Patrícia Ferreira


Nota biográfica

Patrícia Ferreira é licenciada em Biologia, mestre em Comunicação de Ciência e doutorada em "Governação, Conhecimento e Inovação - ramo Estudos Sociais da Ciência e Tecnologia". É investigadora colaboradora do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, e do Laboratório de Pesquisa em Epidemiologia e Determinação Social da Saúde do Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas (Fundação Osvaldo Cruz, Rio de Janeiro), e integra o Grupo de Pesquisa Clínica em Epidemiologia e Tecnologias Inovadoras em Saúde (CNPq, Brasil). A sua investigação pretende (re)imaginar formas de produção de conhecimento sobre doenças infecciosas e promoção da saúde, destacando condições de vida, de resistência e luta de pessoas e comunidades afetadas por crises sanitárias e epidemias, e pelas suas consequências. Atravessa fronteiras disciplinares, abrangendo os estudos sociais sobre ciência, tecnologia e sociedade, a antropologia médica e os estudos críticos sobre saúde pública e global, e é feita de histórias que nos ajudam a compreender o que dá forma a uma doença, agarrada a um contexto de vida, alinhavando pedaços de mundo. Dedica-se, também, à promoção de diálogos e iniciativas de comunicação entre as ciências sociais e as ciências da vida e da saúde em espaços mediáticos e públicos. Em 2022, foi distinguida com o Prémio Fundação Eng. António de Almeida, reconhecendo a melhor tese de doutoramento da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra.


Últimas Publicações

Livro

Moura, Tatiana; Ayça, Alayli; Ferreira, Patrícia; Mascarenhas, Marta; Gergoric, Maja; Ionescu, Mihaela; Longo, Valentina (2023), Be KINDER: unravelling paths to address gender stereotypes in education and early childhood. Coimbra: CES

Ler mais

Capítulo em Livro

Moura, Tatiana; Ferreira, Patrícia (2023), Desafiar Estereótipos de Género desde a Infância: uma Introdução, in Tatiana Moura (org.), Desconstrução de estereótipos desde a infância. Coimbra: CES, 13-33

Ler mais

Capítulo em Livro

Ferreira, Patrícia (2023), Introduction: towards European gender-responsive and transformative education, in Tatiana Moura (org.), BE KINDER unravelling paths to address gender stereotypes in education and early childhood. Coimbra: CES, 9-12

Ler mais