Roberta Holanda Maschietto

Roberta Holanda Maschietto é investigadora de pós-doutoramento no CES. Sua investigação centra-se no estudos das percepções locais acerca das reformas ligadas aos processos de construção da paz. Sua tese de doutoramento em Estudos para a Paz, concluída em 2015 na pela Universidade de Bradford, discutiu o conceito de 'empoderamento', e incluiu a análise da construção da paz em Moçambique, bem como o estudo de uma iniciativa nacional voltada para a provisão de crédito nas zonas rurais com o envolvimento direto dos conselhos locais. Roberta é Bacharel e possui Mestrado em Relações Internacionais, ambos pela Universidade de Brasília. Entre 2005 e 2009 foi professora de Relações Internacionais no Instituto de Educação Superior em Brasília (IESB). Além disso, trabalhou em vários projetos de pesquisa com enfoque na África Sub-Sahariana contemporânea, em especial nas área de segurança, integração regional e operações de paz regionais. Suas áreas de interesse atualmente incluem processos de construção da paz, a promoção de empoderamento e apropriação local dentro destes processos, bem como seus efeitos de longo prazo no cotidiano.

Holanda Maschietto, Roberta (2019), A Mensuração da Paz e dos Conflitos: uma Análise Crítica., in Ferreira, M.AS.V..; Maschietto, R.H.; Kuhlmann, P.R.L. (org.), Estudos para a Paz: Conceitos e Debates. São Cristovão: Editora da Universidade Federal do Sergipe, 85-118

Holanda Maschietto, Roberta; Nobre, Fábio; Nogueira, Silvia (2019), Compreender para Mudar: Epistemologia e Metodologia nos Estudos para a Paz., in Ferreira, M.AS.V..; Maschietto, R.H.; Kuhlmann, P.R.L. (org.), Estudos para a Paz: Conceitos e Debates. São Cristovão: Editora da Universidade Federal do Sergipe, 537-576

Livro

Holanda Maschietto, Roberta; S. V. Ferreira, Marcos A.; L. Kuhlmann, Paulo R. (orgs.) (2019), Estudos para a Paz: Conceitos e Debates. São Cristovão: Editora da Universidade Federal do Sergipe