Encontros Científicos

Organização de encontros científicos

Organização de Ciclo - Seminários pela Democracia (O golpe de 2016 e o futuro da democracia), Universidade Federal do Tocantins (UFT), 23 de Março a 17 de Maio de 2018.

Comunicações em encontros científicos

Hashizume, Maurício (2019), "Estados-colônia, lutas indígenas e novas institucionalidades subalternas no Brasil e na Bolívia: limites e aprendizagens", comunicação apresentada em IV Encontro Internacional Participação, Democracia e Políticas Públicas , Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), 10 a 13 de Setembro.

Hashizume, Maurício (2019), "Colonialismo à brasileira ou simplesmente colonialismo? Notas a partir das lutas indígenas na Raposa Serra do Sol", comunicação apresentada em IV Seminário Internacional Pós-Colonialismo, Pensamento Descolonial e Direitos Humanos na América Latina, Universidade Católica de Pernambuco (Unicap) - Recife, 21 a 23 de Agosto.

Hashizume, Maurício (2018), "Lutas descoloniais indígenas frente à expansão do agronegócio: o caso do Tocantins", comunicação apresentada em A imaginação do futuro. Saberes, experiências, alternativas - Colóquio de homenagem a Boaventura de Sousa Santos nos 40 anos do Centro de Estudos Sociais, Centro de Estudos Sociais (CES) - Coimbra, 07 a 10 de Novembro.

Hashizume, Maurício (2018), "Do ´sentido da colonização? ao 'sentido do colonialismo': uma chave analítica descolonial do capitalismo periférico no Brasil", comunicação apresentada em I Seminário de Pensamento Social Brasileiro, Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), 06 a 08 de Junho.

Hashizume, Maurício (2017), "Matriz abissal e lutas de movimentos indígenas na América Latina/Abya Yala", comunicação apresentada em XXXI Congresso da Associação Latino-Americana de Sociologia (ALAS), Montevideu - Uruguai, 03 a 08 de Dezembro.

Hashizume, Maurício (2017), "Participação na Mesa redonda: Política Social e Interculturalidade", comunicação apresentada em VI Seminário de Políticas Sociais no Mercosul (Sepome), Universidade Católica de Pelotas (UCPel), 28 de Novembro a 01 de Dezembro.

Hashizume, Maurício (2017), "Matriz abissal e lutas de movimentos indígenas na América Latina/Abya Yala", comunicação apresentada em III Encontro Internacional "Participação, Democracia e Políticas Públicas" (PDPP), Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), 30 de Maio a 02 de Junho.

Hashizume, Maurício (2017), "Participação na mesa de debate", comunicação apresentada em Painel "Estado, Direitos Humanos e Interculturalidade", Universidade Católica de Pelotas (UCPel), 27 a 27 de Abril.

Hashizume, Maurício (2017), ""Estado-Império e Estado-Colônia, Cidadania-Império e Cidadania Colônia: produção ativa da não-existência da violência para o bem-estar" e "Perfurando o sistema: lutas indígenas na América Latina e institucionalidades interculturais subalternas"", comunicação apresentada em II Seminário Internacional Pós-Colonialismo, Pensamento Descolonial e Direitos Humanos na América Latina, Universidade do Vale dos Sinos (Unisinos) - São Leopoldo/RS, 25 a 26 de Abril.

Hashizume, Maurício (2016), "Capitalismo, colonialismo e patriarcado: conjugação de relações de poderes na matriz abissal", comunicação apresentada em III Encontro Internacional Teoria do Valor Trabalho e Ciências Sociais, Universidade de Brasília (UnB), 20 a 22 de Outubro.

Hashizume, Maurício (2016), "Lutas de movimentos indígenas na América Latina e Epistemologias do Sul: para uma ecologia de poderes", comunicação apresentada em II Simpósio Internacional Pensar e Repensar América Latina, Universidade de São Paulo (USP), 17 a 21 de Outubro.

Hashizume, Maurício (2016), "Ecologia de métodos: combinações dialógicas em pesquisas descoloniais", comunicação apresentada em IX Congresso Português de Sociologia, Universidade do Algarve (UAlg), Faro, 06 a 08 de Julho.

Hashizume, Maurício (2016), "Hegemonia capitalista-colonial e (in)justiça global: fundamentos do "regime de abissalidade"", comunicação apresentada em Primeiro Encontro da secção "Sociologia do Direito e da Justiça" da Associação Portuguesa de Sociologia (APS), Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra (FEUC), 08 a 09 de Janeiro.

Hashizume, Maurício (2015), "Política indígena na Raposa Serra do Sol e inter-relação com instituições estatais: aprendizagens acerca da autonomia", comunicação apresentada em IV Encontro Nacional de Antropologia do Direito (Enadir), Universidade de São Paulo (USP), 25 a 28 de Agosto.

Hashizume, Maurício (2015), "'We are already autonomous, but we claim for more autonomy': The case of Raqaypampa", comunicação apresentada em Society for Latin American Studies (SLAS) Annual Conference 2015, University of Aberdeen, Scotland, 17 a 18 de Abril.

Hashizume, Maurício (2015), "Quando outros personagens mudam o cenário: Lutas dos movimentos indígenas no Brasil a partir da Constituição de 1988", comunicação apresentada em V Colóquio Internacional de Doutorandos/as do CES, Coimbra, 20 a 21 de Março.

Hashizume, Maurício (2015), "Contra a colonialidade do poder: a luta dos povos indígenas da Raposa Serra do Sol", comunicação apresentada em XII Congresso Luso-Afro-Brasileiro (Conlab) de Ciências Sociais, Lisboa, 01 a 05 de Fevereiro.

Hashizume, Maurício (2014), "Sobre colonialidade do poder e epistemologias do Sul: a inter-relação entre instituições estatais e povos da Terra Indígena Raposa Serra do Sol", comunicação apresentada em II Congreso de Estudios Poscoloniales y III Jornadas de Feminismo Poscolonial, Biblioteca Nacional Mariano Moreno - Buenos Aires - Argentina, 09 a 11 de Dezembro.

Hashizume, Maurício (2014), "As entranhas da colonialidade do poder: notas sobre a relação entre povos indígenas e Estado em contextos latino-americanos", comunicação apresentada em VIII Jornadas de Sociología de la Universidad Nacional de la Plata (UNLP), Universidad Nacional de La Plata - La Plata - Argentina , 03 a 05 de Dezembro.

Hashizume, Maurício (2014), "Notas sobre a formação da colonialidade do poder no Brasil", comunicação apresentada em IV Jornadas Internacionais de Problemas Latino-Americanos, Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) - Foz do Iguaçu - Brasil , 27 a 29 de Novembro.

Hashizume, Maurício (2014), "Protagonismo indígena e desafio ao Estado 'colonializado': aproximações entre Brasil e Bolívia", comunicação apresentada em Simpósio Internacional Pensar e Repensar a América Latina - Prolam/USP, Universidade de São Paulo - São Paulo - Brasil, 11 a 14 de Novembro.

Hashizume, Maurício (2014), "Organização camponesa-indígena e traduções interculturais: o caso de Raqaypampa", comunicação apresentada em II Seminário Multidisciplinar - Estudos Andinos no Brasil, Universidade de São Paulo - São Paulo - Brasil, 05 a 07 de Novembro.

Hashizume, Maurício (2014), "Notas sobre a formação da colonialidade do poder no Brasil", comunicação apresentada em Colóquio Internacional Epistemologias do Sul, Universidade de Coimbra - Coimbra - Portugal, 10 a 12 de Julho.

Hashizume, Maurício (2013), "Hermenêutica de elite: apontamentos sobre o colonialismo interno no Brasil", comunicação apresentada em IV Colóquio Internacional de Doutorandos/as do CES, Coimbra, 06 a 07 de Dezembro.

Hashizume, Maurício (2013), "Sindicato Pós-Colonial - Contribuições ao debate a partir do Movimento Katarista da Bolívia", comunicação apresentada em VII Congresso Latino-Americano de Estudos do Trabalho, Universidade de São Paulo, 02 a 05 de Julho.

Hashizume, Maurício (2013), "Outros saberes e outras modernidades. Contribuições a partir do movimento katarista da Bolivia", comunicação apresentada em VII Congreso CEISAL: Memoria, presente y porvenir en América Latina, Universidade Fernando Pessoa - Porto, Portugal, 12 a 15 de Junho.

Hashizume, Maurício (2013), "Modos de vida, no plural: histórias, temporalidades e epistemologias do Sul", comunicação apresentada em 50 Congreso de Filosofía Joven, Granada, Spain, 05 a 08 de Junho.

Hashizume, Maurício (2013), "Facing colonialities - ´Lessons´ from the experience of the Bolivian Katarista movement", comunicação apresentada em After the Empires - Reflections of European colonialism in a globalised world, Roskilde University - Department of Culture and Identity, Roskilde, Denmark, 28 a 31 de Maio.

Hashizume, Maurício (2012), "Demodiversidade e experiências sociopolíticas de democratização da democracia na América Latina", comunicação apresentada em III Colóquio Internacional de Doutorandos/as do CES, Universidade de Coimbra, 09 a 10 de Novembro.

Hashizume, Maurício (2012), "Sindicato Pós-Colonial - O ativismo étnico-cultural do movimento katarista da Bolívia", comunicação apresentada em Colóquio Internacional Direito(s) e Desigualdades, Coimbra, Portugal, 23 a 24 de Abril.

Hashizume, Maurício (2011), "A Formação do Movimento Katarista - Classe e Cultura nos Andes Bolivianos", comunicação apresentada em XXVIII Congresso Internacional da Associação Latino-Americana de Sociologia (Alas), Recife, Brasil, 06 a 11 de Setembro.

Hashizume, Maurício (2011), "A Formação do Movimento Katarista - Clase e cultura nos Andes bolivianos", comunicação apresentada em 38º Encontro Nacional do Centro de Estudos Rurais e Urbanos (Ceru), São Paulo, Brasil, 16 a 18 de Maio.

Hashizume, Maurício (2010), "A emergência do Katarismo - Tensões e combinações entre classe e cultura na Bolívia contemporânea", comunicação apresentada em V Simpósio Lutas Sociais na América Latina, Londrina, Brasil, 14 a 17 de Setembro.

Hashizume, Maurício (2010), "Os dois olhos do Katarismo na Bolívia: tensões e combinações entre classe e cultura (1969 a 1985)", comunicação apresentada em I Seminário Internacional e III Seminário Nacional Movimentos Sociais, Democracia e Participação, Florianópolis, Brasil, 11 a 13 de Agosto.