Sílvia Leiria Viegas

Sílvia Leiria Viegas é arquitecta. Licenciou-se na Universidade Lusíada de Lisboa, em 1999. Concluiu o mestrado em Cultura Arquitectónica Contemporânea e Construção da Sociedade Moderna na Faculdade de Arquitectura da Universidade Técnica de Lisboa (FA-UTL), em 2004. Doutorou-se em Arquitectura, especialidade de Conservação e Reabilitação, pela Universidade de Lisboa, em 2015, com a tese "Luanda, Cidade (im)Previsível? Governação e Transformação Urbana e Habitacional: Paradigmas de Intervenção e Resistências no Novo Milénio". É membro do Grupo de Estudos Sócio-Territoriais Urbanos e de Acção Local (GESTUAL/FA-UL), desde 2010, onde integra o projecto de investigação "Africa Habitat: From the sustainability of habitat to the quality of inhabit in the urban margins of Luanda and Maputo (2018/2021)", coordenado por Isabel Raposo e financiado pela FCT/Aga Khan. É ainda membro do Inter-Thematic Group on Migration (ITM) do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra (CES-UC), desde 2017. Também integrou o projecto "Global Report on Culture and Sustainable Urban Development: Regional Survey for Portuguese Speaking Countries", coordenado por Walter Rossa e produzido pela UNESCO para a "New Urban Agenda" no contexto dos Post-2015 Sustainable Development Goals das Nações Unidas (ONU), em 2016. Participou no projecto "Mediterranean City-to-City Migration Project", coordenado por Yves Cabannes e Barbara Lipietz, produzido por United Cities and Local Governments (UCLG) com a Bartlett (DPU), University College of London (UCL), em 2017. É bolseira FCT (SFRH/BPD/118022/2016) de pós-doutoramento para o desenvolvimento do projecto individual de pesquisa "INSEhRE 21. Inclusão Sócio-Espacial e Habitacional dos Refugiados na Europa de Hoje: Lições da Diáspora Africana em Portugal" sendo, neste âmbito, investigadora do Núcleo de Estudos sobre Cidades, Cultura e Arquitectura (CCArq) do CES-UC, desde 2017.

VIEGAS, Sílvia (2019), Spaces of resistance in Luanda: 'How do [small] gains become prisons'? An analysis from a Lefebvrian perspective, in LEARY-OWHIN, Michael E.; McCARTHY, John P. (org.), The Routledge handbook of Henri Lefebvre, the city and urban society. Londres: Routledge, Taylor and Francis Group, parte 2, capítulo 10, 124-133

VIEGAS, Sílvia (2019), "Acesso à habitação por todos e para todos? Paradigmas e paradoxos da actualidade portuguesa", Forum Sociológico, 34, 71-80

AMELUNG, Nina; GIANOLLA, Cristiano; RIBEIRO, Joana Sousa; VIEGAS, Sílvia; MAGALHÃES, Bruno (2019), "Facing the elephant: STS inspired reflections on the political crisis associated with migrants", EASST Review, 38, 1