da Universidade Federal para a Integração Latino Americana - UNILA, e foi coordenadora eleita do Centro Interdisciplinar de Território, Arquitetura e Design - CITAD/ILATIT (2017-2019) articulando as necessidades da comunidade académica dos cursos de Arquitetura e Urbanismo e de Geografia com as instâncias superiores da gestão administrativa da UNILA (infraestrutura, fluxo académico, necessidades de contratação de docentes, processo seletivo de discentes, entre outras atribuições em articulação com ensino, pesquisa e extensão). Desde 2016, é vice-líder do MALOCA Grupo de Estudos Multidisciplinares em Urbanismos e Arquiteturas do Sul, que atua a partir das necessidades de buscar respostas a questões na área, voltadas para o contexto de ensino, hábitos de morar e construir, políticas públicas e direitos humanos, sob uma perspectiva decolonial, com ênfase na América Latina e no Sul global. Também atua como colaboradora do grupo de pesquisa ¡DALE! Decolonizar a América Latina e Seus Espaços. Atualmente, desenvolve estágio pós-doutoral sob orientação do Professor Boaventura de Sousa Santos no Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, Portugal.