Rui Aristides Lebre

Nota biográfica

Rui Aristides Lebre é arquiteto, bem como historiador e professor de arquitetura e cultura urbana, com um doutoramento em história e teoria de arquitetura pela Universidade de Coimbra (2017). Desde 2017 lecciona, na categoria de Professor Auxiliar Convidado no Departamento de Arquitectura da Universidade de Coimbra, unidades curriculares de História de Arquitetura, Projeto e Seminário de Investigação, orientando várias dissertações de mestrado ao longo dos últimos 5 anos. A sua investigação tem como foco principal os enredamentos entre espaço, lugar, poder e cultura, com especial incidência na história de Portugal, Guiné-Bissau, Angola e Moçambique. Em 2014 foi investigador convidado no College of Environmental Design da Universidade de Berkeley, California, EUA e a sua investigação foi recentemente (2019) premiada com o Jeffrey Cook Award da International Association for the Study of Traditional Environments (IASTE). Realizou um pós-doutoramento no Centro de Estudos Sociais (2018-2021) sobre a espacialidade do imaginário político lusotropical na Guiné-Bissau. Coordena, juntamente com Tiago Castela (IP), o projecto exploratório "Regular o Rural Colonial: Aldeamento de Guerra no Colonialismo Português Tardio". É desde 2015 um dos membros fundadores do Colectivo Til (https://www.otil.pt/) que, trabalhando através das áreas da arquitetura, design e planeamento, explora o desenho experimental e circular do espaço como pedagogia pública e ativismo cívico.

Últimas Publicações

Artigo em Revista Científica

Lebre, Rui Aristides; Bandeirinha, José António (2020), "The need for Shelter Laugier, Ledoux, and Enlightenment's shadows.", Sophia, 1, 5, 56-71