Luciana Moreira Silva

Luciana Moreira Silva é licenciada em Estudos Portugueses, pela faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. Neste momento é aluna do Programa de Doutoramento "Human Rights in Contemporary Societies" (CES/III - Universidade de Coimbra). Os seus atuais interesses de investigação são: Cidadania íntima; Teoria Queer; Estudos Feministas; Estudos Culturais; Estudos Hispânicos; Estudos Pós-Coloniais. É investigadora júnior no Centro de Estudos Sociais, Universidade de Coimbra, desde 2009. Fez parte da equipa do projeto INTIMATE - Citizenship, Care and Choice: The Micropolitics of Intimacy in Southern Europe (2014-2019), coordenado por Ana Cristina Santos, financiado pelo European Research Council. Faz parte da equipa de organização das oficinas Gender Workshop Series, do CES, desde 2016. É membro da organização da Marcha de Luta Contra a Homofobia e Transfobia de Coimbra e da associação não te prives - grupo de defesa dos direitos sexuais, com trabalho nas áreas dos feminismos e pela diversidade sexo-genérica.

Moreira Silva, Luciana (2019), "Derechos humanos y derechos LGTB: discursos dominantes y prácticas de resistencia en el Estado español"/ "Human rights and LGBT rights: dominant discourses and resistance practices in the spanish State", in Bruno Sena Martins, Ana Cristina Santos e Saskya Lopes (org.), As sociedades contemporâneas e os direitos humanos/ Contemporary societies and human rights. Ilhéus: Editus, 99-118

Moreira Silva, Luciana (2018), "Ciudadanía íntima, género y sexualidad: construyendo relaciones lésbicas en el Estado Español", Revista Latino-Americana de Geografia e Gênero (secção Les-Online), 9, 2, 189-209

Moreira Silva, Luciana (2018), "Living Lesbian Relationships in Madrid: Queering Life and Families in Times of Straight Living Fossils", in Michael W. Yarbrough, Angela Jones and Joseph Nicholas DeFilippis (org.), Queer Families and Relationships After Marriage Equality. London and New York: Routledge, 17-30