Barbara Janiques de Carvalho


Nota biográfica

Bárbara Janiques de Carvalho é investigadora junior do Centro de Estudos Sociais (CES), com bolsa de investigação no âmbito do projeto DeCodeM - (Des)Codificar Masculinidades: para uma melhor compreensão do papel dos media na construção de perceções de masculinidades em Portugal. Doutoranda em Ciências da Comunicação pela Universidade de Coimbra, vinculada ao Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais (CICS.NOVA). Mestre em Ciências da Comunicação pela Universidade do Minho, Pós-graduada em Gestão Estratégica da Comunicação Organizacional e Relações Públicas pela Universidade de São Paulo (USP) e Licenciada em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda pela Universidade de Fortaleza. Possui mais de 10 anos de experiência no desenvolvimento da comunicação de organizações não governamentais no Brasil, atuando em assessoria de imprensa, gestão de mídias sociais, produção de eventos e copywriting. Sua investigação tem foco na socialização de crianças e jovens em redes sociais digitais, cultura do consumo, literacia mediática e representações de género nos media.


Últimas Publicações

Artigo em Revista Científica

Carvalho, Barbara Janiques de; Marôpo, Lidia; Pereira, Sara (2020), "O hibridismo como estratégia de influência entre uma youtuber portuguesa e o seu público jovem", Media e Jornalismo, 36, 41-54

Ler mais

Artigo em Revista Científica

Carvalho, Barbara Janiques de; Marôpo, Lidia (2020), ""Tenho pena que não sinalizes quando fazes publicidade": audiência e conteúdo comercial no canal Sofia Barbosa no YouTube", Comunicação e Sociedade, 37, 93-107

Ler mais