Brenda Coelho Fonseca

Doutoranda em História pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO, com período de doutorado sanduíche no exterior com bolsa Capes, junto ao Departamento de Antropologia do Instituto Universitário de Lisboa - ISCTE-IUL. Possui graduação e mestrado em História pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ, e especialização em História do Brasil pela Universidade Candido Mendes - UCAM. Atualmente é investigadora júnior do Centro de Estudos Sociais - CES, da Universidade de Coimbra, onde atualmente integra a equipe do projeto ECHOES - European Colonial Heritage Modalities in Entangled Cities, financiado pela Comissão Europeia (programa Horizonte 2020). Investigadora visitante do Centro em Rede de Investigação em Antropologia de Portugal (CRIA). Membro do Núcleo de Documentação, História e Memória - NUMEM, da UNIRIO, na linha de pesquisa Patrimônio Cultural, Ensino de História e Historiografia (Grupo de pesquisa do CNPq). Foi consultora da UNESCO em pesquisa, no desenvolvimento de projetos culturais e de textos para publicação na temática do Patrimônio Mundial, lotada no Centro Lucio Costa - Centro Regional de Formação em Gestão do Patrimônio Cultural e Natural - IPHAN (2014 - 2017). Foi professora tutora presencial do curso de graduação EAD em História da UNIRIO, nas disciplinas Patrimônio Cultural, História do Brasil II e Metodologia do Ensino de História e coordenadora do Núcleo de Estudos em Patrimônio Cultural da Região do Médio Paraíba Fluminense - Nuepac, na mesma instituição (2014 - 2017). Atuou como coordenadora de projetos culturais e artísticos na Fundação Cidade das Artes, no RJ, de fevereiro a dezembro de 2013. Foi diretora do Centro Municipal de Arte Hélio Oiticica, no RJ, de 2011 a 2013. Participou de projetos de pesquisa no Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional - IPHAN, de 2006 a 2010.