Luciana Moreira Silva

Luciana Moreira Silva é licenciada em Estudos Portugueses, pela faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. É aluna do Programa de Doutoramento "Human Rights in Contemporary Societies" (CES/III - Universidade de Coimbra). Os seus atuais interesses de investigação são: Teoria Queer; Estudos Feministas; Estudos Culturais; Género; Direitos Humanos; Estudos Pós-Coloniais. É investigadora júnior no Centro de Estudos Sociais, Universidade de Coimbra, desde 2009. Fez parte da equipa do projeto INTIMATE - Citizenship, Care and Choice: The Micropolitics of Intimacy in Southern Europe (2014-2019), coordenado por Ana Cristina Santos, financiado pelo European Research Council. Faz parte da equipa de organização das oficinas Gender Workshop Series, do CES, desde 2016. É membro da organização da Marcha de Luta Contra a Homofobia e Transfobia de Coimbra e da associação não te prives - grupo de defesa dos direitos sexuais, com trabalho nas áreas dos feminismos e pela diversidade sexo-genérica.

Moreira Silva, Luciana (2020), "Doing Intimate Citizenship: Resisting the Heterosexual Matrix Across and Beyond Intimacy", Sexuality & Culture, Online First, 1-18

Pérez Navarro, Pablo; Moreira Silva, Luciana (2020), "Un nombre propio: género y políticas de atribución de nombre", Daimon Revista Internacional Filosofía, 79, 117-132

Moreira Silva, Luciana (2019), "Derechos humanos y derechos LGTB: discursos dominantes y prácticas de resistencia en el Estado español"/ "Human rights and LGBT rights: dominant discourses and resistance practices in the spanish State", in Bruno Sena Martins, Ana Cristina Santos e Saskya Lopes (org.), As sociedades contemporâneas e os direitos humanos/ Contemporary societies and human rights. Ilhéus: Editus, 99-118