Zélia Pereira

Zélia Maria Cruz Pereira é doutorada em Ciências da Informação e Documentação, pela Universidade de Évora, com uma tese intitulada "O Universo dos Arquivos Pessoais em Portugal: Identificação e Valorização". Licenciou-se em História, na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, e é mestre em História Social Contemporânea, pelo ISCTE. Possui ainda uma pós-graduação em Ciências da Documentação e Informação, ramo de Arquivística, pela Faculdade de Letras de Lisboa. Desde 1997 tem vindo a colaborar em diversos projetos de investigação no domínio da História e da Arquivística. Exerceu também funções de técnica de arquivo na Fundação Mário Soares entre 2005 e 2018, tendo, nesse contexto, procedido ao estudo e organização de diversos arquivos pessoais e colaborado com o Arquivo e Museu da Resistência Timorense, designadamente ministrando ações de formação aos técnicos timorenses em Lisboa e em Díli. É atualmente investigadora no Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, integrada no projeto "A autodeterminação de Timor-Leste: um estudo de História Transnacional", sob coordenação do Doutor Rui Feijó, financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia. É ainda investigadora do Centro de Estudos Clássicos da Universidade de Lisboa e colaboradora do CIDEHUS da Universidade de Évora. Os seus principais interesses de investigação situam-se, no âmbito da História Contemporânea, em temas relacionados com a História Cultural, História Política e Colonialismo, e na área da Ciência da Informação, especialmente em questões concernentes à valorização do património arquivístico, disseminação de informação, importância dos arquivos para a memória coletiva e contextos sociais, políticos e culturais subjacentes à sua produção e apropriação pela sociedade.

Livro

Pereira, Zélia; Hannah Loney; Michael Leach; David Webster; Rui Graça Feijó (orgs.) (2021), A Luta de Libertação Nacional de / The National Liberation Struggle of Timor-Leste, vol. II of Isabel Boavida et alii (org.), Timor-Leste: a Ilha e o MUndo /Rai-kotun no Raiklaran / The Island and the World. Coimbra | Lisboa | Díli | Melbourne: TLSA PT 2020

Livro

Pereira, Zélia; Isabel Boavida; Luísa Coutinho; Rui Graça Feijó; Marisa Gonçalves; Vicente Paulino; Lúcio Sousa (orgs.) (2021), Atas do 1º Colóquio da TLSA PT - Timor-Leste: A Ilha e o Mundo | Proceedings of the 1st TLSA PT Conference - Timor-Leste: The Island and the World | Atas Kolókiu TLSA PT dahuluk nian - Timor-Leste: Rai-kotun no Raiklaran. Coimbra | Lisboa | Díli | Melbourne: TLSA PT 2020