Encontros Científicos

Organização de encontros científicos

Membro da Comissão Organizadora de A Autodeterminação de Timor-Leste:Resistência, Diplomacia, Solidariedade, Museu do Oriente, Lisboa (online), 15 a 19 de Março de 2021 (com , Rui Graça Feijó; , Isabel Carvalho; , Zélia Pereira).

Organização de Colóquio Internacional TLSA-PT Timor-Leste: A Ilha e o Mundo, Online, 07 a 11 de Setembro de 2020.

Comunicações em encontros científicos

Pereira, Zélia; , Rui Graça Feijó (2021), "To go or not to go? The stillborn Portuguese parliamentarians visit", comunicação apresentada em The Santa Cruz Massacre, 1991: Thirty Years On, online, 09 a 10 de Novembro.

Pereira, Zélia (2021), "Reality overlapping principles? An overview of fifteen years of Portugal's policies regarding the problem of the self-determination of Timor-Leste (1976-1990)", comunicação apresentada em 11th EuroSEAS International Conference, Palacký University, Olomouc, Czech Republic (online), 07 a 10 de Setembro.

Pereira, Zélia (2021), "The Comissão Nacional de Descolonização and the fate of Timor-Leste 1974-1976", comunicação apresentada em A Autodeterminação de Timor-Leste: Resistência, Diplomacia, Solidariedade, Museu do Oriente, Lisboa (online), 15 a 19 de Março.

Pereira, Zélia (2021), "Arquivos de Mulheres em Portugal", comunicação apresentada em II Seminário "Arquivos de mulheres: memória e representatividade", organizado pela Rede Arquivo de Mulheres (RAM), online, 25 a 25 de Fevereiro.

Pereira, Zélia (2020), "A reação de Portugal à invasão de Timor-Leste: entre um regresso à força e a internacionalização do problema (1975-1976)", comunicação apresentada em Colóquio Internacional TLSA PT - Timor-Leste: A Ilha e o Mundo, Online, 07 a 11 de Setembro.

Pereira, Zélia (2020), "O lugar dos arquivos na memória e na história do processo de autodeterminação de Timor-Leste", comunicação apresentada em Colóquio Internacional TLSA-PT Timor-Leste: A Ilha e Mundo, Online, 07 a 11 de Setembro.

Pereira, Zélia (2019), "How to decolonize East Timor? The difficult paths of the implementation of the MFA program in 1974", comunicação apresentada em X Conference EuroSeas - European Association for Southeast Studies, Berlin, Humboldt University, 10 a 13 de Setembro.

Pereira, Zélia (2019), "Mulheres e Arquivos Pessoais nas Instituições de Memória Portuguesas", comunicação apresentada em IX Seminário Internacional de Saberes Arquivísticos - SESA, Coimbra, Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, 06 a 09 de Março.

Pereira, Zélia (2003), "Biobiliografia e percurso eclesiástico de José Joaquim de Sena Freitas (1840-1913)", comunicação apresentada em Seminário Aberto Padre José Joaquim de Sena Freitas: coordenadas do pensamento e da ação, Lisboa, Universidade Católica Portuguesa, 17 a 17 de Maio.

Pereira, Zélia (2002), "A Missionação como instrumento da colonização portuguesa - o caso dos Jesuítas em Moçambique (1941-1960)", comunicação apresentada em XVII Congresso Internacional da Sociedade Portuguesa de Estudos do Século XVIII - Descolonização e Polémicas, Lisboa, Culturgest, 22 a 24 de Maio.

Pereira, Zélia (2000), "A construção do mito jesuíta no discurso maçónico em Portugal (1869-1910)", comunicação apresentada em IX Simpósio Internacional de História da Maçonaria Espanhola, La Masoneria Española en el 2000, una revision historica, Segovia, 20 de Outubro.

Pereira, Zélia (1999), "Os Jesuítas em Moçambique face ao problema da formação de elites (1961-1974)", comunicação apresentada em Transmissão de Saberes: Sistemas de Educação em África, Cursos da Arrábida, 10 de Agosto.