Zélia Pereira

Zélia Maria Cruz Pereira é doutorada em Ciências da Informação e Documentação, pela Universidade de Évora, com uma tese intitulada "O Universo dos Arquivos Pessoais em Portugal: Identificação e Valorização". Licenciou-se em História, na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, e é mestre em História Social Contemporânea, pelo ISCTE. Possui ainda uma pós-graduação em Ciências da Documentação e Informação, ramo de Arquivística, pela Faculdade de Letras de Lisboa. Desde 1997 tem vindo a colaborar em diversos projetos de investigação no domínio da História e da Arquivística. Exerceu também funções de técnica de arquivo na Fundação Mário Soares entre 2005 e 2018, tendo, nesse contexto, procedido ao estudo e organização de diversos arquivos pessoais e colaborado com o Arquivo e Museu da Resistência Timorense, designadamente ministrando ações de formação aos técnicos timorenses em Lisboa e em Díli. É atualmente investigadora no Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, integrada no projeto "A autodeterminação de Timor-Leste: um estudo de História Transnacional", sob coordenação do Doutor Rui Feijó, financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia. É ainda investigadora do Centro de Estudos Clássicos da Universidade de Lisboa e colaboradora do CIDEHUS da Universidade de Évora. Os seus principais interesses de investigação situam-se, no âmbito da História Contemporânea, em temas relacionados com a História Cultural, História Política e Colonialismo, e na área da Ciência da Informação, especialmente em questões concernentes à valorização do património arquivístico, disseminação de informação, importância dos arquivos para a memória coletiva e contextos sociais, políticos e culturais subjacentes à sua produção e apropriação pela sociedade.

Pereira, Zélia (2019), "Os Arquivos de Mulheres em Portugal", Archeion Online, 7, 1, 57-81

Pereira, Zélia (2019), Personal archives and the shaping of collective memory in Portugal: results of a national census, in Maria de Lurdes Rosa; Rita Sampaio da Nóvoa (org.), Recovered voices, newfound questions. Family archives and historical research. Coimbra: Imprensa da Universidade de Coimbra

Livro

Pereira, Zélia (2017), Africanos e Jesuítas. Experiência missionária dos jesuítas em Moçambique. Lisboa: Theya